DIA 101 28-06-2020 VENDIDO T3 EM VILAR DO PARAÍSO, VNG Normalmente há duas características que estão associadas a um imóvel a promover. A primeira, se existe hipoteca bancária; a segunda, se não existe. De igual modo, agora no âmbito do comprador, também existem outras duas. A primeira, se compra o imóvel com 100% de capitais próprios; a segunda, se vai recorrer a financiamento bancário. Acredito que a muitos colegas, até tenho acontecido em menos tempo, contudo, no meu caso, nunca tivera uma escritura tão rápida desde que fora concretizado o fecho do negócio. Nesta segunda-feira, a parte vendedora e compradora chegaram a acordo, 4 dias depois tínhamos a escritura realizada. Quando não há hipotecas, quer do lado de quem vende, quer de quem compra, tudo pode ser mais rápido. Foi o que aconteceu. Há negócios assim. Hoje é domingo e vou para a praia…
DIA 100 26-6-2020 MUITO OBRIGADO Não sei se reparaste, mas no âmbito desta aventura iniciada a 20 de março, mais precisamente quanto à quantidade dos textos escritos, hoje alcançamos o número 100. Este algarismo é um como qualquer outro, mas deu-me o mote para um tema muito importante, e que estava adormecido, isto é, agradecer-te. Se acompanhas este diário, pontualmente ou de forma mais assídua, se de alguma forma absorves algum conteúdo que te é, ou será útil, a ti, gostava de te expressar a minha profunda gratidão. Muito obrigado.
DIA 99 25-6-2020 NOVIDADE CASA T2+4 EM GUIFÕES, MATOSINHOS O telemóvel toca… “(…) o apartamento ainda está disponível?” “(…) está reservado, escritura agendada (…) já agora, caso este apartamento estivesse disponível, caso fizéssemos a visita, caso o apartamento correspondesse mesmo, mesmo àquele apartamento que vocês procuram, teriam de vender algum imóvel? (…)” Uma vez mais: angariações levam a angariações… Para mais informações sobre esta casa: https://www.zome.pt/pt/ZMPT540209
DIA 98 24-6-2020 PROVENIÊNCIA DOS NOSSOS NEGÓCIOS No âmbito das transações concretizadas pela equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, medimos de onde é que elas provêm. Essa proveniência acontece segundo dois grupos: O primeiro grupo, o da angariação. Constatamos que mais de metade das transações, surgem através de proprietários que quiseram vender o seu imóvel por conta própria, (normalmente através de anúncios online - os FSBOs). Foram proprietários que algures no tempo nos confiaram a angariação, por conseguinte conseguimos-lhe o comprador; destaco também a fonte das angariações, angariações bem trabalhadas, levam a outras angariações; por fim, a fonte das referências provenientes dos nossos aliados, a respeito disto: daqui a uns tempos pretendo-a mais representativa. O segundo, o comprador. Quem representava o comprador, e surgiu por intermédio de quem? Constatamos que quase metade dos imóveis da equipa foram partilhados com colegas, quer da ZOME, quer de outras imobiliárias. Cada consultor é um consultor, os números de cada um são de cada um e variam sempre de caso para caso. Estes são os nossos.
DIA 97 24-6-2020 RESERVADO T3 EM VILAR DO PARAÍSO, VNG Algures no início de 2018, surge um anúncio online para venda de um apartamento T3 em Vila Nova de Gaia. Ao telemóvel, marquei com a vendedora uma visita/reunião no imóvel. A conversa (não) ficou por ali. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, de forma pontual, mas com cadência, fui sempre “namorando” a proprietária. Mostrei sempre a minha disponibilidade e vontade em ajudar, nomeadamente no meu papel profissional que visava a promoção do apartamento dela. Confiou. Em dezembro de 2019 lançámos o apartamento dela no mercado. O apartamento tinha inquilinos que não agilizavam as visitas, um desabado: faz parte do trabalho de um consultor imobiliário, e fui aprendendo a relativizar com o tempo; a agravar, tivemos 3 meses de Covid-19. Seis meses depois, finalmente, arranjamos o comprador e ontem formalizamos o contrato- promessa. Cada vez mais constato esta verdade de La Palice, isto é, os resultados surgem, mas temos de os provocar.
DIA 96 23-6-2020 RESERVADO TERRENO EM GUIFÕES, MATOSINHOS No âmbito das nossas angariações, assim que recebemos um telefonema de um potencial comprador, há uma pergunta que não pode faltar. Já agora, tem ou conhece alguém que tenha um imóvel para vender? Há cerca de 2 meses, esta simples pergunta originou uma nova angariação para a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários. Hoje celebramos o contrato-promessa.
DIA 95 22-6-2020 AGENDA DESTA SEMANA Observando a agenda para esta semana, constato que a mesma está bem preenchida. - Quatro reuniões para angariar novos imóveis, isto é, reuniões de apresentação de serviços a vendedores para angariar; - Uma reunião para assinar um contrato de mediação, visto que, temos uma nova angariação apalavrada (um passo de cada vez…); - Três reportagens fotográficas para lançar no mercado três novas angariações; - Um vídeo para complementar a informação de uma angariação, já no mercado. - Três visitas de potenciais compradores a dois imóveis desde já angariados; - Uma reunião, juntando as partes vendedora e compradora, para ver se fechamos um negócio; - Um contrato-promessa de compra e venda, relativo a uma angariação de maio.
DIA 94 21-6-2020 GELADO DE FRUTOS VERMELHOS COM IOGURTE O verão chegou e os dias mais quentes também, por sua vez, sempre gostei muito de gelados. Por isto mesmo, hoje quero partilhar uma receita de gelados com vocês, na verdade hoje também não me apetece escrever sobre trabalho. Se aí por casa houver fruta muito madura ou quase a estragar-se, pode sempre utilizá-la, neste caso vou optar pelos frutos vermelhos. Ingredientes: 1 iogurte desnatado; 1 iogurte grego; frutos vermelhos picados qb (morango, framboesa, cereja e o que mais desejar). Modo de preparação: misture os dois iogurtes, depois junte as frutas previamente fatiadas ou picadas e envolva devagar; leve ao congelador. Mais simples? Não há.
