Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore JA1-am

JA1-am

Published by Paulo Roberto da Silva, 2018-09-03 13:04:27

Description: JA1-am

Search

Read the Text Version

Sou feliz! Joaquim Alice Com a sequência da vida me basto, aceito a vidadescubro o prazer d(ess)a aceitação Felicidade? Sim... Sou feliz! “ 151

“ ... do mais profundo de (todos) nós152

ApêndiceSubsídios para melhor entender Joaquim Alice Joaquim Alicee a sua obra. Os Corpos Sutis e os Chacras,rápida noção1 “ O homem é constituído por um complexo conjunto de 153corpos – dos mais sutis ao mais denso, o físico. Esses corposinteragem, relacionando-se de forma coesa, equilibrada eharmoniosa conforme as capacidades funcionais para asquais o ser humano que pensa (mental), sente (emocional),crê (espiritual) e age (físico) foi criado, conforme as Leis daNatureza. Se bem que a individualização apresente diferençasespecíficas para cada indivíduo, o material de que é constituídoo ser humano parte sempre do mesmo princípio fundamentalque rege a espécie terrena, mesmo que a ciência garanta quetodos somos “pó de estrelas”, isto é, temos na composiçãode nossa anatomia e fisiologia a mesma estrutura químicados demais corpos galácticos. Portanto, proviemos – nós,os homídeos – todos da mesma fonte suprema, incluindominerais, vegetais e animais irracionais. Talvez muito do quenos distingue, para além da constituição orgânica, razão, psique,fala, comportamento, possibilidades de ação e sentimento,1 Antes de você iniciar a leitura deste tópico recomendo: a) acessar o artigo “Chakras e Kundaline – A melhor explicação”, disponível em: <http://www. cultseraridades.com.br/os-sete-corpos-sutis/; b) assistir ao vídeo The illuminated (com legendas), disponível em: <youtube.com/verdadelibertavocê>; c) procurar outros sites recomendados: <http://consciencial.org/apometria-espiritismo/ entenda-corpos-sutis-holossoma-planos-densionais-multidimensionais/>; <http://www.cultseraridades.com.br/os-sete-corpos-sutis/>.

ainda está para ser revelado, mas atualmente se usufrui de conhecimentos que há um quarto de século mantinham-se guardados dentro do hermenêutica mística. Se até há algumas décadas aprendíamos que o corpo humano se dividia em cabeça, tronco e membros, hoje é de conhecimento geral que o ser humano se compõe de um sistema de corpos, desde o nosso conhecido (?) corpo físico até outros tantos corpos sutis que se encaixam uns aos outros, indo do mais denso ao mais sutil. Assim, é determinado pela ciência contemporânea que somos seres multidimensionais, manifestando-nos em diferentes planos da realidade, e que o físico é a ponta, o conglomerado de todos os outros corpos com o acréscimo da matéria ou substância planetária que está contida em todos os corpos e transmite todas as energias dos raios através dos Chacras, representados pelo sistema endócrino.2 Esse sistema de corpos/malhas/chacras faz parte da composição oculta da nossa psique e do nosso sistema energético. Cada corpo/... do mais profundo de (todos) nós malha/chacra tem as suas funções definidas e interligadas entre si e podem se debilitar por inúmeras causas, podendo em casos mais graves até desestruturar-se, provocando somatizações no corpo físico. Funcionam como terminais, através dos quais a energia prana é transferida de planos superiores para o corpo físico.3 Os corpos sutis que constituem o ser humano recebem nomes diferenciados de acordo com a escola, a filosofia e a ciência que os estudam. Aqui adotamos a classificação“ da filosofia Ayurvédica por nos parecer a mais próxima do conhecimento ocidental: físico, duplo etérico, astral, emocional,154 mental inferior, mental superior, causal, búdico (da consciência 2 As glândulas acabam funcionando como o primeiro ponto de contato entre a energia espiritual e o corpo físico. 3 SHERWOOD, Keith. Terapia dos Chacras. São Paulo: Siciliano (1988),1995.

