DIA 51 9-5-2020 OS ALIADOS Apesar de na frente asiática a II Guerra Mundial ter continuado por mais 4 meses, no dia 8 de maio de 1945, deu-se a rendição nazi. As alianças sempre fizeram parte da história e sempre farão. Há 75 anos, existiam duas gigantescas alianças militares opostas: os Aliados, cujos países mais importantes eram os Estados Unidos, a União Soviética e o Reino Unido, e o Eixo no qual faziam parte a Alemanha, a Itália, o Japão, entre outros. Neste momento, a nossa guerra é outra: o Covid-19. À exceção de alguns personagens, no mundo criamos uma aliança global contra este inimigo invisível. A maior fonte de faturação da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, representando 52% do volume, é o FSBO, isto é o proprietário que queria vender por conta própria, e após tomar conhecimento do nosso serviço, nos entrega a angariação. Outra fonte de faturação é o Aliado. Desde ontem e como tarefa para os próximos dias, iremos explorar estratégias para aumentar os 10% de quota que esta fonte representa.
DIA 50 8-5-2020 RESERVADO T2 EM LAVRA, MATOSINHOS Assim que realizo a minha apresentação de serviços a um cliente vendedor, uma das mensagens que passo é: Senhores vendedores, a partir do momento em que assinem o contrato de mediação imobiliária, posso arranjar um comprador para o vosso imóvel nesse mesmo dia, a meio do contrato, ou no último dia; embora não seja esse o meu foco, pode acontecer que não arranje o comprador; estas são as hipóteses, e uma delas vai acontecer. Há uma frase assim: a sorte dá trabalho. Ao penúltimo dia de contrato, seis meses depois, aconteceu uma visita a um apartamento que estávamos a promover. As visitas aconteciam, mas havia sempre algo que emperrava o fecho. Os interessados até gostavam, mas na apreciação do apartamento, o raio da palavra \"mas\" acompanhava-os sempre. Resultado dessa visita, estes Senhores vendedores, nossos clientes, desabafaram-me o seguinte: o Cláudio bem disse que ia vender. Até ao lavar dos cestos é vindima.
DIA 49 7-5-2020 NOVIDADE TERRENO EM GUIFÕES, MATOSINHOS No seguimento do texto do passado “Dia 45”, lançamos ontem no mercado a nossa segunda angariação 100% “covidiana”. Trata-se de um terreno com 559m2, e tem viabilidade construtiva para uma moradia, ou para dois andares-moradia, num total de área de construção de 462m2. Está localizado na Rua dos Paus, na freguesia de Guifões, no concelho de Matosinhos. A zona é calma, primordialmente habitacional, mas com comércio e serviços pontuais. Tem também bons acessos aos centros urbanos do Porto e de Matosinhos, por sua vez à Autoestrada A28. Para mais info: https://www.zome.pt/pt/ZMPT539531
DIA 48 6-5-2020 A AGENDA DO ASSISTENTE Entre setembro de 2012 e janeiro de 2015 estive emigrado. Aconteceu comigo e com muitos arquitetos que tal como eu não conseguiam trabalho em Portugal. Nesses anos culpava-se a Troika. Inglaterra, Áustria e Alemanha foram os países por onde andei. Apesar de não ter desejado emigrar, não me podia queixar, eu era dos profissionais mais privilegiados. A prova: viagens quinzenais a Portugal e colaboração num escritório de arquitetura de renome internacional. A língua alemã, a maior dificuldade. Ter estado lá fora foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora. Aprendi várias lições de vida, uma delas o fato de sentir que nós portugueses somos um povo 5 estrelas, por sua vez, Portugal um país extraordinário. Apesar deste facto, como em todos os povos, temos as nossas lacunas. Em comparação com aqueles países, uma dessas lacunas passa por não sermos tão produtivos naquilo que fazemos, por exemplo, não sabemos organizar tão bem o nosso tempo. Juntando esse conhecimento adquirido, à formação em organização que a ZOME nos proporciona, ontem estivemos finalmente a organizar a agenda do Lincoln, o nosso assistente de Marketing. Criar esses blocos de tempo para ele, revela-se vital para uma maior assertividade e produtividade no trabalho da equipa.
DIA 47 5-5-2020 RESERVADO T3 EM GUIFÕES, MATOSINHOS Três meses depois do arranque da promoção de um apartamento T3 na freguesia de Guifões, concelho de Matosinhos, ontem fechamos o negócio. Está assinado o contrato-promessa. Curiosidades e números relacionados com esta angariação: - Contactos de interessados inseridos em base de dados: 49 (27% resultou em visita) - Visitas de compradores representados pela equipa Cláudio Silva: 7 (54%) - Visitas de compradores representados por colegas da ZOME: 4 (31%) - Visitas de compradores representados por outras imobiliárias: 2 (15%) - Propostas de compra efetuadas: 6 (46% das 13 visitas efetuadas)
DIA 46 4-5-2020 RESERVADO T4 EM ERMESINDE, VALONGO Muito pontualmente, existem angariações que resultam em transações, cujo produto acaba por não entrar no mercado. Acontece, faz parte do trabalho, e para o consultor imobiliário que ainda não tenha tido um produto assim, se se mantiver na profissão, mais dia menos dia irá ter. Durante alguns meses, um casal de proprietários colocou o seu apartamento para venda com a ajuda de algumas imobiliárias. Infelizmente para eles, não conseguiram vender. Por intermédio de uma referência, ficamos a saber que eles estavam de certa forma insatisfeitos com o trabalho de promoção até àquele momento, mas ainda mais importante, motivados para vender. Reunimo-nos, assinamos o contrato de mediação e aguardávamos a reportagem fotográfica profissional para que o imóvel fosse lançado no mercado. Nesse entretanto, eles ligaram-me porque uma consultora de outra imobiliária tinha entrado em contacto com eles. Ela dizia ter um comprador interessado no apartamento. Os nossos clientes responderam para tratar de tudo com o Cláudio, pois era quem os representava. Tratamos de todo o processo até ao momento da assinatura do contrato-promessa, e trataremos até à escritura. Estivemos com eles ontem, estamos hoje e estaremos amanhã. Só assim faz mais sentido.
DIA 45 3-5-2020 OS BRONCOS No âmbito da angariação de imóveis, nomeadamente no que toca às reuniões de apresentação de serviços, fui-me deparando com vários tipos de clientes vendedores. Este é um negócio de pessoas para pessoas e cada cliente é um cliente. A nós, consultores imobiliários, regra geral, temos de nos adaptar a cada um desses perfis. Naturalmente que os nossos clientes também têm de se adaptar a nós. Só desta forma majoramos as probabilidades de alcançarmos o objetivo. Juntos. Sempre. Um desses tipos de vendedores que fui observando, são aqueles que, sem ofensa, ainda para mais porque muitos deles precisam mesmo da nossa ajuda, os designo de \"broncos\". São aqueles clientes que marram, marram e marram num ponto, e não saem dali. Curioso que acontece muito nos homens acima dos 60 anos. Ontem um desses clientes percebeu que precisa da minha ajuda profissional, e compreendeu que não fazia sentido manter aquele ponto na negociação. Depositou confiança, agora a responsabilidade está do nosso lado e temos o dever de lhe corresponder. Temos mais uma angariação, novidades para a semana.
DIA 44 2-5-2020 A ARQUITETURA VENDIDA Assim que terminei o meu curso universitário em arquitetura, complementado à posteriori com um Master’s no estrangeiro (que coisa pomposa), fiquei com uma sensação. A sensação ganhou consolidação assim que descobri o caminho no imobiliário. O portfolio da arquitetura que realizei ao longo dos 16 anos de prática, foi vastíssimo, só que, muito pobre numa questão vital. Grande parte dos nossos professores universitários em arquitetura, alguns sem darem conta, incutem-nos a ideia de sermos um profissional por conta própria, para alguns professores, o arquiteto estrela. Imagino que não é só na arquitetura, mas também noutras disciplinas. Essa filosofia é válida, como qualquer outra, mas para vingarmos, há algo que, infelizmente, não nos é ensinado. Não tive esse ensinamento, e não queiram saber o quanto precisei dele. Ser arquiteto por conta própria, é ser “vendedor” é ter apetências diversas. Ser consultor imobiliário é-o também. Para se ser “vendedor” há que preservar os nossos clientes, por sua vez, angariar novos. Se não angarias estás tramado e o mais espectável é que o teu negócio caia. Para se angariar, por um lado há que prospetar, por outro há que dar seguimento a anteriores contactos estabelecidos. Não sabia isto. Hoje sei. Ensinaram-me a não presumir. Aproveitando o Covid-19 em que os feriados e fins-de-semana se dissipam, ontem foi dia da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, efetuar 32 destes contatos de seguimento. Uma vez mais, há que semear para colher.