DIA 93 20-6-2020 NOVIDADE T2 NA SENHORA DA HORA, MATOSINHOS No dia 6 de fevereiro, no âmbito da promoção de um T3 (entretanto reservado), realizámos uma visita. Como muitos casais, a família cresce, e ao crescer o lar passa a não responder às necessidades. A troca para outro imóvel, neste caso maior, é regra geral a solução. O Moisés Teixeira, meu assistente, guiou a visita e percebeu que estes clientes compradores também queriam vender o seu T2. Um dos papéis do Moisés é esse, e fê-lo muito bem. Gosto bastante deste casal, aliás, desde o primeiro momento que os conheci. Gosto mesmo, mas isso não chega. Gostava de conseguir ajudá-los a vender o T2 e estou “aqui para isso”. Tenho a “força toda” aliada às ferramentas de promoção adequadas. Tenho o total apoio da ZOME. Tenho ao meu lado os meus colegas consultores imobiliários da ZOME e de outras imobiliárias, os quais me podem trazer “o comprador”. Veja-se o exemplo da imagem que acompanha este texto; nem uma hora depois da promoção ser tornada pública, uma colega da ZOME já o estava a promover. Excelente. Para mais informação sobre este T2 com o metro “à porta”: https://www.zome.pt/pt/ZMPT540220
DIA 92 19-6-2020 OS INVESTIDORES Há 3 anos não fazia a mínima ideia de que havia tantos investidores. Na base de dados da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, temos 264. Temo-los organizados em 4 tipos/marcadores. O primeiro grupo diz respeito a 31 pequenos investidores. Basicamente são pessoas que procuram um pequeno investimento imobiliário, normalmente até 100.000€. O segundo, são investidores relacionados com Alojamento Local. Procuram este tipo de produto. Ao todo, 26. No seguinte, 204 investidores em geral. Neste marcador, agrupamos todos os outros, mesmo aqueles que têm capacidade de investimento na ordem do milhão (talvez um dia separemos estes mais endinheirados). Por último, 12 investidores/promotores de construção nova (normalmente associados a pequenos ou grandes empreendimentos). Alguns deles têm mais que um marcador. Através de campanhas quinzenais ou mensais, recebem sugestões de investimento.
DIA 91 18-6-2020 NOVIDADE T2 EM LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS Por entre vários anúncios online de venda de imóveis, há poucos dias constato um referente a um apartamento T2 em Leça da Palmeira. Tomei a iniciativa de realizar uma chamada telefónica ao número patente no anúncio, em consequência disso, obtive a amabilidade do proprietário em me mostrar o apartamento. Observado o imóvel, percebendo o proprietário, informei-o como eu e a ZOME o poderíamos ajudar. Obtida a sua confiança, desde aí iniciámos a promoção do imóvel. Para mais informação sobre este apartamento T2 com duas suites, “perto de tudo”, em pleno centro de Leça da Palmeira: https://www.zome.pt/pt/ZMPT540129
DIA 90 17-6-2020 OS TRÊS MOSQUETEIROS Ontem cheguei a casa todo roto, mas rendeu. Pela manhã, dei formação, uma vez mais sobre o tema de como captar a atenção de vendedores que que pretendem vender os seus imóveis por conta própria. Resultado, 5 reuniões marcadas. Pela tarde: duas reuniões de apresentação de serviços, na primeira reunião uma grande perca de tempo (o potencial cliente era um bronco de todo o tamanho), na segunda reunião, uma nova angariação a caminho, neste caso, uma casa na freguesia de Valbom, Gondomar (gostei mesmo muito destes novos clientes, a empatia e a confiança foi imediata); um telefonema de uma futura cliente, informa-nos que nos vai entregar o um apartamento T2 em Valongo; uma visita de um potencial comprador a um apartamento que estamos a promover, quiçá hoje tenhamos uma proposta; a ultimar, um fecho de outra angariação, o contrato-promessa está orientado para segunda-feira. No âmbito do trabalho dos meus dois assistentes, de registar que são eles quem agilizam este dinamismo, pois se não fosse o apoio deles, não teria tanto tempo para dedicar às tarefas de relação direta com o cliente. Apesar disso, o Moisés Teixeira, também realizou uma visita de um potencial comprador a uma outra angariação da equipa. Estamos no bom caminho. A equipa está coesa.
DIA 89 16-6-2020 VENDIDOS T2 ANGEIRAS, MATOSINHOS E T1 PRELADA, PORTO A “brincar a brincar”, já lá vão 37 escrituras realizadas pela equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários. Ontem foram mais duas. Em junho, cinco. Em agosto de 2017, aquando dos primeiros passos no imobiliário, aquando da primeira formação, não esperava tal. Na verdade, não fazia a mínima ideia do que se ia passar. A apreensão comia-me os ossos. Do mais importante: sinto que os clientes transportarão o reconhecimento e o contentamento pela relação. Profundamente grato. Cito as palavras do saudoso Carlos Pinto Coelho: “e assim acontece”.
DIA 88 15-6-2020 VISITAS AO T2 NO CENTRO DE VILA DO CONDE Há uns tempos, um amigo meu referenciou-me uma pessoa que queria vender o seu apartamento. Marcada a visita ao apartamento, eu e o meu novo cliente, adotamos uma estratégia de promoção. Enquanto profissional, apesar de eu ter ao meu alcance a motivação certa e a “força toda”, por uma questão de princípio (e de salvaguarda), comunico sempre aos meus clientes que não lhes prometo uma venda. Quando o preço do imóvel me parece acima do mercado, quando este facto é colocado em cima da mesa e o meu cliente recebe com clareza esta mensagem, então “fico ainda mais em paz”. Finalmente ajustado o preço para o valor que eu inicialmente sugeri, ajudado pelo desconfinamento, por sua vez pela época balnear que chegara, o apartamento começa a ter visitas. Teve uma no sábado, tem outra hoje.
DIA 87 14-6-2020 4 ANGARIAÇÕES Sementes foram colocadas na terra. Não poderia deixar de ser, a colheita acontece naturalmente. Angariação 1 – Apartamento T2 em Leça da Palmeira. Fruto de um anúncio online muito recente. Vendedor colocara o seu imóvel à venda na internet. Angariação 2 – Casa T3 em Guifões, Matosinhos. Vendedores contactaram-me por causa de outro imóvel que estávamos a promover (viram a placa de venda). Pretendem comprar um apartamento, mas precisam vender a casa. Angariação 3 – Apartamento T2 na Senhora da Hora, Matosinhos. Vendedores surgem também por causa do mesmo imóvel. Reunimo-nos há 4 meses, desde aí tentaram a sua sorte na venda, mas não conseguiram. Finalmente optaram por ajuda profissional. Angariação 4 – Casa T4+1 em Valongo. Também fruto de um anúncio online. Reunimo-nos em abril de 2019. Estamos a preparar a promoção dos 4 imóveis. Entre esta e a próxima semana, serão lançados no mercado.