ou da alma divina, ultra radiante, que todos possuímos, mas a Joaquim Aliceque nem todos estão ligados) e átmico (Deus Interno, o RealSer, o Íntimo de cada um).4 “ Atman, em si mesmo é o Ser Inefável, o que está além do tempo 155 e da eternidade. Não morre ou se reencarna, é absolutamente perfeito. Atman se desdobra na alma espiritual, esta se desdobrando na alma humana, a alma humana se desdobra na essência e esta se encarna em seus quatro veículos (corpo físico, etérico, astral e mental), se veste com eles. Devemos trabalhar intensamente para construir ou nos ligar aos Corpos Existenciais do Ser, para podermos ir despertando e vivendo nessas dimensões superiores.5 Em Uma Visão Ayurvédica da Mente, Dr. DavidFrawley,6 em relação aos corpos superiores, explica: o nossoeu verdadeiro, cuja natureza é a Consciência Pura, se achaenvolvido em três corpos ou trajes. Apenas o corpo grosseiroou físico é um corpo no sentido comum da palavra. O corposutil (astral) é constituído a partir das impressões derivadasda mente e dos sentidos. O corpo causal é constituído pelasnossas tendências mais profundas. [...] o Eu interior é o quartofator que transcende os três corpos e que atinge a ConsciênciaPura, que se glorifica além do EU, em sua existência Absoluta.Assim, os sete corpos sutis, constituídos de energias e fluídostêm seus centros apoiados em pontos distribuídos ao longo doeixo central do corpo físico, conhecidos como Chacras e, emoutro corpo conhecido como corpo espiritual (Eu Sou) que é oprincípio inteligente do ser humano. Os corpos Físico e Etérico,4 Disponível em: <https://www.somostodosum.com.br/artigos/corpo-e-mente/ corpos-energeticos-136.html>. Acesso em: 30 maio 2018.5 Disponível em: <http://www.gnosisonline.org/psicologia-gnostica/os-sete- corpos/>. Acesso em: 30 maio 2018.6 FRAWLEY, David. Uma Visão Ayurvédica da Mente. A Cura da Consciência. 9. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2017.

mesmo sendo veículos de manifestação da alma, são corpos materiais, que se perdem pelo fenômeno morte. Os demais são Espirituais e o ser os vai abandonando gradativamente na medida em que evolui até se tornar espírito puro.7 O corpo físico é a carcaça de carne, instrumento de suporte passivo, recebendo a ação dos elementos anímico-espirituais, constituído de compostos químicos originários do próprio planeta. Esse corpo material, apresenta cinco sentidos básicos: tato, paladar, olfato, visão e audição. As vibrações emitidas pelos corpos superiores são absorvidos pela estrutura óssea e pelos músculos, nervos e ligamentos. Esse corpo reage aos toques físicos e depende de alimentos materiais para se manter em atividade. Nele, somatizam-se os impulsos desarmônicos oriundos dos demais corpos, níveis ou subníveis da consciência, em forma de doenças, desajustes ou desarmonias, que são simples efeitos e não causa. Por sua vez, os corpos sutis são veículos de manifestação do espírito/consciência e podem ser classificados de acordo... do mais profundo de (todos) nós com suas propriedades manifestadas em diferentes e múltiplas dimensões. Conforme a densidade, eles são agrupados em duas categorias: a dos corpos inferiores (quaternário inferior, a partir do corpo físico) e a dos corpos superiores (ternário superior). Pode-se dizer que esses corpos sutis manifestam-se em diferentes aspectos de nossa natureza multidimensional, cada um deles sendo um fragmento da consciência humana. Entre os corpos sutis, uns sobrepostos e entrelaçados aos outros, estão as camadas de luz, camadas superiores do“ campo áurico que entram em faixas de frequência para além da realidade física, permitindo a abertura para percepção de forças156 espirituais, quando somos capazes de ampliar a consciência. 7 Ver “Anatomia Sutil CHAKRAS E CORPOS SUTIS: sua evolução desenvolvimento espiritual”. Disponível em: <http://www.spirit-science.fr/portugues/chakras-pt. html>. Acesso em: 30 maio 2018.