DIA 43 1-5-2020 BALANÇO DE ABRIL O mês de abril terminou e hoje é o Dia do Trabalhador. Como sempre gosto de observar a agenda e fazer o balanço mensal. Foi um mês diferente por causa do raio do vírus, não há dúvidas. Também não há dúvidas que por ser diferente, não nos dá desculpas para que não se trabalhe. Feito o balanço a sensação que fica é a de que para colher o mesmo de meses anteriores, há que trabalhar (muito) mais. Estou confiante que lançámos algumas boas sementes à terra. Há que continuar sempre com foco. No âmbito da prestação da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, naquilo que me interessa, o abril foi assim: - Reuniões de pré-angariação e apresentação de serviços a vendedores: 20 - Reuniões de qualificação de compradores: 2 - Visitas a imóveis: 5 - Novas angariações que deram entrada na ZOME: 1 - Escrituras realizadas: 1 A propósito ontem fechámos um apartamento que promovemos. As partes entenderam-se e reservámos o imóvel. Falta assinar o contrato-promessa. Daqui a um mês espero adicionar este algarismo ao balanço de maio. Até amanhã.
DIA 42 30-4-2020 OS ENGONHADOS Por diversas causas, ocorrem processos de venda de um imóvel que demoram (muito) a ser concretizados. Nestes casos é preciso ter paciência e encontrar soluções para que o negócio aconteça. Até hoje tive três casos assim, duas casas e um apartamento. Felizmente dois desses processos estão resolvidos, mas ainda há um que carece de resolução. O primeiro processo não se resolveu de forma “normal” porque era necessário um Alvará de Utilização para que a escritura acontecesse. Solicitamos à Câmara Municipal o Alvará de Utilização autenticado, mas a Câmara informava-nos de que apesar de no sistema informático haver o registo do Licenciamento (com 40 anos), não encontrava o processo físico, logo não nos podia entregar o Alvará de Utilização. Com muita paciência, só cerca de meio ano depois é que conseguimos o documento. A escritura aconteceu. O segundo porque o nosso cliente vendedor era detentor de apenas 85% da fração. Não foi fácil, mas conseguimos arranjar um comprador que não se importou de comprar apenas essa parte do apartamento. Demorou, mas foi. O terceiro, o tal ainda em resolução, fruto de uma construção não legalizada, carece também do Alvará de Utilização para que a escritura possa acontecer. Ontem foi um dia dedicado a trabalhar sobre esta angariação. Este é dos tais processos que estando concluído, merece a abertura de um Dom Pérignon.
DIA 41 29-4-2020 A PROPOSTA Salvo algumas exceções, com um mês de promoção, o consultor imobiliário valida se o imóvel que está a promover, está bem ou mal posicionado no mercado. No que me toca, se nesse primeiro mês o imóvel tiver de forma assídua toques de pessoas a manifestarem interesse, regra geral significa que, mais dia menos dia, o imóvel vai ser reservado. Atenção, às vezes ocorrem exceções à regra. Neste momento temos um apartamento T3 para promover na freguesia de Guifões, concelho de Matosinhos. Fruto desses toques, sentimos que o apartamento está bem posicionado no mercado e que está a ter interesse. Apesar disso, se espremermos o sumo que nos interessa, o que é certo é que ainda não conseguimos arranjar o comprador. Para além do sentir, há que resultar. No âmbito de uma dessas pessoas que manifestou interesse neste apartamento, surgiu ontem uma proposta de compra. Conseguiremos que as partes se sintam confortáveis e cheguem a acordo? Acredito que sim, mas um passo de cada vez.
DIA 40 28-4-2020 NOVIDADE T3 EM SÃO FÉLIX DA MARINHA No âmbito do texto do passado “Dia 36”, lançamos ontem no mercado uma nova angariação. Trata-se de um apartamento de tipologia T3, está ao nível de um rés-do-chão, tem um generoso terraço com 24m2, está inserido num condomínio fechado a 650m da praia, localizado na freguesia de São Félix da Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia. Para mais info: https://claudiosilva.com.pt/imoveis/apartamento-t3-terraco-condominio-fechado- s-felix-marinha/
DIA 39 27-4-2020 FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA Na maior parte dos casos, uma nova angariação a ser lançada no mercado, requer uma reportagem fotográfica profissional. Antes de ser consultor imobiliário, era só arquiteto (tomei a decisão em julho de 2017). No âmbito dessa minha profissão, estava habituado à fotografia de arquitetura, e profissionalmente escrevendo, não havia outro tipo de fotografia profissional digamos assim. Na fotografia de arquitetura, o fotógrafo tem de ter, e na verdade grosso modo todos os fotógrafos de arquitetura que conheço têm, uma sensibilidade diferente para mostrar o objeto. Sei que não é justo pedir a um fotógrafo de imobiliário, fotografias de arquitetura (por isso mesmo têm nomes diferentes). Porquê? Por várias razões, mas destaco duas: a primeira, porque o custo de uma reportagem fotográfica de imobiliário é muito menor; a segunda, mais importante e óbvia, porque o próprio imóvel não tem a qualidade arquitetónica que gostaríamos. Ao contrário dos Senhores vendedores que ao verem as fotografias do seu imóvel ficam na maior parte dos casos maravilhados, fico sempre com algum desapontamento em relação à expectativa que tinha. Apesar disso, se compararmos o resultado da nossa reportagem fotográfica de imobiliário, com a reportagem fotográfica caseira de muitos Senhores vendedores, então já durmo descansado. Em suma, há que melhorar sempre, mas um passo de cada vez e trabalhar com o que temos.
DIA 38 26-4-2020 OS MEDALHADOS Ao longo dos últimos dois anos e nove meses, a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários inseriu em base de dados cerca de 3700 contactos. Arredondando o número, em média foram 4 contactos por dia. Cerca de 98% destes nomes, já atenderam uma chamada telefónica efetuada da nossa parte. Os restantes 2%, os quais designamos não qualificados, dizem respeito a contactos que não atenderam a nossa chamada após 3 tentativas (grosso modo pessoas que nos enviam uma mensagem a solicitar informações sobre um determinado imóvel em promoção). Ontem realizámos pequenos ajustes na nossa base de dados, nomeadamente na organização de marcadores e na atribuição dos mesmos a esses nomes. Fruto disso, teremos uma base de dados mais organizada e mais propícia a trazer-nos um retorno superior. De igual modo, um desses ajustes resultou numa regra de trabalho para o nosso assistente especialista em compradores. A partir de ontem o Moisés Teixeira apenas vai trabalhar 40 clientes de cada vez. 5 compradores “ouro”, isto é, clientes motivadíssimos para comprar, clientes com capacidade financeira comprovada, por fim clientes que procuram um imóvel que sintamos que existe no mercado. 10 compradores “prata”, clientes que querem comprar, mas por uma ou outra razão, sentimos que ainda não são “ouro”. Por último 25 compradores “bronze”, são eles, clientes que merecem o nosso “namoro”, visto que a qualquer momento podem ser mais valiosos.
DIA 37 25-4-2020 INQUILINOS No âmbito do nosso trabalho de promoção de um imóvel, muitas vezes deparamo-nos com o facto de promover imóveis que estão arrendados. Salvo exceções, por exemplo um contrato de arrendamento prestes a terminar, outro exemplo uma renda tentadora para investidor, estar arrendado significa que, à partida, as probabilidades de arranjarmos um comprador diminuem. Os inquilinos são aquelas pessoas que habitam o imóvel e como muitos de nós não gostamos de ver o nosso lar “invadido” por pessoas estranhas. O consultor imobiliário deve ser capaz de salvaguardar a privacidade do modo de habitar do inquilino, mas ao mesmo tempo, torna-se muito importante que o inquilino se coloque também no nosso lugar, isto é, no lugar de quem está a fazer o seu trabalho. Três palavras chave: comunicação, respeito e compreensão. Se não fosse assim, não se venderiam imóveis arrendados, certo? A partir da próxima semana, vamos promover um apartamento T3 em São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia. Está arrendado até ao final de junho. Gosto destes inquilinos, ontem permitiram que a reportagem fotográfica e vídeo fosse realizada sem qualquer percalço. Entregaram a chaves, libertaram o apartamento e foram caminhar um pouco. Há inquilinos assim.
DIA 36 24-4-2020 DÉCIMA PRIMEIRA O Lincoln Portela, meu assistente de Marketing, sempre que identifica um anúncio online de venda de um imóvel, tem como tarefa observá-lo. Caso ele sinta que o imóvel possa ser compatível com o interesse de clientes compradores que temos em base de dados, tem a autonomia e o incentivo para enviar uma mensagem ao anunciante. No passado dia 14 de abril, um desses anunciantes respondeu ao Lincoln. O Lincoln sabe que me deve passar o contacto da pessoa e de seguida ser eu a ligar. Liguei e marquei uma videoconferência com o casal anunciante para o dia seguinte, foi a décima primeira videoconferência de pré-angariação de um imóvel (neste período de quarentena). Correu bem. Posteriormente, após alguns telefonemas entre mim e o casal, sobretudo para o esclarecimento de dúvidas que eles tinham, passaram-me a mensagem seguinte: “vamos então assinar o contrato de mediação para que possa promover o nosso apartamento” Embora o imóvel seja no concelho de Vila Nova de Gaia, o casal não reside na Área Metropolitana do Porto. Percebi que se sentiam mais seguros se tivessem uma cara à frente, de certa forma eu também. Mediante medidas de segurança, só havia uma hipótese, ou eles faziam 200km ou fazia eu. Muitas vezes surgem oportunidades que as agarras ou as deixas fugir. Fui lá eu. Para a semana devemos ter a promoção deste apartamento T3 no mercado. Esta é a segunda angariação que iremos promover fruto do trabalho de prospeção do Lincoln. O cromo está de parabéns, mas agora temos de arranjar o comprador, caso contrário, de nada nos vale esta angariação. Um passo de cada vez, mas sempre para a frente.