DIA 86 13-6-2020 ANGARIAÇÕES LEVAM A ANGARIAÇÕES Em dezembro, no âmbito de um anúncio online de venda de um apartamento, tomei a iniciativa de ligar para o número de telemóvel que por lá constava. Atendeu o Sr. vendedor. Gentilmente disponibilizou-me uma visita ao apartamento. Durante a visita, observei o apartamento, mais importante, percebi os meus clientes, nomeadamente o que os levava à venda. Dias depois entregaram-me a angariação. 4 meses depois consegui arranjar-lhes o comprador. Corre tudo bem, a escritura está quase. Sinto os meus clientes muito satisfeitos. Sinto-os a alavancar uma qualidade de vida superior, assim como eles a desejavam. Naturalmente limitado ao meu papel, sinto que os ajudei, assim como eles me ajudaram a crescer profissionalmente. Estou-lhes muito grato pela confiança, mas ao mesmo tempo por conhecer este tipo de pessoas que, sendo boas (palavra simples, mas que resume), vale sempre a pena ter por perto. Caro leitor, há algo que eles não sabem: essa confiança que depositaram no meu trabalho, por sua vez no apoio da ZOME, gerou a oportunidade direta de termos mais imóveis para promover. Para o consultor imobiliário quem não sabe, ou para aquele que sabe, mas está esquecido: há angariações que, bem trabalhadas, geram novas angariações. Fruto direto dessa angariação, formalizamos ontem um terceiro contrato de mediação. Novidades em breve junto à estação de metro Vasco da Gama em Matosinhos.
DIA 85 12-6-2020 ESTOU TODO PARTIDO Eu bem que queria tirar os feriados para “não fazer nada”, contudo abri duas exceções. Duas reuniões, uma no 10, outra no 11 de junho. Resultado: duas novas angariações e muito em breve teremos mais dois novos imóveis para promover. Os Passadiços do Paiva são extraordinários. Localizados no concelho de Arouca, vão ter uma nova atração, a ponte pedonal “516 Arouca”. Trata-se da maior ponte pedonal suspensa do mundo, tem 516 metros de comprimento e 175 metros de altura. A inauguração será muito em breve. Daquelas que valem muito a pena, que se gravam na memória, apetecia-me mesmo fazer uma caminhada. Finalmente, após muita espera, com muita vontade, ontem estive nos passadiços. Foram cerca de 14 quilómetros. Como não poderia deixar de resultar, estou todo, todo partido.
DIA 84 11-6-2020 COMPRADORES COM A PICA TODA No âmbito dos telefonemas feitos por clientes interessados nas nossas angariações, pontualmente ligam-me com esta abordagem: “O imóvel está mesmo reservado? Sabe, eu até pagaria o valor pelo qual está anunciado.” A resposta: “Está sim, apenas aguardamos a escritura”. Pelo sim pelo não, esse contacto fica sempre registado. Há duas razões. A primeira, para perceber se esse potencial cliente, estará (ou não) interessado num outro imóvel que lhe possamos sugerir. Já agora, como ele não nos lê, e porque a sua voz estava cheia de pica, se porventura também não quererá não negociar. A segunda, não vá acontecer o inesperado, isto é a escritura não acontecer.
DIA 83 10-6-2020 VENDIDO T4 EM ERMESINDE, VALONGO Existem alguns imóveis que acabam por nem sequer entrar no mercado propriamente dito. Um simples exemplo: se um consultor imobiliário tiver um cliente que quer comprar um imóvel num determinado lugar, ou mesmo num determinado edifício, este deve fazer um trabalho de prospeção “in situ”. Caso identifique algum potencial vendedor, deve angariar o imóvel (sempre), posteriormente encaminhá-lo ao potencial comprador e assim gerar uma oportunidade de fecho de negócio imediato. Um outro exemplo: em fevereiro, durante os preparativos para lançar um apartamento no mercado, recebo uma chamada do meu cliente vendedor a informar que um consultor de outra imobiliária lhe ligara; segundo o meu cliente, esse consultor imobiliário tinha uma pessoa interessada no apartamento. Dei seguimento. Havia mesmo o tal comprador, realizou-se a visita, houve o fecho da negociação e o contrato-promessa ocorreu logo depois. Em suma, neste caso pontual, o nosso trabalho passou sobretudo pela assessoria e acompanhamento do nosso cliente. A escritura ocorreu ontem e sinto os nossos clientes muito satisfeitos com o nosso trabalho, a eles o meu profundo agradecimento.
DIA 82 9-6-2020 ESCRITURA ADIADA Até hoje, das 34 escrituras agendadas, tive duas que não aconteceram no dia marcado, isto é 6%. Há quase 2 anos, aconteceu a primeira, e não é que foi adiada por duas vezes. Um dos adiamentos aconteceu porque o representante do Banco se esqueceu de comparecer na escritura. Passo a explicar: naquele caso, como em tantos outros, o imóvel estava hipotecado ao Banco. Para que a escritura aconteça, é obrigatória a apresentação de um documento que se chama distrate de hipoteca. Este documento é emitido pelo Banco credor, e a troco do valor em dívida, o Banco declara a extinção da hipoteca. Desta forma o imóvel pode ser vendido sem ónus. Tudo se resolveu à terceira tentativa. Ontem aconteceu um segundo exemplo, de novo por razão similar. Desta vez compareceu o representante do Banco, mas não com o distrate, pois segundo o Banco, extraviara-se nos CTT. A escritura não aconteceu, teve de ser adiada e os 5 assinantes acabaram por perder o seu tempo (eu também). Há sempre o lado positivo “da coisa”. No que me toca, porque são casos pontuais, e porque mais dia menos dia vão voltar a acontecer, “espero que aconteçam mais vezes”. Acontecendo, é sinal de que se trabalhou para que as escrituras sejam agendadas. Há que relativizar, faz parte do percurso de quem é Consultor Imobiliário. A propósito, é como pagar impostos, quantos mais pago, mais contente fico.
DIA 81 8-6-2020 MOTIVOS PARA VENDER A TUA CASA Quando alguém opta por vender a sua própria casa, significa que há sempre pelo menos um motivo por detrás dessa decisão. Ao longo destes quase 34 meses de imobiliário, fui-me deparando com inúmeras razões de venda, enuncio algumas: - Um novo casal. Quem casa quer casa. - A família aumentou ou está prestes a aumentar. Normalmente ocorre em jovens casais na faixa dos 30 a 40 e poucos anos, e que residem num apartamento de tipologia inferior ao imóvel que procuram. Por vezes existe a pretensão de quererem uma moradia. - A família diminuiu. Ocorre sobretudo em casais acima dos 50 anos, cujos filhos optam por seguir a vida deles, muitas vezes a casa é grande demais, acarreta custos e disponibilidade de manutenção para além do que é confortável. Ainda no âmbito da diminuição da família, existe também uma outra razão que tem a ver com o falecimento de um dos elementos do casal. Em muitos casos o/s vendedor/es pretende/m trocar a sua moradia por um apartamento (muito) mais pequeno. - O cão. Caros leitores, não queiram saber a quantidade de pessoas que procuram um imóvel com terraço ou uma moradia por esta razão. - A separação do casal. Na maior parte das vezes resulta num divórcio. - Razões profissionais. Normalmente associadas a uma alteração do local de trabalho. - Heranças. Herdeiros que optam por vender. - Inadaptação. Ocorre por vezes em pessoas que vivem no imóvel há pouco tempo e que não se sentem confortáveis na zona, ou têm má relação com os vizinhos. - Investimento. Pessoas que compram para revender.