Cada corpo sutil possui seu sistema de chacras que une Joaquim Aliceum com todos e todos entre si. Os chacras são centros deenergia espiritual que completam os componentes materiais do “organismo e estabelecem ligação com o restante da Criação emplanos que ressoam numa frequência mais elevada”.8 157 Os corpos sutis, constituídos de energias e fluídos, têmseus centros apoiados em pontos distribuídos ao longo doeixo central do corpo físico, conhecidos como chacras e emoutro corpo conhecido como corpo espiritual (Eu Sou) que éo princípio inteligente do ser humano. O entendimento dessasestruturas sutis, associadas ao conhecimento e reconhecimentodos chacras, fundamenta todo o processo de autoconhecimentodo ser humano. É somente por meio do cuidado, compreensão,manejo, conservação e fortalecimento desses estudos sobre aformação do corpo que o ser humano será capaz de galgar osdegraus da evolução de forma segura e progressiva. A poesia deJoaquim Alice está colaborando para isso. Os chacras são também conhecidos como centros queemitem e recebem energias sutis para todos os nossos corpos,e que mantêm profunda relação com o sistema endócrino(glândulas). São, igualmente, acumuladores e distribuidores deforça espiritual, situados no corpo etéreo pelos quais transitamos fluidos energéticos, funcionando, conforme afirma RichardGerber,9 à luz da tradição dos yogues, como “transdutoresde energia emocional e espiritual ao absorverem o prana, aenergia vital nutritiva e sutil da luz solar”, e distribuindo-a paraos diversos órgãos e tecidos do corpo. Em seu movimento giratório permanente, esses vórtices,cujo tamanho depende do desenvolvimento espiritual e das8 HOSAK, Mark e LÜBECK,Walter. O Grande Livro de Símbolos do Reiki. A Tradição Espiritual dos Símbolos e Mantras do Sistema Usui de Cura Natural. São Paulo: Pensamento, (2014) 2010.9 GERBER, Richard. Um Guia Prático de Medicina Vibracional. São Paulo: Pensamento, 2006, p. 61.

... do mais profundo de (todos) nósvibrações que emitimos, atraem do meio ambiente físico e dos campos magnéticos espirituais a energia vital para o interior dos chacras, mediante a vibração e o padrão de onda, com velocidades e características definidas pela biologia de cada ser (mensuráveis, pelas atuais técnicas de bioenergia, foto kirlian e outras), através da captação, contenção e distribuição dessa energia para todos os corpos que compõem a aura. Eles, os chacras, variam de cor, brilho, diâmetro, aparência, som e vibração. Possuem o formato parecido com uma flor de lótus e não são visíveis ao olho humano, exceto se o indivíduo possuir um grau de consciência elevado. Ou seja, quanto mais consciente e evoluído é o indivíduo, maior, mais puro e equilibrado é o seu chacra. Como seres multidimensionais que somos, manifestamo- nos em várias dimensões (ou diferentes planos de realidade) e possuímos um sistema de corpos, no qual, o corpo físico é na realidade, um conglomerado de todos os outros, com a acréscimo da matéria ou substância planetária. Os corpos sutis são compostos de substância Luz e isso explica porque tudo... mental, emocional, psíquico e espiritual, encontra- se retratado no corpo físico.10 Assim, e em resumo, representados por sete corpos de energias e fluídos, os corpos sutis têm seus centros distribuídos em pontos específicos ao longo do eixo central do corpo humano: são os chacras que se conectam ao corpo espiritual (Eu Sou), o princípio inteligente do ser humano. Ver Figuras 1,“ 2 e 3, a seguir .158 10 Disponível em: <http://www.cultseraridades.com.br/os-sete-corpos-sutis/>. Acesso em: 18 jun. 2018.

Centros do sentimentoFigura 1 – Sete chacras principais, seu nome em sânscrito e sua ação Centros da vontade Centros mentaisprincipal Joaquim AliceFonte: <http://www.cultseraridades.com.br/os-sete-corpos-sutis>. Acesso em: 30 maio 2018.Figuras 2 e 3: Os chacras, vistos de perfil “ 159Fontes: Figura 2: <http://www.cultseraridades.com.br/os-sete-corpos-sutis> Figura 3: <https://i.pinimg.com/originals/2c/c2/3d/2cc23d98e76af96b037e6585cc76a 22d.jpg>. Acesso em: 30 maio 2018.