DIA 35 23-4-2020 O SENHOR CONSTRUTOR Na passada sexta-feira, isto é, há 6 dias, um casal decidiu colocar um anúncio de venda de uma casa em Vila Nova de Gaia. O imóvel precisava de sérias obras, mas tinha muito potencial. Liguei ao casal na segunda-feira e marcamos uma reunião para que eu pudesse conhecer melhor as características da casa, por sua vez para perceber se os poderia ajudar a vender. Anteontem a reunião aconteceu, durou 2.30h e trouxe o contrato de mediação imobiliária assinado. Um dos valores principais que um consultor imobiliário deve passar aos seus clientes é o da confiança. Ter um consultor imobiliário pode ser o mesmo que ter um médico de família que nos conhece, um advogado que nos representa, uma costureira que nos cose sempre as bainhas das calças. Confiar uma casa a um profissional para que ele a possa promover, muitas vezes representa a entrega do bem mais valioso de uma família. A confiança é fulcral. Durante a reunião, palavras minhas: “Sugiro levar o contrato de mediação assinado já hoje. Se o construtor que veio cá no sábado, amanhã aquando da segunda visita, mantiver a proposta verbal que vos fez, a qual me parece muito interessante, então comunicam-me e rasgarei o contrato de imediato, podem confiar”. Palavras do casal: “Ok, vamos confiar em si Cláudio”. Recebi ontem uma mensagem do casal a solicitar que rasgasse o contrato. Liguei-lhes para saber. Informaram-me que o tal construtor sempre vai avançar para a compra, mas que só quer formalizar o contrato-promessa daqui a duas semanas. Enviei-lhes uma fotografia do contrato rasgado para que ficassem tranquilos. Valorizaram a postura. Fazendo o meu papel, ligarei daqui a duas semanas.
DIA 34 22-4-2020 9 HORAS A pergunta: “Se chegar ao seu posto de trabalho às 9.30h, o que acontece?” A resposta: “Não posso mesmo. Tenho de chegar até às 9h sem falta.” Quando existe um trabalhador por conta de outrem, no âmbito do trabalho preconizado, normalmente existe um horário de entrada e de saída. Se porventura o trabalhador da empresa pública ou privada, não cumprir esse horário, poderá haver consequências. Na minha opinião, poderá existir o motivo para o não cumprimento, mas quando existe cadência e as desculpas superam as soluções, ainda para mais quando evidentes, o caso está tramado. As consequências desse incumprimento podem originar vários níveis de contaminação: na saúde da empresa propriamente dita; nas pessoas indiretamente relacionadas com a empresa, clientes por exemplo; nos colegas, sobretudo nos cumpridores; por fim, para o incumpridor propriamente dito, por arrasto, para a sua família. Se fizermos as contas, num horário de 8 horas de trabalho um atraso médio de 30 minutos por dia, corresponde a um decréscimo na produtividade de 6,25%. Se existir um almoço cuja sobremesa teve de ser (mais) saboreada, a percentagem alcançará rapidamente dois dígitos antes da vírgula. Direcionado a muitos dos profissionais autónomos que têm de gerir o seu próprio tempo, este texto é para vocês. Sugiro que trabalhem a gestão do vosso próprio tempo como se trabalhadores por conta de outrem se tratassem, isto é, com um horário de entrada e outro de saída. Força companheiros. Este texto é também para as/os companheiras/os destes profissionais autónomos, em especial para aquelas/es que respondem “não posso mesmo”.
DIA 33 21-4-2020 BALANÇO ANUAL Quando eu tinha 13 anos, nas férias do Natal de 1990, a minha mãe falou com um senhor que era dono de uma loja de artigos de correaria em Braga (vivi em Braga até aos meus 28 anos). Tudo o que fosse artigo de couro, aquela loja vendia. Localizada na Rua dos Chãos (quem sobe do lado esquerdo), no exterior da mesma, a ocupar o passeio, estava sempre um potro exposto, na verdade, para mim, aquele potro sempre fora um cavalo. Para ocupar o tempo do “menino”, nesse janeiro, por vários dias, contei centenas de coleiras de couro, de trelas, de ferraduras, de carteiras, de cintos etc. Recordo-me que depois de contar, apontava o número num papel. Designava-se de inventário o trabalho que eu estava a realizar. Já não me recordo bem, mas acho que trouxe umas moedas no bolso. Poder-se-á dizer que o Consultor Imobiliário angaria casas. Se aprofundarmos a questão, na verdade não angariamos casas, mas sim pessoas, isto é, clientes. Por uma questão de princípio, adoto a metodologia de fazer o balanço do número de clientes angariados sempre no final do ano. Ao longo do mesmo existem alguns meses, felizmente pontuais, que o número de clientes é 0; pelo contrário, há outros cujo saldo é francamente positivo, vejamos o exemplo de 1-2020, foram 8. Ao todo, desde 9-2017, data do primeiro cliente vendedor angariado, foram 70 os que me confiaram o seu imóvel para promover. Para conseguirmos uma angariação de um cliente, tudo começa com uma reunião de apresentação de serviços. Estamos em Covid-19 e esta é a sexta semana de confinamento em casa. Ao todo aconteceram 18 destas reuniões (em videoconferência). Está a custar, o resultado do mês ainda é 0, mas como escrevi, o balanço faço-o ao final do ano. Postura positiva, um passo de cada vez, mas sempre para a frente. Siga…
DIA 32 20-4-2020 WATERDROP Hoje gostava de vos transmitir o que está por detrás da imagem corporativa da Cláudio Silva Consultores Imobiliários. No âmbito da Física, a queda de uma gota de água sobre um espelho de água, origina ondas mecânicas e bidimensionais. A propagação de energia, neste caso gerada por essas ondas, reflete-se na nossa imagem corporativa e na nossa identidade. Procuramos e promovemos os nossos imóveis junto da nossa rede de contactos, da rede de consultores ZOME e de outras redes imobiliárias. Deste modo, proporcionamos aos nossos clientes resultados mais rápidos, mais precisos e mais positivos.
DIA 31 19-4-2020 SEMEAR PARA COLHER Sem qualquer talento em escrita criativa, correndo o risco de por vezes ser pouco entusiasmante para quem acompanha estes textos, a ideia de escrever este Diário passa muito por deitar cá para fora pequenos desabafos profissionais. De igual modo, um dia, poderei olhar para trás e recordar com nostalgia, com carinho, com orgulho, quiçá com repúdio, sei lá, aquilo que foi feito no passado. Talvez um dia escreva um livro e o ofereça às pessoas mais importantes da minha vida e que mais me acompanharam no meu percurso profissional. Certo, certo é que já lá vão 31 dias e não me apetece parar de escrever. Lamechas à parte, às vezes com alguma “pouca cabeça”, quando me surge uma oportunidade pela frente, gosto de a explorar, de perceber o que dali virá. Esta foi uma semana intensa de trabalho. Confinado a casa, ao todo, 9 videoconferências de apresentação se serviços para angariar imóveis. Até ao momento nenhumas destas angariações aconteceu. Estou dedicado à agricultura, semeio para colher. Bom domingo.
DIA 30 18-4-2020 DIZER NÃO Há cerca de uma semana, no âmbito da promoção de um apartamento que estamos a promover, recebemos um pedido de visita da parte de um potencial comprador. Após uma breve conversa ao telefone, sugeri ao casal que observassem, lessem e escutassem, aqui entre nós, com mais atenção, o link do apartamento. Para além de um descritivo muito informativo, de fotografias vastas e da localização precisa do imóvel, o link continha um vídeo de 15 minutos. Agendamos uma videoconferência. Aconteceu ontem. Todos nós, mesmo os adultos, devemos estar aptos a receber formação e educação. No que toca à procura de imóveis, muitos dos nossos clientes precisam disso mesmo. Faz parte, no lugar deles sentiria o mesmo. Pode parecer estranho, mas em algumas vezes, estamos mais ao lado dos nossos clientes compradores se lhes sugerirmos que não façam nada, que parem e que não caiam na tentação de fazer visitas por fazer. Porquê? Porque ainda lhes falta ter a verdadeira razão pela qual têm de comprar. Normalmente essa razão designamos de motivação. Por muito que nós consultores imobiliários ambicionemos obter a “lealdade” de um cliente comprador (leia-se “lealdade” ao facto de este cliente apenas fazer visitas com esse consultor, independentemente do imóvel estar a ser promovido pela imobiliária a, b ou c) amparando-o, mostrando-lhe que estamos ao lado dele, outras vezes temos que ser capazes de dizer não, ou pelo menos, não no momento. A videoconferência deixou-me com uma sensação de que correu muito bem. Este casal tem de ter a segurança de que se vai mudar para o Porto nos tais 2 meses que nos referiu, assim que a tenham ficaram de nos contactar. Só aí, nesse momento, se acontecer, fazem sentido as visitas. Estamos com eles. Sinto que estão connosco. A propósito, por eles mesmos, chegaram à conclusão de que a visita ao tal apartamento não fazia sentido.