DIA 80 7-6-2020 GOULASH A RECEITA Há quem coloque sementes na terra e meses depois colhe o fruto. No sentido de dar a conhecer este diário a mais pessoas, desde o “Dia 77”, optei por enriquecer o coitado do Sr. Mark Zuckerberg. Por cada dia, por cada texto, coloco na terra uma moeda de 1€. Dependendo da meteorologia para os próximos tempos, a colheita pode ser antecipada, ou atrasada. Não faço a mínima ideia, eventualmente nem sequer colheita vai haver, mas só saberei se semear. Fruto desse investimento, estabeleci para mim mesmo, um cuidado maior no título de cada dia. O cuidado tem a ver com a capacidade de cativar. Dizem que só acontece às grávidas, mas não é bem assim. Hoje estou com desejos. Entre 2013 e 2014, enquanto arquiteto, trabalhei em Berlim. Todos os dias, eu e os meus colegas íamos almoçar a restaurantes perto do escritório. Havia o chinês. Havia o tailandês, cujo prato “nunca” tinha picante. Havia o quiosque dos hambúrgueres de rua, e cuja coca-cola na garrafa me sabia pela alma; a propósito há ou não há diferença entre garrafa e lata de Coca-cola? Para mim há, muita. Havia também, o “sem identidade”; num desses almoços, saboreei pela primeira vez um Goulash e posso-vos informar que estava uma delícia. Para quem não sabe, o autêntico Goulash era preparado por pastores húngaros, e consiste sobretudo num guisado de carne de vaca. Atenção irmãos tugas, não é Jardineira. O maior segredo: a carne deve ser da melhor. Por entre muitas receitas na internet, deixo-vos esta sugestão, talvez para prepararem durante a semana; que vos saiba bem: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-goulash-hungaro- 1826.html
DIA 79 6-6-2020 PARABÉNS LINCOLN O dia 2 de setembro de 2019, ficará para sempre na minha memória. Desde esse dia tenho tido o privilégio de contar com o apoio do meu assistente. O Lincoln tem revelado muitas competências técnicas e humanas, é uma pessoa muito dedicada à equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, indiretamente à ZOME que o vê como uma pessoa que vale a pena ter e grande contratação minha. Sinto-me bem. Sinto-o bem. Por seres boa pessoa, de génese, de essência, a minha profunda gratidão grande cromo, e porque hoje fazes 25 anos, os meus parabéns, que tenhas um dia muito, muito feliz.
DIA 78 5-6-2020 O CONSULTOR IMOBILIÁRIO TOP Com a “desculpa” do Covid-19, a 20 de março nasceu este diário. Porque é diário, logicamente, tem cadência diária. “Como quem não quer a coisa”, ao todo já lá vão 78 textos sobre o quotidiano profissional de um qualquer consultor imobiliário. Os temas são diversos, escrevo por exemplo sobre a ZOME, sobre os meus assistentes, sobre os clientes em geral, sobre o mercado imobiliário, entre tantos outros temas banais. Há uma regra, o conteúdo tem de ser genuíno. Hoje o tema tem a ver com os extraordinários prémios que nós, consultores imobiliários, ganhamos (sempre). Aposto que, qualquer um de vocês que lê este texto, conhece um consultor imobiliário que é o maior vendedor da zona, da freguesia, do concelho, do país quiçá. A mente humana gosta que gostem, veja-se o Facebook que percebeu que o polegar voltado para cima move milhões. Os consultores imobiliários gostam que gostem deles, se o reconhecimento vier de cima, tanto melhor; de igual modo, se puderem espelhar esse mérito, esse gesto pode resultar em negócios. Faz parte da identidade da mediação imobiliária e quem está no meio percebe as razões. Motivação para quem não a tem, marketing pessoal, o que quisermos. O meu maior prémio passa por manter a máquina oleada e em funcionamento. As contas faço- as ao final do ano.
DIA 77 4-6-2020 VENDIDO T2 EM ALFENA VALONGO De 4 em 4 semanas, durante uma manhã, dou formação na ZOME. A formação consiste em realizar telefonemas a pessoas que querem vender um imóvel (os tais FSBOs). Os formandos escutam e colocam-me dúvidas entre telefonemas. Em janeiro, decorrente de um desses telefonemas, marquei uma reunião de apresentação de serviços. Com o apoio de várias imobiliárias, um cliente tivera o seu imóvel durante 6 meses no mercado. Não conseguiu vender, e o lamento fazia parte do discurso do cliente. Confie, foi a palavra que lhe transmiti. Compreendidas as motivações do cliente, havia um objetivo: vender e comprar depois um imóvel diferente. A escritura de venda ocorreu há mês e meio. A escritura de compra aconteceu ontem. Balanço: vendeu o apartamento onde residia por bom dinheiro; comprou o apartamento para onde vai residir, pagando um valor bem inferior ao que conseguira pela venda; pagou os impostos, pagou as despesas e pagou a nossa comissão. A propósito, sobrou-lhe algum dinheiro para ir jantar fora.
DIA 76 3-6-2020 TRIAGEM DOS INTERESSADOS NAS VISITAS Senhores vendedores, no âmbito de um imóvel que estejamos a promover, na maior parte das vezes, sempre que um interessado nos liga, solicita logo uma visita. Perante esse telefonema, o nosso papel passa por obter respostas a duas questões fulcrais. A primeira, prende-se com o facto de perceber se o anúncio foi observado. Para isso existem perguntas teste, como por exemplo uma tão simples quanto esta: o que mais apreciou no imóvel? Se o “gaguejo” ocorrer, a pessoa é subtilmente convidada a observar o anúncio. Se a pessoa não “gaguejar”, pergunto também, se viu o vídeo em que apresento o imóvel. Se não viu, sugiro que veja; após isso, se mantiver interesse, terei todo o gosto em ajudar. A segunda, tem a ver com a qualificação financeira dos interessados. Neste ponto surge a primeira pergunta, relacionada com a necessidade de os interessados terem, ou não, a necessidade de vender um imóvel primeiro. Em alguns casos, só dessa forma, é que conseguem obter o dinheiro suficiente para sinalizar a nova compra. Se têm de vender primeiro, terão de se reunir comigo para que compreenda a realidade destas pessoas. Outro ponto, muitas vezes paralelo a este, tem a ver com a necessidade ou não de financiamento. Se necessitam, deverão conseguir capitais próprios na ordem dos 15% do valor da venda. Porquê? Porque, na melhor das hipóteses a banca empresta 90%, mas há que incluir as despesas bancárias, o pagamento dos impostos, e as despesas da escritura. Se a pessoa não conseguir este percentual, não faz sentido a visita. Senhores vendedores, estão preparados para esta triagem?