... do mais profundo de (todos) nós A rede de sinergia humana: buscando entendimento na Medicina Ayurvédica. As dimensões Biopsicoespirituais Para os que se dedicam a estudar as energias constitutivas do ser humano, é clara a teoria que explicita a existência dos corpos que dinamizam e possibilitam a vida neste planeta Terra, mesmo que cada um orbite dentro de uma dimensão específica de acordo com o seu adiantamento espiritual ou não. Segundo os mais recentes estudos disponibilizados pelas pesquisas da Neurociência, cuja base se fundamenta nos ensinamentos ancestrais da Tradição Oriental, principalmente da Medicina Tradicional Chinesa, a Ayurveda11, reconhece- se que o modelo da pessoa é integrativo: o corpo humano se compõe de um corpo físico (o mais denso com o qual estamos habituados, formado por pele, órgãos internos, sangue e ossos) e os corpos sutis, invisíveis, também conhecidos por aura, que o envolvem em camadas sucessivas. A anatomia Ayurvédica,12 dentro dos princípios da Tradição da Medicina Chinesa, descreve os componentes morfológicos do ser humano, elaborando um enumeração das estruturas e dos materiais integrados, através dos quais os processos fisiológicos ocorrem. Dentro dessa perspectiva, o corpo físico aparece como “a expressão material do âmago essencial do homem, isto é, da consciência [...] o corpo físico é“ 11 Ayurveda: palavra do sânscrito que significa “conhecimento, sabedoria ou ciência da vida, no sentido do grau ideal de todos os aspectos de uma vida de alta qualidade e de saúde”. In: NINIVAGGI, Dr. Frank John. Saúde Integral com160 Medicina Ayurvédica. O Guia Completo para os ocidentais da mais tradicional escola da Medicina Indiana. São Paulo: Pensamento, 2015, p. 30. Vale a pena ler a sua obra. 12 O Ayurveda sobreveio dos antigos Vedas, tendo sido influenciado pelo trabalho de Pantajali, o proponente do sistema Yoga. O aspecto BioPsicoEspiritual emana dessa ideia abrangente da constituição multifacetada do homem.

considerado como a plataforma sobre a qual todos os esforços Joaquim Aliceque visam o bem-estar devem começar”.13 “ A concepção do modelo ayurvédico da pessoa humanareconhece uma interpenetração estrutural e funcional de 161componentes dinâmicos que incluem dimensões físicas,psicológicas e espirituais. A humanidade BioPsicoEspiritualdesigna homens e mulheres considerados em toda a sua“infinita complexidade e dinamismo”.14 Cada ser humano éúnico e indivisível e tem uma natureza tanto material quantoespiritual. O autodesenvolvimento depende de um caminhoa seguir, cuja opção tenha sido tomada conscientementepela pessoa de acordo com sua intenção de evoluir, criandomelhores condições para a sua própria integração, dentro deum contexto maior da realidade. Para tanto, é necessário entrar-se em conexão comtrês dimensões: 1) com a que corresponde ao corpo físico(Ecocorporal), 2) com a que diz respeito ao Corpo MentalEnergético Sutil (Ecopsicológica), e 3) com a Consciência, queequivale ao Corpo Espiritual (Ecoespiritual). Comparada ao sistema de chacras e correspondendo essateoria a uma possível tripartição da obra poética de JoaquimAlice, temos três grandes agrupamentos dos poemas emtoda a extensão desta obra: o 1) Quaternário Inferior, quecorresponde ao campo ecocorporal; o 2) Ternário Superior,o campo ecopsicológico e o campo ecoespiritual, ou comoaqui denominamos, o da 3) Transcendência. Essa tripartiçãoequivale à representação do conteúdo poético dos oito livrosaqui apresentados que seguem a evolução do padrão energéticoe evolucional dos chacras. A concepção apontada pelo Dr. Ninivaggi confirma o“entendimento dinâmico de questões relacionadas com o13 Grifo nosso. NINIVAGGI, op. cit., p. 97.14 NINIVAGGI, op. cit., p. 120).

constructo do ‘um e de muitos’ que pode ser formulado em qualquer nível de consideração sobre os indivíduos que coletivamente compõem a humanidade”,15 com os quais Joaquim Alice dialoga no seu incessante papel de instrutor de almas, começando pelo autoconhecimento e, perseverando com o posterior compartilhamento desse benéfico exercício compassivo de auxílio ao próximo. Na dimensão Ecocorporal, o primeiro aspecto é o corpo físico, com predominância dos Cinco Elementos Densos – Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, o que sustenta a ligação da pessoa com o ambiente natural. “Essa ecocorporlidade cria a ressonância dinâmica entre o homem e a natureza”.16 E é exatamente essa preocupação com o todo circundante que se admira pela colocação que dela faz o poeta açoriano, principalmente quando lê-se os poemas do Livro UM, agrupados segundo as características do chacra básico. A partir deste, os outros livros vão apresentando temas mais sutis que já fazem parte da dimensão Ecopsicológica, o segundo aspecto onde se... do mais profundo de (todos) nós destaca o corpo sutil ou energético, composto por substância imateriais, porém vitais, que funcionam como as esferas psicológica, mental e emocional, tais como a respiração e todas as ações motoras. É o homem em movimento guiado pela mente criativa, tendo os cinco sentidos como uma “entidade inter-relacionada” que o conduz e o faz conduzir os outros que o acompanham. A ressonância ecopsicológica entre o homem e os seus semelhantes em conjunto com o respeito à natureza: espiral evolutiva que vai dos Livros UM“ ao QUATRO. Na dimensão do Corpo Espiritual está constituído o nível162 mais sutil e imaterial do corpo humano, onde se instala a 15 NINIVAGGI, op. cit., p. 121. 16 Idem, ibidem, p. 122.