DIA 29 17-4-2020 PARABÉNS “Hoje estão marcadas 4 videoconferências de apresentação de serviços, amanhã conto-vos quantas aconteceram. Aposto nas 4. E tu, quantas apostas que vão acontecer?” Com esta linha de texto terminava assim o texto do “Dia 26”. Como resultado, aconteceram apenas três das quatro reuniões que estavam marcadas, daí, ter perdido a aposta. “Agradeço o seu contacto, mas a casa já está sinalizada e ficará suspensa a nossa reunião até novos desenvolvimentos. Contactarei se assim for necessário.” sms recebido Ao longo do tempo, se bem que o erro possa fazer parte, fui dando conta que a minha intuição tem sido posta à prova. Não querendo dizer que não possa ter acontecido a tal “sinalização” do imóvel deste vendedor, é muito pouco provável que a mesma tenha acontecido. Porquê? Por um lado, porque perante o anúncio online, aparentava ser um apartamento acima do preço do mercado, mas principalmente porque este senhor apenas tinha colocado o anúncio de venda há apenas um dia. Se quisermos esmiuçar um pouco mais, porque estamos em período Covid- 19; porque se a casa (o apartamento) já estava sinalizada, então porquê suspender a nossa reunião e não cancelar; por último porque não me respondeu a uma sms (teste) que lhe enviei. Posto isto, há que seguir em frente e dar seguimento às outras três reuniões, aliás, uma delas originará hoje uma segunda reunião. Um passo de cada vez, mas sempre para a frente. Quanto ao tal vendedor e a este tipo de respostas, três mensagens: a primeira, fazem parte do meu trabalho; a segunda, a bateria do meu telemóvel ainda permite uma chamada mais adiante; a terceira, posso estar a presumir errado, este senhor é um excelente vendedor e sendo assim está de Parabéns.
DIA 28 16-4-2020 VENDIDO T2+1 CANIDELO, VILA NOVA DE GAIA Uma das fontes de rendimento da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários são as angariações que resultam em vendas. Para as conseguir, um dos procedimentos passa por recolher na internet o contacto de vendedores de imóveis, isto é, de FSBOs (ver definição no texto do “Dia 5”). No passado dia 6 de junho de 2019, através de anúncios online, recolhi os contactos de algumas pessoas que queriam vender os seus imóveis. Inseri-os em base de dados e preparei tudo para lhes ligar. Acabei por ligar apenas a parte deles, não tive tempo para mais digamos assim. Entretanto nos tempos seguintes, surgiram outros anúncios novos, “fresquinhos” e acabei por priorizar estes últimos cuja taxa de retorno é superior. No dia 21 de janeiro de 2020, 7 meses e meio depois, optei por ligar a um conjunto de contactos “esquecidos” na base de dados. A pergunta é sempre a mesma: “já vendeu?”. As respostas variam entre: “já”, o “desisti da venda” e o “ainda não”. Principalmente quando a reposta é esta última, a ideia passa por perceber o porquê de não terem vendido. Tenho de fazer o meu papel, naturalmente. Pela primeira vez, ouvi a voz da nossa cliente nesse dia. Havia um grande desapontamento pelo trabalho das várias imobiliárias envolvidas no processo da promoção do seu apartamento. A reunião de pré-angariação foi no dia 27 de janeiro, o contrato de mediação a 6 de fevereiro, o contrato-promessa a 15 de fevereiro e a escritura a 15 de abril. Em suma, esta nossa cliente esteve quase 1 ano para vender o seu apartamento. Obrigado à nossa cliente pela confiança, obrigado também à imobiliária Chave Nova com quem partilhamos ontem a venda (representou o comprador). Esta nossa cliente vendedora, desde o dia 27 de fevereiro, passou a ser também nossa cliente compradora. Por intermédio do nosso apoio profissional, assinou um contrato-promessa de compra de um outro apartamento. Aguardamos a escritura de compra para que o seu objetivo aconteça, ou seja, uma qualidade de vida superior.
DIA 27 15-4-2020 AJUSTES DE PREÇO A formação dada por consultores mais experientes, por sua vez a partilha de conhecimento entre colegas, são duas figuras que fazem parte da identidade da ZOME. Sempre conheci a ZOME assim e acredito que sempre assim será. “Queres saber como podes fazer baixas de preço durante o período da quarentena? Assiste a este direto e conhece as experiências dos nossos colegas convidados!” Inserido numa publicação de um grupo no Facebook, este texto reflete um tema muito atual. Juntamente com 6 colegas, expusemos práticas, dicas, ou pura e simplesmente debatemos o tema. Destaco a conclusão principal, o facto de que a procura de imóveis diminuiu, prova disso é a quantidade de telefonemas que o consultor recebe hoje em comparação com o “ontem”. Para quem leu o texto de ontem, à partida, amanhã escreverei sobre as reuniões.
DIA 26 14-4-2020 QUATRO O que é verdade hoje, pode não ser verdade amanhã. No final da semana passada, tinha marcado na agenda de quinta-feira dia 16 de abril, três reportagens fotográficas profissionais. Encaminhavam-se três novas angariações, duas delas resultantes de reuniões Covid-19, isto é, reuniões de apresentação de serviços realizadas através de uma videoconferência. Estava muito, muito entusiasmado, principalmente por virem a caminho estas duas novas angariações. Por uma ou por outra razão, ambas as reportagens fotográficas foram adiadas. Algo me diz que uma delas vai acontecer, sinto os vendedores motivados para tal e com necessidade de mudança por razões profissionais; ao invés, sinto que a outra não vai acontecer, a vendedora vacila constantemente na sua posição, ora quer, ora não quer. No que me toca, tenho que manter o seguimento, de certa forma manter a disponibilidade. Ao longo deste percurso enquanto consultor imobiliário, fui-me habituando a estas mudanças rápidas de agenda. Deitas-te hoje com o dia de amanhã planeado, no dia seguinte deitas-te de novo e o dia foi muito diferente. Aprendi isto com o tempo, apesar de não me ser indiferente, chateia sempre um pouco, na verdade já me chateou muito mais. O importante, a resiliência. Outro fator importante, o balanço a ser feito ao final do ano. Hoje estão marcadas 4 videoconferências de apresentação de serviços, amanhã conto-vos quantas aconteceram. Aposto nas 4. E tu, quantas apostas que vão acontecer?
DIA 25 13-4-2020 JÁ PROCRASTINASTE HOJE? Para quem não sabe, procrastinar significa adiar ou deixar alguma coisa para depois. Enquanto Consultor Imobiliário, muitas vezes dou conta de vários proprietários que querem vender os seus imóveis a procrastinar. Na maior parte dos casos, vivem na esperança legítima de conseguirem arranjar o comprador, quer porque assim acreditam, quer porque já tiveram uma visita de potenciais compradores e estes se mostraram “agradados” com o imóvel. Na minha opinião esta é sempre uma decisão que cabe a cada um dos proprietários, não só porque naturalmente o imóvel é deles, mas também porque o mercado imobiliário estava a seu favor, isto é, com mais ou menos paciência, tudo se vendia como se costuma dizer. Hoje poderá ser um pouco diferente. Se queres vender um imóvel, se queres aumentar as probabilidades de o conseguires, será que sabes o que tens de fazer hoje?
DIA 24 12-4-2020 UMA FELIZ PÁSCOA PARA TI Hoje é dia de Páscoa, para a maior parte, uma Páscoa diferente. O simbolismo do dia de Páscoa está intrinsecamente ligado ao renascimento, no deste ano, em força maior, à esperança. Hoje sugiro que nos lembremos de coisas tão importantes como a amizade, a bondade e a fraternidade. Por certo a tua Páscoa ficará mais doce. Gostava de te perguntar se te posso ajudar de alguma forma? Talvez precises de algo e eu não sei, de “um quilo de açúcar” talvez? Tenho dois e posso partilhar.
DIA 23 11-4-2020 NÃO VENDI Sempre que concluímos um processo de venda ou de compra de um imóvel, por defeito, solicito aos meus clientes um curto testemunho escrito. As suas palavras servem para passar credibilidade a potenciais clientes. Assumo: a credibilidade é um dos valores que mais procuro passar. Sempre que realizo uma apresentação de serviços a um potencial cliente que quer vender, tomo a iniciativa de ler alguns testemunhos. Normalmente os potenciais clientes não me conhecem e temos sempre de nos dar a conhecer. Por ser tangível, essa ferramenta é muitas vezes poderosa. No âmbito do testemunho desta imagem, após ler “atingiu o objetivo de venda com sucesso em 5 meses”, olho nos olhos os meus clientes e digo-lhes: “neste caso demorou 5 meses eu conseguir o comprador, já tive casos em que foi apenas uma semana, mas outros há, felizmente pontuais, que não consigo arranjar o comprador”. Há 6 meses, obtive a confiança de um cliente para lhe promover o apartamento. Há 2 dias, o meu cliente optou por não renovar o contrato. Apesar do muito trabalho aplicado neste imóvel; apesar de ter tido uma razoável quantidade de visitas, quase uma dezena; apesar de não ter sido apenas eu a trabalhá-lo, pois houve colegas da ZOME e de outras imobiliárias que lá levaram os seus clientes compradores, esta angariação, por muita pena minha, vai para a pasta dos cancelados. Ao meu cliente, que me deu essa oportunidade, o meu profundo agradecimento e desculpe não ter correspondido. Agora, há que concentrar esforços nas angariações que cá estão. Siga…
DIA 22 10-4-2020 UM ANO DE ZOME Hoje a marca ZOME está de parabéns. Um ano de vida. No dia 9 de abril de 2019 pelas 15h, na cidade onde vivi 28 anos (Braga), aconteceu uma reunião geral do Grupo Business. Para quem não sabe, o Grupo Business representa 5 Hubs Imobiliários (agências, escritórios, como lhes quisermos chamar), dois ficam no Porto (represento um deles, o da Circunvalação), um em Vila Nova de Famalicão, outro em Braga e outro em Madrid, Espanha. Recordo-me da principal pergunta que fazia a mim próprio: “Qual a razão para que todos tenhamos sido convocados para uma reunião geral de extrema importância?”. Recordo-me muito bem desse dia, ficará para sempre gravado na minha memória. Por entre música alta e explosões de pequenos papéis brancos no ar, dei por mim “perdido” com tal novidade, recordo-me que apenas olhava para cima, para os papéis no ar. Sem saber muito bem como reagir, havia algo que eu tinha bem presente. Como qualquer marca, bem ou malsucedida, existem sempre pessoas por detrás. Naquele momento, independentemente das marcas, novas ou com nome, decidi dar continuidade ao que aquelas pessoas me transmitiam, isto é, confiança, visão futura, companheirismo e amparo profissional. Hoje, passado um ano, continuo firme, de mãos dadas com os meus colegas e com os nossos clientes que, tal como eu, acreditam n(est)as pessoas. Parabéns (pessoas da) ZOME. Juntos somos muito mais fortes.