DIA 75 2-6-2020 VENDIDO T2 EM GAIA E RESERVADO T2+1 NA MAIA Durante um ano, estivemos a promover uma casa no Porto. A casa estava a um valor estupidamente desajustado ao mercado, mesmo assim, decidi optar pela angariação. A minha esperança: provar aos meus clientes que apesar do meu trabalho profissional, o mercado não reagia favoravelmente, daí seria necessário ajustar o preço. Há clientes e clientes. No âmbito desta casa, os meus clientes são “cabeça dura”. Assiste-me o direito de querer partir pedra. Assiste-lhes o direito de não a deixarem partir. Faz parte do jogo. Resultado, passou 1 ano e não consegui obter o comprador. Passou mais meio ano e a casa continua à venda. O meu papel no presente: manter o namoro com os meus clientes, de modo a que a volte a angariar, desta vez, a um preço que faça sentido. Um dos meus papéis no passado: angariações, levam a angariações. Em julho de 2019, uma senhora ligou-me a pedir informações sobre esta casa. Após uma breve qualificação ao telefone, percebemos ambos que a casa não era para ela. Percebi que esta senhora, insatisfeita com o apoio de uma imobiliária, estava a vender um apartamento T2 na Madalena, Vila Nova de Gaia. Após algum acompanhamento por telefone (há quem lhe chame seguimento), em novembro reunimo-nos e estipulamos o objetivo do meu trabalho. Havia duas fases: a primeira, a venda do apartamento da senhora; a segunda, de seguida arranjar um novo apartamento (numa outra localização). Nesse dia, assinamos o contrato de mediação imobiliária de venda, em janeiro de 2020 foi lançada a promoção, 15 dias depois assinado o contrato-promessa, por fim, ontem realizámos a escritura. Angariações, levam a angariações. No âmbito daquela casa, esta foi apenas uma das três angariações conseguidas. Duas estão vendidas. Também ontem, concretizamos outro contrato-promessa, desta vez de um apartamento T2+1 em Vermoim na Maia. Este apartamento entrou no mercado dia 22 de janeiro de 2020.
DIA 74 1-6-2020 AGENDA DE JUNHO E assim inicia o mês de junho. Fruto do trabalho anterior, se olharmos para a agenda, do que mais brilha, saliento: as cinco escrituras agendadas, porventura serão seis; o contrato-promessa agendado para hoje; as duas angariações para entrar em sistema, que à partida irão entrar, mas ainda falta assinar o contrato de mediação imobiliária. Destaque também para o Moisés Teixeira (assistente especialista em compradores), que após o confinamento, a partir de hoje, passará também a trabalhar desde o escritório.
DIA 73 31-5-2020 BALANÇO DE MAIO O mês de maio termina hoje. Como sempre gosto de medir o que foi feito. Destaco neste mês o desconfinamento, com isso, aos poucos, o voltar ao escritório. No âmbito da prestação da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, maio foi assim: - Reuniões de pré-angariação e apresentação de serviços a vendedores: 25 - Reuniões de qualificação a compradores: 8 - Visitas a imóveis: 9 - Novas angariações que deram entrada na ZOME: 3 - Contratos-promessa: 1 A propósito, para junho estão 5 escrituras agendadas.
DIA 72 30-5-2020 RESERVA ON-LINE Por vezes há negócios assim. Sem conhecer os meus clientes, sem eles me conhecerem a mim, no dia 18 de maio, há apenas 12 dias, apresentamo-nos. Traçamos um objetivo comum. A minha parte: conseguir um comprador para o imóvel deles. A parte deles: confiarem e deixarem-se ir. Porque ainda estamos em desconfinamento, demos uma cotovelada e selamos o acordo. A confiança da parte dos vendedores foi notória, de certa forma leio também que apostaram no meu trabalho e no tremendo potencial da ZOME. Numa banal troca de WhatsApp escreveram- me isto: “nós não temos dúvidas que o Cláudio vai conseguir atingir o objetivo proposto”. Ontem aconteceu a reserva on-line do imóvel.
DIA 71 29-5-2020 ALTERNATIVAS PARA OS COMPRADORES Assim que tenhamos um cliente comprador pronto a visitar um imóvel, deveríamos ser capazes de ter “no bolso” alternativas para lhe propor. Passo a explicar: No final da visita devemos deixar o cliente falar sobre o que lhe pareceu o imóvel que acabara de visitar, se sentirmos que dali pode resultar uma proposta, não deveremos introduzir “ruído”, caso contrário podemos confundir o cliente e originar que ele se perca em tanta alternativa. Pelo contrário, se sentirmos que o interesse no imóvel em questão não existe, a iniciativa de lhe propor uma alternativa deve ser imediata. Moral da história: fruto de um trabalho de casa bem executado, arriscamo-nos a ter duas vendas, a que este cliente visitara em primeiro lugar (ele não comprou, mas outro poderá comprar), e a que lhe propuséramos (e que até acabou por comprar).
DIA 70 28-5-2020 T1 COM MEZZANINE NA RUA DA TORRINHA, PORTO No âmbito de um apartamento que estamos a promover na Rua da Torrinha, gostava de vos deixar um vídeo de apresentação que realizámos há dias. Enuncio algumas características importantes: localização no centro do Porto a poucos metros da Rua de Cedofeita; remodelado em 2018 mantendo a traça original edifício século XIX; apartamento em Alojamento Local a funcionar (alta rentabilidade e classificação soberbo); boa exposição solar (orientação sul); cozinha mobilada e equipada; pavimento em madeira maciça; baixo valor de condomínio (28€ mensal). Para mais info: https://www.zome.pt/pt/ZMPT538315
DIA 69 27-5-2020 FORMAÇÃO A FSBOS Cláudio, após esta formação, fiquei com uma ideia completamente diferente. Afinal fazer FSBOs não é nada complicado, apenas requer treino. (comentário de um dos formandos) No âmbito das formações dadas pela Zome, e que estão ao dispor dos consultores, ontem dei uma formação relacionada com o tema: como cativar FSBOs. Existem algumas palavras associadas ao tema. O treino, o hábito, o acrescentar valor ao vendedor, mas sobretudo, a credibilidade passada durante o telefonema. Ao longo destes 3 anos a telefonar para FSBOs, constato que muitos precisam de ajuda profissional, parte deles alguém em quem confiar, alguém que os oriente, diria mesmo, alguém que, profissionalmente os ampare.