qualidade da consciência, da autorrealização e da percepção. Joaquim AliceAli se encontram dois revestimentos: 1) o da inteligência/sabedoria (aspecto búdico), cuja capacidade é a de discernir a “verdade da falsidade e 2) o revestimento da felicidade/alegriaque mais se aproxima da essência divina do indivíduo e da 163própria divindade. Todos esses revestimentos ou camadas circundam, masnão tocam, a essência espiritual chamada atman: a ConsciênciaPura, o Deus de TUDO que a TODOS abrange numa unidadeda qual o Espírito humano faz parte. Dentro do conceitomultidimensional do homem, a consciência permeia e apoiatoda a Unidade. Ainda segundo Ninnevaggi, é a consciência deunidade dentro da aparente diversidade que constitui a visão dacompletude humana em comunhão com o Cosmos, a mesmaconcepção que sinto transbordar da obra de Joaquim Alice. Esses modelos apresentam uma abordagem de sistemasque entendem o indivíduo como permanentemente interligadoao universo mais amplo, do qual também faz parte.17 Em “El Pensamiento Cuántico”, o Dr. Fabian Ciarlottiensina que o nosso corpo não é independente do corpo douniverso, “porque a nível de la física cuántica no existen fronterasbien definidas”.18 Somos como uma onda, uma flutuação,um redemoinho, uma perturbação localizada num campoquântico maior; na sua integralidade, “el universo es nuetrocuerpo ampliado”. E é nessa interação eu-pessoa-sociedade-mundo, que o conteúdo dos poemas de Joaquim Alice são17 Idem, ibidem, p. 121.18 Esse é o modelo conhecido como Biopsicoespiritual que consiste na interação microcósmica do corpo, da mente e do espírito ao formarem plexos de energia e a coparticiparem dos sistemas ambientais/ecológicos estendidos pelo universo nos quais desempenha importante papel. “A pessoa existe tanto para si mesma quanto para o mundo interpessoal e social que compreendem a família, a sociedade, o grupo cultural” o mundo. In: El Pensamiento Cuántico em Las Terapias, de Rilene Dellagiustina et al. Ricardo Vergara Ediciones, 2007, p. 14.

... do mais profundo de (todos) nósinstalados e de lá reverberam em todas as direções do universo, em liberdade do cosmos às mônadas de Leibnitz. No Ayurveda, o corpo físico não é considerado prisão, mas antes o “meio dentro do qual a consciência se expande” (p. 123), assim como também não é, nos poemas de Joaquim Alice que completam esta coleção literária. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento que conduzem a Moksha (liberdade quanto à sujeição aos apegos e à experiência do desejo e à escolha consciente das atitudes e comportamentos) refinam a consciência e a trazem à realização do ideal supremo do bem- viver. Também é esse viver bem que imagino ser um dos ideais sublimes que Joaquim Alice deseja alcançar por meio de seus poemas na direção de um público leitor que se importa consigo mesmo, com a sua vizinhança, com o planeta e com todo o mundo invisível do micro ao macrocosmo. “164