DIA 21 9-4-2020 25 DIAS EM QUARENTENA E UMA VIDA ESTUPENDA Estou farto de estar em casa. Desde o dia 16 de março, segunda-feira, estou praticamente confinado a estas 4 paredes. Apesar de arranjar diversas formas de “entretenimento”, nomeadamente o trabalho que me ocupa grande parte do tempo, de acordo com as circunstâncias, diria que não estaria a ser fácil. Apesar de tudo, se comparar a minha vida com a vida das outras pessoas, chegarei rapidamente à conclusão de que tenho uma vida estupenda. Entre vários fatores, um dos que faz a minha vida ser estupenda é o facto de poder dar continuidade ao meu trabalho, muitos pura e simplesmente (agora) não o têm. Aos que (agora) não o têm, deixo uma sugestão em jeito de pergunta para eles mesmos: não poderá esta nova fase da minha vida, proporcionar-me o tempo para fazer algo que deixei pendente, uma oportunidade?
DIA 20 8-4-2020 OBRIGADO TERESA Com esta figura do Covid-19, propulsionou-se a moda dos grupos. Em quantidade há grupos do Facebook, do WhatsApp, de tudo um pouco. Entre amizades, trabalho e escola(s) das filhas, de repente dou por mim com mais de uma dezena de grupos no meu telemóvel. Não contem a ninguém, mas em alguns deles ocultei as notificações. Na sexta-feira passada (hoje é quarta-feira), no meu telemóvel surge (mais) uma notificação em como alguém me adicionou a um grupo chamado “Xiuuu Surpresa para a TES”. Acontece que este não era um grupo qualquer. A primeira mensagem consistia mais ou menos nisto: na próxima videoconferência 100% de adesão pessoal, por sua vez cada um que escreva numa folha o que a TES representa para si. Perante isto, as mensagens começam a cair em catadupa e todos juntos, alinhados, sincronizados, sabíamos como teríamos de agir na próxima segunda-feira. 9.30h da manhã de segunda-feira, cada um desde sua casa, a TES dá conta de um número muito maior de consultores na adesão da sua videoconferência. Diz ela algo assim: ena está tudo cheio de energia para esta semana. Mal ela sabia o que a esperava. Vinte minutos depois de ela ter apresentado o seu power-point sobre “não sei o quê”, na verdade, não prestei atenção a nada do que ela disse (tanto eu como acredito a maior parte dos meus colegas, estávamos mais preocupados com o que vinha a seguir), acontece a surpresa. Uma entrega de flores em direto e em nome de todos, dezenas de corações revelados por cada um de nós e, naturalmente as lágrimas vieram aos olhos. Não só nos dela. Teresa Espírito Santo, muito, muito, muito, muito obrigado por ires mais além do teu papel enquanto profissional. Também a ti, profundamente grato do coração.
DIA 19 7-4-2020 UM DIA CHEIO Ontem foi um dia profissional em cheio. Pelas 8.30h videoconferência no zoom, reunião da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários onde foram definidas as tarefas do dia. Um segredo para não contarem: olheiras e cabelos por pentear, já são imagem de marca desse momento. Pelas 9.30h segunda videoconferência no zoom, reunião da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários com a nossa Business Coach, Teresa Espírito-Santo da ZOME e os demais colegas consultores imobiliários que formam parte da sua orientação. Desta vez não foi uma reunião qualquer. Quero escrever sobre isso amanhã. Das 10.30h às 13h, realizei vários telefonemas aos tais FSBOs (ver definição no texto Dia 5). Foram marcadas 3 videoconferências, duas para o dia de ontem, uma para o dia de hoje. À hora do almoço é lançada a Zome Now (ler Dia 18 para mais informação). Senti que os meus colegas estavam muito ansiosos para divulgar tal ferramenta (eu também estava). Acreditamos ser um acelerador do negócio portentoso. Entre as 13.45h e as 15.30h mais telefonemas, desta vez sobre assuntos pendentes. Exemplo: o tido com uma cliente que nos entregou o seu apartamento para vender, por sua vez que nos delegou a tarefa de lhe encontrar um outro apartamento. Ambos os processos aguardam escritura para junho. A nossa cliente queria perceber se estava tudo orientado para que tudo pudesse correr de forma tranquila, a minha mensagem foi simples: não se preocupe está tudo a ser tratado para que assim aconteça. O telefonema terminou e senti duas coisas, a primeira que temos a responsabilidade de retribuir a confiança que os nossos clientes nos depositam, a segunda que a nossa cliente desligou o telefonema tranquila e a “deixar-se ir”. Das 15.30h às 16.30h nova videoconferência no zoom, desta vez juntando duas equipas de consultores que se encontram grosso modo no mesmo patamar de maturação, ambas com 3 elementos. Esta foi a segunda reunião que realizámos de cadência trimestral. Serve sobretudo para expormos procedimentos, visões, dificuldades, méritos de cada equipa entre outros, com isso, em espírito de entreajuda, darmos e recebermos conteúdos que nos possam ser úteis. Aos 5 muito, muito obrigado. Das 16.30h às 19h mais telefonemas. Às 19h a primeira reunião de pré-angariação do dia, de novo videoconferência no zoom, eu no Porto em minha casa, os dois vendedores, cada um na sua casa desde Trás-os-Montes. Outro segredo, “nem eu mesmo” pensava que conseguia juntar os vendedores na reunião estando eles em casas separadas, mas a verdade é que as coisas acontecem. Sugestão: deixa ir, as coisas acontecem. Resultado da reunião: talvez hoje me deem a notícia que gostaria que acontecesse, isto é, que eu e a ZOME assumamos a responsabilidade da promoção do imóvel deles. Às 20h a segunda reunião de pré-angariação do dia, de novo videoconferência. Não é que o cromo do vendedor não apareceu nem atendeu a chamada nem respondeu a mensagens. Faz parte, já estou habitado, às vezes acontece. Siga, hoje há mais…
DIA 18 6-4-2020 ZOME NOW – RESERVA JÁ A TUA CASA ONLINE Assim como referi no texto do passado Dia 6 Nota Informativa – Adapta-te, no âmbito do processo de adaptação a esta nova realidade (Covid-19), a minha empresa (a ZOME formalmente não o é, mas sinto-a como se fosse), antecipou o lançamento de uma ferramenta informática que estava a ser trabalhada há meses. O Zome Now é a mais recente aposta da ZOME e vem dar resposta a uma das necessidades do momento, isto é, a compra e reserva online de imóveis. Garantindo que os negócios imobiliários possam (continuar a) ser concretizados com a máxima segurança, a ZOME garante que a distância é só física, porque o acompanhamento será tão próximo como era antes. Esta ferramenta garante não só o relacionamento com distanciamento social exigido nesta fase da pandemia, mas também muita proximidade e acompanhamento, sendo esperado que, no pós Covid-19, incremente a produtividade e a capacidade de contratação na ordem dos 60 a 70%. A Zome Now é uma ferramenta altamente facilitadora para ambos os clientes (vendedor e comprador) e um grande acelerador de negócios para o consultor imobiliário, neste caso para mim, para qualquer colega da ZOME, ou mesmo para qualquer colega de outra imobiliária com a qual venhamos a partilhar o negócio.