DIA 68 26-5-2020 ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS Se o contrato de mediação imobiliária é de xis meses, com início a partir da data que lá consta, significa que poderemos conseguir um comprador no primeiro, ao longo do, ou no último dia do contrato. Já tive promoções de imóveis que foram reservados na primeira semana, por sua vez já tive um caso que fora no penúltimo dia. Perante isto há duas mensagens que sugiro serem passadas aos clientes vendedores. A primeira, na explicação do contrato de mediação: devemos ter presente que existe a hipótese do seu imóvel ser reservado já amanhã. A segunda, em plena promoção, caso ainda não tenhamos conseguido o comprador: até ao lavar dos cestos é vindima.
DIA 67 25-5-2020 NOTA INFORMATIVA: 3 FERRAMENTAS Caros clientes, amigos e colegas, antes de mais espero que se encontrem bem, e que o Covid- 19 não tenha feito mazelas. Por cá, felizmente tudo excelente. Escrevo para vos comunicar que o confinamento relativo ao Covid-19, ajudou-me a refletir sobre o meu trabalho. Coloquei para mim a questão: como melhorar o meu serviço enquanto consultor imobiliário da ZOME? Como resposta, desde a semana passada, todos os imóveis que a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, vier a promover, terão: 1- Como sempre, uma reportagem fotográfica profissional muito completa; desta forma o imóvel entrará no mercado com uma imagem apelativa e cuidada; 2- Uma visita virtual; deste modo o visualizador pode literalmente \"entrar\" no imóvel sem nenhuma visita física, poupando tempo a todos, e aferindo o real interesse de quem vê; 3- Um vídeo explicativo evidenciando as características mais fortes do imóvel; das 3 ferramentas, está é para mim é a mais importante; visto que até à data apenas realizei 4 vídeos, as minhas desculpas pela qualidade dos mesmos, tanto no meu à vontade, tanto na questão técnica do áudio/vídeo propriamente dita; à medida que vão acontecendo, vão sendo melhorados. Podem ver exemplos disto mesmo, nas nossas mais recentes angariações: https://www.zome.pt/pt/claudiosilva
DIA 66 24-5-2020 NOVIDADE T2+1 EM VERMOIM, MAIA Não sei ao certo, mas diria que preciso de umas 6 angariações, para trazer uma delas “à primeira”. Passo a explicar: trazer um contrato de mediação imobiliária, bastando para isso uma reunião de apresentação de serviços. Normalmente, o que ocorre é que os meus clientes precisam de refletir sobre o tema, só depois me entregam o seu imóvel para promover. Na passada segunda-feira, dia 18, assim aconteceu com este apartamento que vos mostramos hoje; aliás, no apartamento T3 que ontem mencionamos, ocorreu o mesmo. As características principais deste imóvel são: o jardim semi-privado dos 3 edifícios; a arquitetura contemporânea do edifício; as duas frentes do apartamento, nascente e poente; o facto de poder ter duas suites, dependendo do uso da segunda casa-de-banho, ora para a zona social, ora para o segundo quarto; uma sala com 29m2; uma varanda a todo o comprimento da área social do apartamento (sala e cozinha); por último, uma garagem fechada muito espaçosa. Para mais informações: https://www.zome.pt/pt/ZMPT539789
DIA 65 23-5-2020 NOVIDADE T3 EM PEROUÇOS, MAIA No âmbito do texto do “Dia 56”, desde ontem, está no mercado um espaçoso, bem orientado (frente sudoeste) e luminoso apartamento T3. O apartamento localiza-se na freguesia de Pedrouços, no concelho da Maia. Destaco-o por estar “perto de tudo”, nomeadamente: pastelaria/pão quente do outro lado da rua; autocarro a 1 minuto a pé; supermercado (Continente) a 3 minutos; Circunvalação, A3 e o concelho do Porto a cerca de 1km. Desde o momento da assinatura do contrato de mediação ao lançamento do mercado, demorámos 9 dias. Enquanto consultores imobiliários, por protocolo, devemos sempre: por um lado verificar e validar a documentação do imóvel, o que neste caso está tudo em ordem, aliás, como se esperava; de igual modo, proceder para que o imóvel entre bem no mercado, com as melhores ferramentas de promoção, executá-las, requer algum tempo de preparação. Como resultado disso, após enviar um WhatsApp aos vendedores sobre o que lhes parecia o link do imóvel no site da ZOME, responderam-me assim: “Os meus sinceros parabéns, está um trabalho na minha opinião excelente, os 3 formatos (fotos, vídeo e 3D) estão muito bem conseguidos, claramente profissional.” e “Parabéns! A apresentação do apartamento está impecável!”. Aqui entre nós caro leitor, estamos muito no início e temos de pôr as mãos-à-obra, como se costuma dizer. Objetivo único, o de conseguirmos um interessado que compre o apartamento, mas como costumo dizer, um passo de cada vez, mas sempre para a frente. Para mais informações sobre o apartamento: https://www.zome.pt/pt/ZMPT539664
DIA 64 22-5-2020 PRIMEIROS PASSOS NA PROMOÇÃO Assim que tenhamos um contrato de mediação imobiliária assinado pelo/s proprietário/s, estamos em condições de dar passos em frente para a promoção do imóvel em questão. Há passos obrigatórios e que devem ser feitos. O primeiro, a verificação e obtenção da documentação relacionada com o imóvel. Sem ela em ordem, não podemos legitimar a assinatura de um contrato-promessa. Sem isso salvaguardado, não faz sentido lançar a promoção, visto que, podemos obter o promitente- comprador no próprio dia de lançamento do imóvel no mercado. O segundo, a reportagem fotográfica profissional, vídeo e realidade virtual do imóvel. Desta forma, por um lado, aumentamos as probabilidades do imóvel ser mais cativante para quem o analisa; por outro, porque o imóvel está muito bem mostrado, poupa-nos tempo no que toca ao real interesse (ou não) do visualizador. O terceiro, usando os dois anteriores, a inserção do imóvel no portal da ZOME. A partir daqui tudo acontece. Entre várias ferramentas, destaco o disparo automático para vários portais imobiliários. Esta semana, foi muito dedicada a isto. Já lançamos no mercado um imóvel, esperemos lançar o mais rápido possível os outros dois que estamos a ultimar.