Quadros-Resumo: CHACRASQuadro-Resumo no 1 – Chacra: localização, nome em sânscrito e significado, aspecto, sentido, órgãos do sentido, órgãosda ação e plano.CHACRA LOCALIZAÇÃO SÂNSCRITO/ GLÂNDULA Partes/corpo SENTIDO* ÓRGÃO / ÓRGÃO / PLANO Significado associadas SENTIDOS AÇÃO Coluna vertebral 1o Períneo, abaixo dos genitais Muladhara Supra-renais ossos, ânus, Olfato Nariz ânus físicoBásico e acima do ânus, dentro do Fundação, apoio, unhas,genitais, cóccix, cóccix, no plexo pélvico, na intestinos, próstata, base da coluna vertebral, nas base sangue, dentes, etc. primeiras três vértebras. Olhos, face, ouvidos, face, sist. nerv. central, 2o Região genital Plexo Svadhishthana Próstata, Paladar Língua Genitais AstralUmbilical hipogástrico A morada de si Ovário, cerebelo, etc. testículos Cérebro, mesmo Cabelo3o Coluna vertebral na região Manipura Pâncreas Visão Olhos P[es e Plano celestial do umbigo Tato Pele pernas Plano da Harmonia Cidade das Joias Mãos 4o Região cardíaca; plexo Anahata TimoCardíaco cardíaco Não afetado 5o Região do pescoço, Vishuddha Tiróide Audição Ouvidos Boca, Plano humano ondeLaríngeo garganta; plexo carotídeo, Puro cordas a grande escuridão parte da coluna dorsal/ vocais espiritual termina pescoço 6o Ponto entre as sobrancelhas. Ajna Pituitária --- --- --- Plano daFrontal Plexo Pineal. Comando austeridade Plexo da medula 7o Topo do Crânio, plexo Sahasrara Pineal --- --- --- Verdade, RealidadeCoronário cerebral EspiritualAdaptado por Vilca Marlene Merízio.Fonte: Joahri (2010); henriquetamagiacigana.wordpress.com/chakras.*O sentido predominante em todo o chacra. “ Joaquim Alice 165

“ ... do mais profundo de (todos) nós 166Quadro-Resumo no 2 – Por chacra, cor, número de pétalas etc.CHACRA COR PÉT. ELEMENTO MANTRA ANIMAL PLANETA ASPECTO Pedras Princípios Essências florais/ REGENTE Segurança Rubi, turmalina Força de óleos 1o Vermelho 4 Terra LAM Elefante Procriação preta, Hematite, vontadeBásico Airavata Marte, Família Fantasia Sândalo, alho, solar, Criatividade Ônix Reprodução Canela, milho, 2o Laranja 6 Água VAN Crocodilo masculino Sensualidade Ágata, Quartzo.Umbilical Visão, Forma, Olho de tigre A forma alecrim Mercúrio, Cor e Ego circundante lunar, Pedra Lunar Devoção e Néroli jasmim, Equilíbrio Citrina Liberação flor-de-laranjeira feminino Diamante Conhecimento Jásper do EU hibisco 3o Amarelo 10 Fogo RAM Ram Sol, solar, RessonânciaPlexo masculino Autorrealização Topázio Opala, das emoções Mil-folhasSolar O Vazio Jade, Rubi, Quatzo Hortelã e do SER 4o Verde 12 Ar Vênus, cor-de-rosa, ESSÊNCIA CamomilaCardíaco YAM Antílope lunar, Esmeralda DO SER Limão feminino Papoula Água Marinha, O SER 5o Azul Claro 16 Éter HAM Elefante Saturno Lápis lázuli, Opala AzevinhoLaríngeo Rosa azul 6o Azul 2 Cosmos AUM Nada Rahu Safira, Lírio e CravoFrontal Índigo Pedra-sabão Ylang-Ylang, Tanzanite 7o Violeta Mil Todos Visarga2 O movimento Ketu Ametista, Âmbar GardêniaCoronário do sêmen Diamante, Camomila Opala de fogo Larica Ervilha doce Cânfora Heliotrope Tulipa, violeta Angélica, lótus AlfazemaAdaptado por Vilca Marlene Merízio.Fonte: Joahri (2010); <www.henriquetamagiacigana.wordpress.com/chakras>.*O sentido predominante em todo o chacra.

Leituras sugeridasBETTENCOURT, Urbano. Para uma arte de balear (comunitária, Joaquim Aliceeconômica, europeia). Ponta Delgada: Jornal Signo, 2013.BRENNAN, Barbara Ann. Mão de Luz. Um Guia para a Cura através do “campo de Energia Humana. 23.ed. São Paulo: Pensamento Ltda. (1987)2006). 167CHRYSTELLO, Chrys. Discurso. EI da Maia: Freguesia da Maia, Ilha deSão Miguel, Açores, Portugal, 2013.D’ÂNGELO, Edson, Dr.; Côrtes, Jane Jardel. Ayurveda: a Ciência da LongaVida. São Paulo: Madras, 2018.DE’CARLI, Johnny. Reiki: apostilas oficiais. São Paulo: Ísis, 2013, p. 28.DÜRCKHEIM, Karlfried Graf von. O culto japonês da tranquilidade. 1975.3. ed. Tradução de Yolanda Toledo. São Paulo: Cultrix, 1996.ECO, Umberto. Leitura do Texto Literário. Letor in Fabula. A CooperaçãoInterpretativa nos Textos Literários. Tradução: Mário Brito. Lisboa:Presença. 1979FRAWLEY, David. Uma Visão Ayurvédica da Mente. A Cura daConsciência. 9. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2017.FREUD, S. Escritores criativos e devaneios [1907]. In: Ediçãostandard brasileira das obras psicológicas completas. Trad.deJayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1979. v. IX. p. 147-159.Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372010000100015>. Acesso em: 5 maio 2018.GERBER, Richard. Um Guia Prático de Medicina Vibracional. São Paulo:Pensamento, 2006.HERRIGEL, Eugen. Zen e a Arte do Tiro com Arco. Lisboa: Assírio &Alvim,1997.HONERVOGT, Tanmaya. Guia Completo de Reiki. Um curso estruturadopara alcançar a excelência profissional. Trad. Euclides Luiz Calloni, CleusaMargô Wosgrau, São Paulo: Pensamento, 2008.