DIA 17 5-4-2020 COMO FAZER PANQUECAS Para quem nunca tenha experimentado panquecas hoje trago-vos a receita de como as fazer. Usei como referência uma receita do site vidaativa.pt. Da minha parte, assumo, nunca as fiz, mas quero experimentar. Depois mandas uma foto para ver como ficou? Ingredientes: - 250g de farinha de trigo - 2 ovos - 350ml de leite - 1 colher de chá de fermento em pó - 2 colheres de sopa de manteiga - 5 colheres de sopa de açúcar (quantidade opcional) Preparação: - Bater os ovos até obter uma mistura homogénea. - Depois juntar a farinha, o sal, o fermento e o açúcar (se quiseres panquecas maiores e mais consistentes podes adicionar mais farinha e manteiga). - À parte, derrete a manteiga (pode ser no microondas ou no fogão). - Adiciona a manteiga e o leite à mistura e mexe delicadamente até a massa ficar completamente lisa. Se a massa estiver grossa podes adicionar mais leite. - Aquece uma frigideira antiaderente, em lume médio. Se não for antiaderente, antes de colocares a massa deves untar com manteiga ou com óleo. - Quando estiver quente, coloca uma porção de massa (a quantidade de massa vai definir o tamanho das panquecas). - Deixa cozinhar cerca de dois minutos ou até a panqueca ficar dourada, quando se começarem a formar bolhas, volta a panqueca com cuidado, assim que te pareçam prontas retira-as (se quiseres mais cor nas tuas panquecas deixa ficar mais alguns segundos de cada lado). - Escolhe o topping. Aqui impera o teu gosto. Mel, frutas, chocolates, frutos secos… dá asas à imaginação.
DIA 16 4-4-2020 TELETRABALHO 9 DICAS PARA TE FOCARES Hoje trago-te um tema que me parece muito atual, isto é, como te focares em teletrabalho. Se para ti os horários ficam mais difíceis de cumprir. Se o teu estado de espírito varia entre o pijama e o fato de treino. Se sentes tentação pelo sofá. Se tens crianças e estas pequenas pestinhas te deixam a cabeça em água. Se estás a ter dificuldade em coordenar a vida familiar e a profissional no mesmo espaço, então este texto vem mesmo a calhar. Deixo-te 9 dicas que te vão ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo na tua própria casa. 1- Começa a trabalhar à hora habitual Acorda à mesma hora e mantém os teus hábitos matinais. Vais ganhar algum tempo, que normalmente gastarias nas deslocações casa-escritório-casa. Organiza tudo para começares o trabalho à hora habitual! Os miúdos também vão ficar por casa? Assegura-te que manténs as rotinas escolares. 2- Veste-te como se fosses para o local de trabalho Sabemos que ficar de pijama o dia todo pode ser tentador, mas esta opção só vai prejudicar a tua produtividade. O teu cérebro não recebe o comando de que “está na hora de pôr mãos à obra”. É claro que não tens que te vestir de fato e gravata, colocares o teu fato-de-macaco ou calçares os sapatos de salto, o importante é manteres o equilíbrio entre o conforto e o profissionalismo. 3- Elimina as distrações Os grandes clássicos do cinema vão passar na tv? Nada disso. Desliga. Escolhe um espaço sem distrações, nomeadamente a tv e se profissionalmente o puderes fazer, coloca em modo de voo os dispositivos eletrónicos. 4- Permite a entrada de luz natural Sim, pode parecer cliché, mas na realidade a iluminação do local de trabalho tem influência no teu estado emocional, na tua saúde mental e no teu bem-estar. Uma iluminação baixa causa fadiga e prejudica o sistema nervoso. 5- Faz algumas pausas regradas Aproveita para comeres alguma coisa, esticares as pernas ou fazer uns alongamentos. Faz pausas com uma certa regularidade, mas sempre com regra. A tua produtividade vai aumentar, mas já sabes, não te distraias. 6- Define regras de com as crianças Os meus filhos estão em casa e assim não consigo trabalhar. Sabemos que os miúdos podem ser verdadeiros pestinhas e farão tudo para chamar a tua atenção. Se o teu filho ainda fizer a sesta, aproveita essa hora para colocares em ordem aquelas tarefas que exigem mais concentração. Para os mais crescidos, sugerimos que encontres atividades que não necessitem tanto da tua supervisão, logo que os deixem entretidos, mas em segurança. 7- Define prioridades e organiza a tua agenda Reserva algum tempo do teu dia para organizar a tua agenda. Coordena as atividades familiares, profissionais e de lazer, sim, mesmo dentro de casa podes “lazerar”. Pega num papel e escreve o teu plano do dia, ou mesmo da semana. Cola-o num local bem visível. 8- Conclui uma tarefa de cada vez
Várias tarefas ao mesmo tempo vão acabar por prejudicar a tua produtividade. Sabias que o cérebro humano, depois de uma interrupção, necessita de cerca de 20 minutos para se concentrar numa nova tarefa? É fundamental que te foques numa tarefa de cada vez. 9- Utiliza apps para simplificar o teu trabalho Existem apps que te podem ajudar a organizar o teu trabalho de forma mais produtiva e simplificada. Está na hora de as instalar e testares a que melhor se adequa às tuas necessidades. Deixo-te a sugestão da “Trello”. Não te esqueças que amanhã é domingo e não é por estares por casa que deixa de ser fim de semana. Na medida do possível, aproveita-o, contudo não procrastines mais, implementa uma destas dicas a partir de segunda-feira. Dizes-me depois como correu?
DIA 15 3-4-2020 T3 GRANDE TERRAÇO, GUIFÕES, MATOSINHOS Uma das tarefas que o Lincoln tem passa por dar um primeiro passo para captar a atenção de vendedores para os nossos serviços. Se alguém responder afirmativamente, passa-me o contacto e eu dou seguimento. Como referido no texto do dia 5, a estes potenciais clientes, chamamos FSBOs (“For Sale By Owner”), não são nada mais que clientes que querem vender os seus imóveis por conta própria. No passado dia 11 de dezembro de 2019, houve um contacto que ele me passou. Tratava-se de um Sr. que queria vender um apartamento. Nesse mesmo dia liguei a esse Sr. e percebi a sua realidade, nomeadamente a razão pela qual queria vender. Falámos um pouco e no final de tudo informei-o que o queria ajudar a conseguir o objetivo. Seguimos a falar dois dias depois, dia 20, dia 2 de janeiro e assinamos o contrato de mediação imobiliária no mesmo dia em que eu conheci o apartamento, isto é dia 4 de janeiro de 2019. Realizamos a reportagem fotográfica profissional (com drone) no dia 25 de janeiro e colocámos o apartamento no mercado imediatamente a seguir. A promoção deste apartamento está a ter boa aceitação, desde o dia 5 de fevereiro já contamos com 12 visitas. Se procuras um T3 bem localizado, com um grande terraço, com excelente exposição solar, esta é por certo uma boa solução. Se és consultor imobiliário e conheces quem queira ficas a saber que partilhamos 50% da comissão.
DIA 14 2-4-2020 AJUDA NA PROCURA DE CASA Hoje gostaria de partilhar com vocês uma mensagem adaptada do portal idealista: A crise sanitária e económica provocada pelo coronavírus em Portugal tem vindo a paralisar as operações de compra e venda de casas, mas este período de confinamento pode ser um bom momento para procurar um novo lar e começar a preparar o processo de aquisição, tudo remotamente. Os portais imobiliários continuam 100% disponíveis em todos os seus formatos (web, telemóvel, apps), sendo a altura certa para aproveitar todas as suas vantagens (fotos, descrições, detalhes, etc.) e fazer uma lista dos imóveis que gostas ou te interessam. Podes usar as ferramentas de guardar as pesquisas e de favoritos. Ainda que não possas visitar fisicamente o imóvel, podes esclarecer dúvidas que te permitam conhecer melhor a casa ou até solicitar uma visita virtual. A imobiliária pode enviar-te mais fotos e conteúdo multimédia, informar sobre o estado da propriedade ou a sua disponibilidade e dar-te mais informação que não esteja detalhada no anúncio, inclusivamente se o preço é negociável. Além do mais, o agente pode indicar outros imóveis que se encaixem dentro do perfil que estás à procura. Se encontrares alguma casa que te interessa de verdade, é recomendável que dês outros passos para conhecer melhor o imóvel: podes pedir o registo da propriedade, perguntar sobre os gastos de condomínio ou se tem alguma carga atual ou prevista. Se não conheces bem a zona, deverás também fazer uma investigação online sobre a mesma: que serviços públicos existem, escolas, ginásios, transportes, supermercados. Uma segunda mensagem: É pra amanhã, bem podias fazer hoje, porque amanhã, sei que voltas a adiar e tu bem sabes como o tempo foge, mas nada fazes para o agarrar. Foi mais um dia e tu nada fizeste, um dia a mais tu pensas que não faz mal, vem outro dia e tudo se repete e vais deixando ficar tudo igual. É pra amanhã, bem podias viver hoje, porque amanhã quem sabe se vais cá estar, ai tu bem sabes como a vida foge, mesmo que penses que está pra durar. Foi mais um dia e tu nada viveste, deixas passar os dias sempre iguais, quando pensares no tempo que perdeste, então tu queres, mas é tarde demais. É pra amanhã, deixa lá não faças hoje, porque amanhã tudo se há-de arranjar, ai tu bem sabes que o trabalho foge, mesmo de quem diz que quer trabalhar. Eu sei que tu andas a procurar, esse lugar que acerte bem contigo, do que aparece não consegues gostar e do que gostas já está preenchido. E tu, vais deixar para amanhã o que podes viver hoje?