DIA 63 21-5-2020 NOVIDADE T4 NA RUA DE SERPA PINTO, PORTO Na continuidade do texto do “Dia 53”, ontem lançámos no mercado o tal apartamento T4. Na minha opinião trata-se de um apartamento com carisma. Precisa naturalmente de uma remodelação, o que o dotará de uma identidade ainda mais forte. Destaco mais 4 características: a primeira, a sua localização central no Porto; a segunda, o facto de ter duas frentes (nascente e poente); a terceira, a existência e um quarto (15m2) junto ao hall de entrada, que permite um funcionamento independente à zona privada do apartamento; por último as vistas em profundidade desde a fachada poente. Para mais informações: https://www.zome.pt/pt/ZMPT539742
DIA 62 20-5-2020 REALIDADE VIRTUAL Ontem foi um dia cheio. Ao final do dia o corpo sentia, mas soube muito bem. De manhã cedo, no âmbito da compra de um apartamento na Prelada, no Porto, a pedido do banco da promitente-compradora (nossa cliente), tivemos de abrir uma porta do apartamento ao avaliador. Pela tarde, no âmbito de 3 angariações da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, duas a serem lançadas no mercado esta semana, e uma já com a promoção a decorrer, realizámos 3 “virtuais tours”. Acompanhando esta ferramenta de realidade virtual, estivemos também a realizar 3 vídeos de apresentação dos respetivos apartamentos. Deste modo a promoção de cada um, tornar-se-á ainda mais completa, logo ainda mais esclarecedora perante o mercado. No que toca aos dois novos imóveis, novidades nos próximos dias, para já deixo o “virtual tour” deste apartamento: https://www.zome.pt/pt/ZMPT538315
DIA 61 19-5-2020 EU GOSTO MUITO DA ZOME Com Covid-19, ou sem Covid-19, o meu quotidiano profissional vai voltando à normalidade. Decidi seguir as recomendações do Sr. Primeiro-ministro e trabalhar desde o escritório. Quanto aos assistentes, para já por casa; estão bem. Sou um felizardo. Não tive problemas de saúde associados ao vírus. Não tenho alguém do meu círculo pessoal que os tenha tido. Ao contrário de alguns, que o perderam, não me posso queixar: eu tenho trabalho, e sabem que mais, eu tenho um trabalho que me dá gosto ter. Tenho um trabalho que me permite sentir acompanhamento por colegas que aprecio e que reconheço competência; que sinto estarem ao meu lado e que muitos deles me permitem estar ao deles. Tenho um trabalho com as ferramentas certas para o desempenhar bem. Tenho um trabalho que me permite ter cada vez mais clientes, percebendo que os ajudo a conseguir o que pretendem, por certo também me ajudam; ontem foi exemplo disso mesmo, temos mais uma angariação para promover. Por tudo isto e por muito mais que não menciono, há uma identidade que registo: eu gosto muito da Zome.
DIA 60 18-5-2020 NEGATIVISMO POSITIVISMO Por entre dezenas de grupos no meu Whatsapp, parte deles com as notificações desativadas, caso contrário “não trabalharíamos”, por vezes surgem pequenos tesouros que valem mesmo a pena. Há dias, um colega da ZOME partilhou um vídeo. Gostaria de o partilhar com todos vocês. O vídeo inicia assim: “Você já reparou que quase tudo tem dois lados, comparação: o lado ruim e o lado bom, e o que difere o pessimista do otimista é o jeito de falar”. O hábito surge para quem pratica. O vídeo termina assim: “Que tipo de pessoa você quer ser?”
DIA 59 17-5-2020 CROMO DA BOLA “O Lincoln Portela, meu assistente de Marketing, sempre que identifica um anúncio online de venda de um imóvel, tem como tarefa observá-lo. Caso ele sinta que o imóvel possa ser compatível com o interesse de clientes compradores que temos em base de dados, tem a autonomia e o incentivo para enviar uma mensagem ao anunciante.” Este parágrafo foi transcrito do “Dia 36”, deste Diário. No passado dia 8 de janeiro, reuni-me com um proprietário que tinha a intenção de vender apartamento T4 no Porto. A reunião foi no apartamento e primeiro que tudo conheci a pessoa que estava por detrás do anúncio. Paralelamente, percebi a razão e a motivação da venda; percebi o imóvel; apresentei-me e apresentei a ZOME. Algo me dizia que voltaríamos a falar. Ontem recolhemos o contrato de mediação, dentro de poucos dias será lançada a promoção. Fruto do trabalho de prospeção do Lincoln, esta é a terceira angariação que surge vinda de um procedimento iniciado por ele. Gosto muito do cromo por diversas razões: uma porque apresenta resultados, aqui está mais um; porque é devoto; a mais importante, porque o cromo é boa pessoa.
DIA 58 16-5-2020 RÁCIOS DE CONVERSÃO Na maior parte das vezes, se não em todas, ser dono do próprio negócio, requer um controlo dos números que lhe está associado. Podemos enunciar as receitas, as despesas, o número de clientes, entre tantos outros. Este pressuposto faz, ou deveria fazer parte de qualquer empresa. Existem também números mais específicos que também importa saber, e medir principalmente. No nosso caso, podemos enunciar como exemplo, o número de reuniões de apresentação de serviços a clientes que querem vender os seus imóveis. Ao todo, nestes quase 3 anos de imobiliário, foram realizadas pela equipa do Cláudio Silva, quase 600 reuniões de apresentação de serviços. Se contabilizarmos os 72 imóveis que daí promovemos, significa que o nosso rácio de conversão é de uma angariação por cada oito reuniões. Rácio curto? Sim, se o virmos dessa forma, mas prefiro constatar vários pontos positivos: por um lado, o retorno financeiro; por outro, o falar com as pessoas; o estar no terreno e adquirir conhecimento imobiliário, etc. Uma nota de rodapé: não nos esqueçamos que 54% da faturação da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários provém dos FSBOs (proprietários que querem vender pelos seus meios). Há quem diga que esta fonte de angariações é a mais difícil. Não sei, não validei, só sei que são estes FSBOs, parte deles agora nossos clientes (satisfeitos), nos referenciam. Havendo referências passa a ser diferente o rácio.
DIA 57 15-5-2020 VIRTUAL TOURS Nas maiores contrariedades surgem as maiores oportunidades. Ao dia de hoje, para que conste, estamos na fase de desconfinamento do Covid-19. Daqui a uns tempos, ao ler estas palavras, iremos constatar se tudo passou, ou se esta foi só a primeira vaga do raio do bicho. Não sabemos, mas vamos saber. Independentemente do que acontecer, temos de fazer o que o Jorge Palma sempre disse: “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”. O que esta fase também nos proporciona é adaptação e ajuste de procedimentos. A partir de hoje, com duas angariações a caminho, utilizaremos uma nova ferramenta de promoção, é ela a visita virtual. Novidades muito em breve, diria para a próxima semana.
DIA 56 14-5-2020 BREVEMENTE T3 EM PEDROUÇOS, MAIA Ontem foi um dia “sumarento”. Normalmente quando conseguimos um contrato de mediação, isto é, quando nos entregam um imóvel para promover, raramente isso acontece “à primeira” (em apenas uma reunião). Não sei quantificar, mas diria que isso acontece em 10% das angariações. Ontem tivemos 3 reuniões de pré-angariação, todas elas correram bastante bem, mas houve uma que correu ainda melhor. Para a próxima semana lançaremos no mercado um espaçoso apartamento T3. Localiza-se muito perto do supermercado Continente da Areosa, na freguesia de Pedrouços, no concelho da Maia.