HOSAK, Mark; LÜBECK,Walter. O Grande Livro de Símbolos do Reiki. A Tradição Espiritual dos Símbolos e Mantras do Sistema Usui de Cura Natural. São Paulo: Pensamento, (2014) 2010. JOAQUIM ALICE. Poemas inéditos. Ponta Delgada, Açores, Portugal, 2002-2018. (Textos digitados pelo Autor). JOHARI, Harish. Chacras: centros de energia de transformação. Trad. Maria Epstein. São Paulo: Pensamento, 2010. JUNG, C. J.; WILHELM, R. O Segredo da Flor de Ouro. Um livro de vida chinês. Trad. de Dora Ferreira da Silva e Maria Luíza Appy. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. JUNQUEIRA, Ivan (Tradução, introdução e notas de ). T.S. Eliot. Poesia. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. LEADBEATER, C. W. Os Chacras ou centros magnéticos vitais do ser humano. São Paulo: Pensamento, 2006. MIYUKI, Mokusen. A doutrina da Flor de ouro. São Paulo: Pensamento, 1990.... do mais profundo de (todos) nós MERÍZIO, Vilca. Dá ROSAS, ROSAS, a quem sonha rosas. Sobre alguns poetas, escritores e artistas brasileiros e portugueses. Blumenau: Nova Letra, 2013. MERÍZIO, Vilca. “Escritores por revelar”. In: Dá ROSAS, ROSAS, a quem sonha rosas. Sobre alguns poetas, escritores e artistas brasileiros e portugueses. Blumenau: Nova Letra, 2013. MERÍZIO, Vilca. “As quarenta e nove qualidades ( Exercício de perdão)”. In: Açores... de memória. Florianópolis: Edição da Autora, 2004. MILLER, Joan P. O Livro dos Chakras, da Energia e dos Corpos Sutis. Uma Nova Visão das Tradições Antigas e Modernas sobre os nossos Centros de Energia. Trad. Olga Sérvulo. São Paulo: Pensamento, 2015.“ NINIVAGGI, Dr. Frank John. Saúde Integral com Medicina Ayurvédica. O Guia Completo para os ocidentais da mais tradicional escola da Medicina168 Indiana. São Paulo: Pensamento, 2015. ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio. No movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicampi, 1992. OSHO. El Libro de los Chacras, Ciudad Autnoma´de Buenos Aires: Grupal; Arkano Books/Grupal, 2013.

REIS, Carlos. Dicionário de Narratologia. Coimbra, Almedina, 1987. Joaquim AliceSHERWOOD, Keith. Terapia dos Chacras. São Paulo: Siciliano, 1988/1995.SUSUKI, D. T. et al. Zen Budismo e Psicanálise. São Paulo:Cultrix, 1999. “SIMAS, Lúcia. O Homem de Corfu. Afastamo-nos para ver melhor. Lisboa:Chiado, 2016. 169VALESIO, Paolo. Ascoltare il silenzio. La retorica come teoria. Bologna: IlMulino, 1986.Sites recomendados<https://lotusdelakshimi.wordpress.com/2012/07/07/o-1o-chakra-chakra-basico/>.<https://gabrielreisstein.com.br/4-passos-para-harmonizar-seu-chakra-basico/>.<http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/muladhara-como-trabalhar-o-chakra-basico-11649.html>.<http://www.terapiareiki.com.br/como-ativar-e-equilibrar-seu-chacra-basico/ Chacra Básico: Como Ativar e Equilibrar>.<http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/muladhara-como-trabalhar-o-chakra-basico-11649.html>.<https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/chakras/chakra-basico/>. O Primeiro Chakra – Chakra Básico<http://www.felizcomvoce.com.br/meditacao--chakra-basico--tudo-o-que-voce-precisa-saber--dia-172>.<http://www.escolacosmica.com/2011/10/1-chakra-raiz-basico-kundalini.html>.http://www2.nenossolar.com.br/abrir-portais-essa-e-a-tua-missao/<http://caminhantes2.com.br/corpos_sutis_19.html>.<http://perdido.co/2015/03/os-chakras-e-o-processo-mediunico/>.<https://espiritismoeconhecimento.wordpress.com/2013/03/01/entendendo-os-chakras/>.<http://tdmmagnetismobatuira.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html>.