DIA 13 1-4-2020 JOGO DOS 100 PONTOS Grosso modo, o dia de ontem foi passado a ligar a potenciais novos clientes e finalmente as reuniões online começam a acontecer. Uma foi pouco produtiva pois a cliente vendedora não está sensível ao serviço que lhe apresentei (mas está em seguimento, quem semeia habilita-se a colher). Quanto à outra, pelo contrário, o cliente compreende as vantagens e a proposta de valor que coloquei à sua disposição, o que poderá originar novidades em breve. Como sempre, um passo de cada vez, mas sempre para a frente. Tenho mais excelentes notícias. Eu, o Lincoln e o Moisés, implementámos ontem um jogo. Um jogo para ser jogado em equipa. Como qualquer jogo a sério, como não poderia deixar de ser, há um prémio. O prémio é um almoço “à pala” se fores o primeiro a ganhar 100 pontos. Quem paga? O que tiver menos pontos, claro. De segunda a sexta-feira, temos duas reuniões online via zoom, a propósito, já repararam como as ações da Zoom na bolsa dispararam? São reuniões muito curtas a rondar os 10 minutos, uma às 8.30h, outra às 18.30h. O primeiro a ligar-se ganha 3 pontos, o segundo 1 ponto, o terceiro 0 pontos, se chegares atrasado perdes 1 ponto, se faltares perdes 3. Neste momento o Moisés tem 7 pontos, o Lincoln 4 e eu 0, mas claro, as contas fazem-se no fim.
DIA 12 31-3-2020 VENDIDO T2 SÃO FÉLIX DA MARINHA, V. N. GAIA Há escrituras que correm tremendamente bem, há outras que não correm. Há cerca de ano e meio tivemos um processo de venda de um T2 em Ermesinde, Valongo, cuja escritura foi adiada duas vezes. Da segunda vez, a razão pela qual foi adiada, teve a ver com o facto do representante do banco da vendedora, pura e simplesmente se ter esquecido de comparecer (ele ia entregar o distrate). Resultado: ficámos todos com uma \"cachola\". Reagendámos a escritura. Sem mais percalços, aconteceu dias depois. No dia de ontem aconteceu mais uma escritura. Trinta e uma. Fruto do Covid-19, a situação obrigava a uma atenção “nunca vista”. Para que esta escritura pudesse acontecer, teriam de existir cuidados apropriados, por sua vez, por todos, um superior planeamento e preparação da mesma. Durante a escritura, eu estive por casa com o som do telemóvel no máximo. Não tocou. Passadas duas horas do início da hora do início da escritura, liguei aos meus clientes, neste caso representava o lado vendedor e comprador. Perguntei-lhes como tinha corrido: “correu muito bem, foi chegar, ler e assinar, estava tudo pronto”. Ufa… O banco era o mesmo do tal Sr. que não compareceu na outra escritura e o trabalho desta vez foi muito organizado, eficiente e profissional. Está e estamos todos de parabéns. Aos meus clientes, o meu profundo agradecimento pela confiança. A propósito, distrate é um documento emitido pelo banco do vendedor, onde o banco declara o cancelamento da hipoteca.
DIA 11 30-3-2020 RESERVADA CASA T3+2 MAIA Existem várias imobiliárias no mercado, cada uma tem a sua identidade, todas diferentes. No âmbito da ZOME, um dos pontos que a retrata, tem a ver com o facto de proporcionar ao Consultor, as ferramentas adequadas para que ele possa (rapidamente) criar a sua própria equipa (e empresa).Nas instalações da ZOME existe um espaço o qual designamos openspace. É neste espaço que se juntam os novos Consultores, por sua vez alguns que já estão connosco há algum tempo. Se tiveres determinados resultados podes passar para um gabinete partilhado com outro Consultor. No meu caso partilho o gabinete 6 com o meu colega e amigo Eurico Silva. A identidade da partilha e da ajuda entre colegas, está no sangue de quem está na ZOME. Durante os dois anos que estive no openspace, ajudei e fui ajudado. Jorge Azevedo sempre com a sua irrepreensível disponibilidade e Nuno Duarte com palavras fortes, estarão para sempre no baú. Muito, muito obrigado a vocês os dois. Aposto que um deles nem deu conta do quão importante foi. Na passada sexta-feira, reservamos uma casa a um jovem casal. Contrato-promessa assinado. Porque a casa é uma boa casa, acabamos por ter 4 propostas ao mesmo tempo. Passando por “subtis” pedidos de direito de preferência e cuja resposta óbvia não poderia ser outra, isto é, a primeira que cumprir tais condições solicitadas pelos Srs. vendedores ficará com a casa, esta angariação foi a primeira de muitas angariações que virão por intermédio da mesma pessoa, isto é de um ex-colega da ZOME. Se deres algo hoje, receberás em dobro amanhã.
DIA 10 29-3-2020 RECEITA DE PÃO CASEIRO Quem adora o cheirinho do pão fresco a sair do forno? Uma das minhas sugestões para este domingo é que faças o teu próprio pão. A receita de pão caseiro que te apresento é muito fácil de preparar e, o melhor, não precisas ter máquina de fazer pão. Experimenta-a e rende-te ao irresistível cheiro do pão quente a sair do forno. A propósito, se tiveres filhos junta-os, eles vão adorar. Ingredientes: - 2 chávenas de farinha - 1 colher de sopa de açúcar - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de fermento para bolos - 2 colher de sopa de manteiga - 1 ovo - 1 chávena de leite - 1 gema Modo de preparação: 1- Coloque num alguidar todos os ingredientes secos e misture-os. 2- Abra um buraco no centro e acrescente a manteiga (amolecida e em pedaços), o ovo e o leite. 3- Vá misturando todos os ingredientes até ficarem bem ligados. Deve formar uma bola. 4- Vá retirando pequenas porções dessa massa e molde pães do tamanho desejado. 5- Disponha os pães num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha, deixando algum espaço entre eles, pois a massa cresce um pouco. 6- Bata a gema e pincele todos os pães. 7- Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até o pão estar cozido e dourado. Depois, envias-me uma foto?
DIA 9 28-3-2020 PARA TI QUE ÉS COMPRADOR No âmbito da captação da confiança de um cliente, quer seja vendedor ou comprador de um imóvel, um dos maiores segredos que um Consultor Imobiliário pode ter, passa por “como acrescentar valor àquilo que o cliente já tem”. Há cerca de duas semanas, um casal de compradores manifestou interesse em saber informação sobre uma casa que estávamos a promover. Infelizmente para eles a casa estava reservada. De imediato competiu-me perceber o porquê de eles procurarem (o principal), quais as características que procuravam para o imóvel, tempo para a aquisição e se tinham capacidade financeira para. Passei-lhes julgo eu uma mensagem de credibilidade. Até ao momento conversámos sobre 3 imóveis. A metodologia de trabalho da Cláudio Silva Consultores Imobiliários, passa por promover os nossos imóveis, ou procurar junto da nossa rede de contactos, da rede de consultores ZOME e de outras redes imobiliárias. Deste modo, proporcionamos aos nossos clientes resultados mais rápidos, mais precisos e mais positivos. Sempre que eu enviava aos nossos clientes compradores sugestões de imóveis, sentia falta de organização deste processo; não só para nós, mas acima de tudo para os nossos clientes não correrem o risco de ficarem perdidos. E se nós tivéssemos uma forma simples de os nossos clientes verem de uma assentada os imóveis que lhes sugerimos, ao mesmo tempo pudessem comparar com os seus critérios de escolha e qualificação? Ontem estivemos a trabalhar sobre essa ferramenta. Está em processo. Parece que faz muito sentido.
DIA 8 27-3-2020 VENDIDO T1+1 ALFENA, VALONGO Durante o dia de ontem, escrevi sobre a velocidade de cruzeiro, nomeadamente sobre a máquina oleada. Até ao dia de ontem, a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, tinha 10 processos pendentes, todos com contrato-promessa assinado, todos a aguardar a escritura. Fruto de uma escritura realizada ontem, hoje temos 9. Este negócio foi conduzido pelo Moisés Teixeira, o nosso especialista de compradores, o 3º elemento da equipa que nos acompanha há cerca de 4 meses. Foi também a sua primeira venda connosco. Toda a equipa está de parabéns, incluindo a ZOME, mas ele está mais. Que seja a primeira de muitas vendas Moisés, depende de ti quereres assumir esse compromisso para contigo mesmo. Mexe-te. A TUA equipa e a equipa da ZOME estão contigo proporcionando-te as ferramentas e a vontade certa para cresceres. Tu sentes. Obrigado à equipa da nossa colega ZOME Mariluz Gomes que coordenou a angariação, com quem partilhamos metade da comissão. Ela “tinha a vendedora”, nós “tínhamos os compradores”. Muito obrigado aos nossos clientes, Inês e Daniel que depositaram a sua confiança no nosso trabalho. Caricato, ainda hoje fica a dúvida se após dois algarismos de visitas, escolheram finalmente este apartamento porque foi o único que tinha uma característica que nenhum outro tivera, isto é, a resposta à seguinte pergunta: o que mudaria na vossa vida se optassem já hoje por este apartamento?
DIA 7 26-3-2020 OBRIGADO GRANDE CROMO Os primeiros passos enquanto Consultor Imobiliário foram dados em agosto de 2017. Não foram fáceis os primeiros meses, mas na verdade, também não foram difíceis. O estado de espírito que mais se adequava àquele momento era o estado da apreensão. Existem casos em que o tempo necessário é muito menor, no meu caso foram precisos 9 meses até ter a máquina bem oleada, isto é, até atingir a velocidade de cruzeiro. Face aos ganhos (escrituras concretizadas) e face às percas (angariações que expirado o prazo do contrato não arranjei o comprador), a ideia consiste em manter um número atrativo de angariações ativas. Este é um dos segredos do sucesso do negócio de qualquer Consultor Imobiliário. É a isto que eu designo de velocidade de cruzeiro. Para ter tempo disponível para angariar mais e melhor, por sua vez para melhorar o serviço ao cliente, como resultado do processo natural de crescimento de quem quer crescer (atenção que há diversas formas de crescimento, inclusive para os profissionais que não se querem “equipar”) em setembro de 2019 criei a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários. Passámos a ser 2, daí o plural na designação. O Lincoln Portela foi contratado para executar tarefas muito, muito importantes; o faz tudo, o “tapa buracos” como se costuma dizer. Tornou-se o meu Assistente, ao mesmo tempo o Assistente de Marketing da equipa. Este cromo é o profissional que quero ao meu lado, não apenas porque demora 1.30h de autocarro desde a sua casa ao escritório, 3h ida e volta, cumprindo horários; não apenas porque executa as tarefas focado, rápido e bem; não apenas porque o exemplo dele é admirado por todos os nossos colegas; não apenas porque está comprometido com a (nossa) equipa, a fazer a ZOME crescer, ao mesmo tempo o país que o acolheu (o cromo é do Rio de Janeiro); mas também porque lá no fundo, no fundo, este cromo é muito boa pessoa. É por isto que, para mim, este cromo é um grande cromo. Do coração, muito, muito obrigado Lincoln.
DIA 6 25-3-2020 NOTA INFORMATIVA – ADAPTA-TE \"As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, mas sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças\" Charles Darwin Caros clientes, Continuo a trabalhar, por casa consigo fazer praticamente tudo como se estivesse no escritório. Tanto eu, como a minha equipa, como toda a ZOME Real Estate, estamos motivados e empenhados para lhe proporcionar um serviço muito profissional. Continuamos a ser contactados por várias pessoas interessadas em saber informação sobre os imóveis que promovemos. Desenvolvemos um plano de trabalho que nos permite fechar negócios com toda a segurança, por exemplo, sugerimos num primeiro momento que a visita ao imóvel seja feita com uma abordagem diferente, isto é, através de uma visita virtual, ou através de uma chamada de vídeo em que se possa fazer uma visita ao imóvel em tempo real. Sabia que, ao contrário do que pareça, é neste momento que os compradores têm mais tempo para as visitas? E se, com eles no seu sofá, lhes pudéssemos proporcionar isso mesmo? Em suma, estamos preparados para fazer tudo a partir de casa. Se tiver um conhecido que esteja a hesitar vender ou comprar casa durante esta pandemia, pode dizer-lhe que não tem de adiar mais esta decisão: eu posso ajudá-lo a fazer o negócio e a concretizar o seu objetivo. Para explicar em pormenor e porque o país não pode parar, estou à disposição para uma reunião online. Estamos juntos, mais do que nunca.
DIA 5 24-3-2020 BRILHA Se um dia quiseres ser consultor imobiliário, deixa-me informar-te que fazes uma excelente escolha. Se a tua ideia passar por seres astronauta, é também uma escolha muito acertada e por certo levar-te-á ao céu. Se optares pela profissão do meu avô, isto é, cantoneiro, deverás saber que também é uma profissão muito valiosa. O maior segredo: que te sintas feliz com ela. No passado dia 18 de março de 2020, o Senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o estado de emergência em Portugal. Uma das consequências ditou o facto de muitos dos trabalhadores terem de ficar por casa, o meu caso por exemplo; ao invés, a outros não lhes foi permitida essa “pausa”. Por serem obrigados ao contacto constante com doentes, público em geral, ou com equipamentos e materiais de elevada probabilidade de transmissão do vírus, estes últimos profissionais correm mais riscos que os profissionais como eu. Se hoje quiseres ser consultor imobiliário, um dos papéis que te cabem é manteres o foco no teu trabalho. Se o fizeres, estás a honrar o trabalho dos tais profissionais, a minimizar o impacto do raio do vírus na economia, por sua vez, assim que tudo isto passar, verificarás que estarás mais bem posicionado para proporcionares um serviço Top aos teus clientes. Ontem contactei cerca de 25 FSBOs (“For Sale By Owner” clientes que querem vender os seus imóveis por conta própria) para perceber se os poderia ajudar. Não marquei (ainda) nenhuma reunião, mas vou marcar. E tu, queres ser consultor imobiliário hoje?
DIA 4 23-3-2020 VISITAS Os tempos em que vivemos impõem cautela, responsabilidade e resguardo. Conscientes da necessidade de criar um plano de ação que proteja todos os meus clientes e todos os profissionais da Zome, elaboramos um conjunto de procedimentos para serem aplicados em todas as fases do processo de compra ou venda de imóveis. Estes procedimentos, permitem a continuação dos nossos negócios sem contacto pessoal (apesar de sabermos que nada substitui o fator humano). Assim e tendo em conta o cenário atual que enfrentamos, as recomendações de prevenção partilhadas pela Direção Geral da Saúde, apelando novamente ao sentido de responsabilidade de cada um, divulgamos quais são os procedimentos a ter numa visita a um imóvel com um consultor da Zome. Conheça as boas práticas e recomendações para visitas a imóveis com a Zome: 1 – Dê preferência à Visita Virtual Opte sempre como primeira opção por fazer a visita a imóveis através de uma das várias opções de visita virtual. Imagens de 360 graus, videochamada realizada pelo seu Consultor, ou mesmo, dependendo do imóvel em questão, através de uma visita/experiência de realidade virtual, são alguns dos métodos possíveis. 2 – Siga as recomendações do seu consultor Zome Todos os Consultores Zome têm acesso a um “Plano de Prevenção e Contenção” pensado ao pormenor para garantir a máxima segurança de todos os intervenientes no processo de compra e venda de um imóvel. A comunicação digital é preferencial e altamente aconselhável. Se for indispensável o contacto presencial por favor siga rigorosamente as instruções do seu consultor. 3 – Deslocação em carros separados Caso seja absolutamente indispensável a visita presencial ao imóvel, a deslocação até ao local deverá ser feita em carros separados. Deve seguir o seu consultor ou encontrar-se com ele na morada do imóvel. 4 – As visitas devem ser realizadas com o mínimo de pessoas possível Existindo a necessidade imperiosa de uma visita presencial ao imóvel, pedimos-lhe que o faça com o menor número possível de pessoas. 5 – Cumpra as normas de segurança em vigor Cumpra com todo o rigor os procedimentos de higienização, desinfeção e segurança indicados pelo seu consultor. Não se esqueça de levar consigo o seu equipamento de proteção individual. No caso de não ter acesso a este tipo de material, por favor informe o consultor, para que ele o ajude a encontrar uma solução. 6 – Evite os habituais cumprimentos O mais seguro para todos é evitar os habituais cumprimentos substituindo-os por uma saudação ou um cumprimento verbal. 7 – Continue a comunicar por meios digitais Utilize ao máximo os recursos e as ferramentas que a tecnologia lhe dá! Todos os contactos e processos formais ou legais necessários, estão preparados e otimizados para decorrerem normalmente em formato digital.
O Coronavírus continua a espalhar-se rapidamente pelo nosso país e cabe-nos a nós, cidadãos, protegermo-nos uns aos outros e prevenir a propagação deste vírus o mais rapidamente possível.
Search
Read the Text Version
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- 61
- 62
- 63
- 64
- 65
- 66
- 67
- 68
- 69
- 70
- 71
- 72
- 73
- 74
- 75
- 76
- 77
- 78
- 79
- 80
- 81
- 82
- 83
- 84
- 85
- 86
- 87
- 88
- 89
- 90
- 91
- 92
- 93
- 94
- 95
- 96
- 97
- 98
- 99
- 100
- 101
- 102
- 103
- 104
- 105
- 106
- 107
- 108
- 109
- 110
- 111
- 112
- 113
- 114
- 115
- 116
- 117
- 118
- 119
- 120
- 121
- 122
- 123
- 124
- 125
- 126
- 127
- 128
- 129
- 130
- 131
- 132
- 133
- 134
- 135
- 136
- 137
- 138
- 139
- 140
- 141
- 142
- 143
- 144
- 145
- 146
- 147
- 148
- 149
- 150
- 151
- 152
- 153
- 154
- 155
- 156
- 157
- 158
- 159
- 160
- 161
- 162
- 163
- 164
- 165
- 166
- 167
- 168
- 169
- 170
- 171
- 172
- 173
- 174
- 175
- 176
- 177
- 178
- 179
- 180
- 181
- 182
- 183
- 184
- 185
- 186
- 187
- 188
- 189
- 190
- 191
- 192
- 193
- 194
- 195
- 196
- 197
- 198
- 199
- 200
- 201
- 202
- 203
- 204
- 205
- 206
- 207
- 208
- 209
- 210
- 211
- 212
- 213
- 214
- 215
- 216
- 217
- 218
- 219
- 220
- 221
- 222
- 223
- 224
- 225
- 226
- 227
- 228
- 229
- 230
- 231
- 232
- 233
- 234
- 235
- 236
- 237
- 238
- 239
- 240
- 241
- 242
- 243
- 244
- 245
- 246
- 247
- 248
- 249
- 250
- 251
- 252
- 253