DIA 55 13-5-2020 REFERÊNCIAS Hoje escrevo na continuidade dos textos do Dia 52 e Dia 53. Há 3 anos, aquando dos primeiros passos enquanto consultor imobiliário, o meu selo de arquiteto, provocara em mim algum preconceito. Passo a explicar: nas primeiras formações pediam-nos para ligar aos nossos contactos gravados no telemóvel. A ideia passava por informar os nossos familiares, amigos, colegas, ou pura e simplesmente conhecidos, que acabávamos de abraçar um novo desafio profissional, por sua vez, se conheciam alguém que quisesse vender ou comprar uma casa. Optei por não o fazer, apesar disso, sabia que tinha de entrar em contacto com pessoas. Foi aí que apareceu a minha fonte de angariações principal, isto é, os FSBOs (vendedores por conta própria). Ao dia de hoje como revela o gráfico do Dia 52, os FSBOs representam 54% do retorno financeiro da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários. Esta fonte tem um pequeno senão, o rácio de conversão das reuniões de pré-angariação em angariações é muito baixo, contudo, esta estratégia levada com foco, oferece-nos um conhecimento do mercado imobiliário muito, muito profundo. Fazia-me falta este conhecimento. De forma natural, passados 3 anos, há sinais (já com alguma cadência) de outra fonte de angariações cujo rácio é muito superior, a referência (clientes, amigos, aliados). Ao dia de hoje representa 20% do retorno, “amanhã” será por certo mais. Ontem liguei a um proprietário que quer vender uma boa casa. O contacto foi-me passado por um amigo e aliado. Dentro de dias conhecerei a casa, mais importante, um potencial cliente. Um passo de cada vez, mas sempre para a frente.
DIA 54 12-5-2020 SABE MUITO BEM Para muitos sabe bem respirar o ar puro do campo, para outros o ar fresco do mar a entrar-lhe pelas narinas. Há quem goste do prazer de conduzir um carro desportivo, há quem se sinta preenchido em fazer voluntariado. Cada um de nós é diferente e tem satisfação em tudo um pouco. Por cá, sabe-me bem comer de seguida 1 kg de cerejas vindas do frigorífico, grandes, escuras e rijas; 1kg de figos bem maduros também não diria que não; vestir as minhas camisolas finas, lavadas e passadas a ferro; um bom filme no cinema, com pipocas, claro; estar com as minhas filhas “apenas” por ser pai delas. Em suma, poderia escrever um sem número de coisas simples da vida que me sabem bem, mas isso daria para um livro e tenho que continuar a trabalhar. Em janeiro de 2020 tive uma reunião de pré-angariação de um T4 no Porto. Ontem, passados 5 meses, o vendedor enviou-me uma mensagem a informar que me iria entregar a angariação. Quando existem estas surpresas, sabe muito, muito bem.
DIA 53 11-5-2020 DE ONDE SURGEM OS CLIENTES Há profissões cujo cara a cara com o cliente não se torna necessário. No caso do consultor imobiliário, até que a tecnologia nos substitua, esta relação é obrigatória. Há quem use como slogan: um negócio de pessoas para pessoas. Relembro que os nossos clientes são pessoas que pretendem vender ou comprar um imóvel. Em agosto de 2017, aquando da minha primeira formação no imobiliário, o formador incentivou- nos a pegar no telemóvel e pediu-nos para ligar para o nosso CIP - Círculo de Influência Pessoal. Esse procedimento tinha como principal propósito passar uma mensagem muito simples. A mensagem consistia em dois pontos: por um lado, informar o nosso contacto que abraçávamos um novo desafio profissional; por outro, um pedido de ajuda, isto é, caso conhecessem alguém que pretendesse vender ou comprar uma casa, que nos passassem esse contacto. Não é que nessa altura o meu telemóvel não ligava para os meus CIPs. Arquiteto… não havia que misturar as coisas. Já agora… caro colega arquiteto, queres vender ou comprar uma casa ou um apartamento? Conheces quem queira? Se sim, contacta-me.
DIA 52 10-5-2020 CASAS DE ARQUITETO Apesar de muito focado no imobiliário, a arquitetura deixa saudades, foram 16 anos de prática. Uma coisa é realizar projetos de arquitetura, a outra, promover ou procurar imóveis. Ambas são válidas, extraordinárias, mas diferentes. Ao longo destes quase 3 anos de imobiliário, tive o privilégio de, por um lado, promover 72 imóveis de clientes vendedores, por outro, ter encontrado 7 imóveis para satisfazer as necessidades de clientes compradores. Um dia talvez junte as duas disciplinas, a arquitetura e o imobiliário. Um dia talvez promova uma “peça de arquitetura”, assim como a casa do infinito localizada em Cádiz, Espanha, cujo autor do projeto de arquitetura é o arquiteto Alberto Campo Baeza. Um dia.
Search
Read the Text Version
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- 61
- 62
- 63
- 64
- 65
- 66
- 67
- 68
- 69
- 70
- 71
- 72
- 73
- 74
- 75
- 76
- 77
- 78
- 79
- 80
- 81
- 82
- 83
- 84
- 85
- 86
- 87
- 88
- 89
- 90
- 91
- 92
- 93
- 94
- 95
- 96
- 97
- 98
- 99
- 100
- 101
- 102
- 103
- 104
- 105
- 106
- 107
- 108
- 109
- 110
- 111
- 112
- 113
- 114
- 115
- 116
- 117
- 118
- 119
- 120
- 121
- 122
- 123
- 124
- 125
- 126
- 127
- 128
- 129
- 130
- 131
- 132
- 133
- 134
- 135
- 136
- 137
- 138
- 139
- 140
- 141
- 142
- 143
- 144
- 145
- 146
- 147
- 148
- 149
- 150
- 151
- 152
- 153
- 154
- 155
- 156
- 157
- 158
- 159
- 160
- 161
- 162
- 163
- 164
- 165
- 166
- 167
- 168
- 169
- 170
- 171
- 172
- 173
- 174
- 175
- 176
- 177
- 178
- 179
- 180
- 181
- 182
- 183
- 184
- 185
- 186
- 187
- 188
- 189
- 190
- 191
- 192
- 193
- 194
- 195
- 196
- 197
- 198
- 199
- 200
- 201
- 202
- 203
- 204
- 205
- 206
- 207
- 208
- 209
- 210
- 211
- 212
- 213
- 214
- 215
- 216
- 217
- 218
- 219
- 220
- 221
- 222
- 223
- 224
- 225
- 226
- 227
- 228
- 229
- 230
- 231
- 232
- 233
- 234
- 235
- 236
- 237
- 238
- 239
- 240
- 241
- 242
- 243
- 244
- 245
- 246
- 247
- 248
- 249
- 250
- 251
- 252
- 253