... do mais profundo de (todos) nós<http://equilibrandooser.blogspot.com.br/2014/01/chacra-basico-ou- radico-muladhara.html>. <http://terapiasaromaticas.blogspot.com.br/2009/06/1-chakra-base-ou- da-raiz-muladhara.html>. O Pensamento Científico dos Filósofos do Futuro. <http://pgl.gal/ pensamento-cientifico-dos-filosofos-do-futuro/>. “170

Índice dos poemasLivro UM – Vermelho Ananás cerebral, 106 Da casa de cristal, 106Marés, 85 Pétalas de rosa, 107Bolos de arroz e bolas de Berlim O abutre (Enfardadeiras), 86 (de vida), 108Perdido?, 87 Piloto automático, 109Obrigado, 88 O ego, 109Observador, 89 A crise, 110Obrigado Vida/Respiração, 111 Verde vejo ... E mar azul, 112 (Ausência de torvelinho), 90 Verde musgo, fluorescente, 112Buffet, 91 Ventos, 113Embotado, 91 Vento, 113É a toca, 92 Valsa da chuva, 114Aprendo, 93 Uivo, 115Lodo, 93 Transformo, 115Contenho o grito, 94 O pintor – O artista, 116Fibrosado (... é como estou), 96 Tudo bem!, 116Fibrosado II, 96 Um céu... E um mar..., 117Agradeço Solto, 118 Rosa desatada, 119 (o apetite), 97 A caverna, 120No meio Ser quem sou, 121 A caminho da distância, 121 (olho do furacão), 97 Atamento, 121Momentos de instabilidade, 99 Aliviado, 122Compor harmonia, 99 Em vão, 123Awakening, 99 Ó, finitude, 123Pássaro solto, 100 A vida do presenteMomento de glória, 100Período da semente, 101 e/ou o presente da vida, 124O coração, se pudesse pensar, Açor (que passas), 124 Atendendo a mim, 125 pararia (F. Pessoa), 102Existência inexistente, 103Apenas, 104Natureza, 105Fugir (ou amar), 105

... do mais profundo de (todos) nósCorrompido, 125 Energia mal aplicada, 125 Calado, 126 A fanfarra, 127 Dependência, 127 (Des)sintonias , 128 Quero outros paradigmas, 128 Crueldade, 129 Bombeiro, 130 Encalho, 130 Chuva (pancada d’água), 131 Muralha grande da china, 131 O tubarão branco, 132 O meu filão, 133 Sexo, 133 Ode à chuva, 134 Santa inquisição privada, 136 S ó b r i o, 137 Ambição, 139 Longe..., 140 Espaço expandido (casa vazia), 141 Festival de verão (Os galos), 141 Liberdade, 142 Pontes... Que amo, 143 Os dias de sombra, peso e desalento, 143 Descubro-me, 144 O meu nascer, 144 Anoitece, 145 Valeu a pena, 146 “ Fim do dia, 146172 Sou feliz!, 147



... querida, QUERO levar este projeto por diante, e conseguir publicar os \"escritos\" ... Não tanto por mim, ... mas sim POR TI ... ...(apreciadora e incentivadora desde a primeira hora/dia e trabalhadora incansável desde então ... e já lá vão muitos anos) ... ... e também PELOS LEITORES(pelo menos pelos leitores que consigam entrar na onda ou vibração adequada para os sentirem ... e desfrutem da sua leitura ... e, ainda, de algum modo, também, para que através de alguns deles (melhor) se encontrem/identifiquem). ... e ainda, mas não por último, a todos quantos estiveram ao meu lado desde a primeira leitura de um dos escritos, e que continuam a estimular incondicionalmente esta publicação. J.A. código de barras


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook