Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Diário PDF

Diário PDF

Published by Cláudio Silva, 2020-11-26 19:04:20

Description: Diário PDF

Search

Read the Text Version

DIA 251 25-11-2020 TUDO OU NADA No teor do exercício da nossa profissão enquanto Consultores Imobiliários, existem duas questões que serão sempre delicadas. Tanto uma quanto outra, estão relacionadas com a relação com o que de mais precioso temos, o nosso cliente. A primeira, diz respeito ao cliente vendedor que nos entrega um imóvel para promover. Sempre que temos este cliente, significa que existe um contrato de mediação, por sua vez, nesse contrato, existe um valor pelo qual se promove e se fecha o negócio. Um parêntesis: cada promoção é uma promoção. Um exemplo da questão delicada: temos neste momento um imóvel em promoção cujo nosso cliente não baixa 1 cêntimo ao preço. Factos: já tivemos propostas, e o imóvel está acima do preço de mercado (em linguagem simples: está caro). Apesar de queremos muito ganhar uma comissão, faz sentido pressionar o nosso cliente para que aceite um preço que ele não quer? Não, não faz, de maneira alguma. Não nos podemos esquecer que ele depositou confiança no nosso trabalho e temos o dever de corresponder. Outro ponto que não nos podemos esquecer: fomos obrigados a aceitar a promoção do imóvel pelo tal preço acima do mercado? A segunda, está relacionada com o cliente comprador. Novo parêntesis: até hoje conto pelos dedos os clientes compradores fiéis a mim, isto é, que eu realmente senti que só trabalharam comigo. A segunda questão delicada: por muito que nos dediquemos a um cliente comprador, por muitas horas de trabalho gastas, por muitas visitas que tenhamos feito com ele, faz sentido impor-lhe que compre só connosco? E se lhe aparecer um imóvel para comprar, por acaso “caído do céu” (não por nós sugerido)? O que é que ele deve fazer? Moral da história: aceitemos termos nada, dando muito, podemos ter tudo.

DIA 250 24-11-2020 CLIENTE O MAIS INTELIGENTE No âmbito da promoção de um apartamento T3 na freguesia de Valbom, concelho de Gondomar, ontem foi assinado o contrato-promessa entre as partes. Acontece que, neste imóvel, há um direito de preferência que tem que ser comunicado a quem o tem. Apesar deste formalismo, que garante a máxima salvaguarda às partes, acreditamos que o mesmo não vai ser exercido. Temos um impasse de 8 dias. Ainda no âmbito deste imóvel, o promitente-comprador ontem comunica-nos o seguinte: - Cláudio, sabe porque é que estamos a assinar este contrato-promessa? - Porque gostaram do apartamento. - Claro que sim, mas não era isso que lhe queria dizer. - Então? - Porque no anúncio estava um vídeo no qual você apresenta o apartamento tal e qual ele é. Com as coisas boas, mas principalmente com as más ou menos boas, como quiser chamar. Isso chamou-nos à atenção para visitar. Acredita que até já tínhamos desistido de fazer visitas? Estávamos tão fartos de ver imóveis que se revelaram uma desilusão.

DIA 249 23-11-2020 2 EM 1 Vidal Sassoon (1928-2012) foi um famoso cabeleireiro inglês, cujo seu nome/marca deu origem a muitos artigos de cabeleireiro. Recordo-me bem do anúncio de um shampoo que passava na RTP, era um shampoo revolucionário, 2 em 1 (shampoo e amaciador). Uma vez mais: angariações levam a angariações. Em julho, demos início à promoção de uma casa. Nos 3 meses que a casa esteve no mercado, ao todo tivemos cerca de 10 visitas. Neste momento a casa está reservada, com contrato- promessa assinado, e aguardamos a escritura. Algures durante a promoção, obtivemos um contacto de uma pessoa a manifestar interesse na casa. Rapidamente percebemos (ambos), que a casa não fazia sentido para ele. A pergunta que não podia faltar: - Tem algum imóvel para vender? - Sim. Resultado: angariámos o apartamento. Aqui que ninguém nos ouve (lê), de todos os tempos, foi dos mais fáceis de angariar. Hoje temos agendado outro contrato-promessa.

DIA 248 22-11-2020 PORQUE ESTÁ A RECEBER ESTE VÍDEO? Se nos tens acompanhado ao longo dos últimos dias, sabes que estamos a desenvolver vídeos sobre questões associadas ao imobiliário. Um desses vídeos explica o porquê dos mesmos. Para mais vídeos, visualiza o nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCv- zCZn7EPvxjGCU3MCur1A/

DIA 247 21-11-2020 BALANÇO DA SEMANA No âmbito da semana que agora finda, estivemos a trabalhar em várias frentes. Frente 1 - negociação de propostas. Três propostas com boas hipóteses de resultar em contrato-promessa. Falta pouco mais de um mês para o ano terminar, no que diz respeito à faturação da equipa estamos muito bem, se fecharmos estes negócios, estaremos super bem. Frente 2 - acompanhando clientes compradores. Temos uma expetativa maior em dois deles, veremos se manifestam interesse em imóveis que lhes sugerimos. Um passo de cada vez. Frente 3 - ultimando vídeos temáticos. Recordo que são vídeos de cariz imobiliário direcionados a um público geral. Exemplo: vídeo cujo tema é “Como pode promover o seu imóvel?”. Novidades nos próximos dias. Frente 4 - constatando a \"Nossa Sofia\" a dar os primeiros passos enquanto Assistente Administrativa da equipa. Entrou muito bem, aparenta a ter a competência certa para nos ajudar, por sua vez, a vontade de o ser. Relembro que éramos 3 homens na equipa, finalmente o toque feminino que nos faltava. Frente 5 - redesenhando a nossa imagem corporativa. Usando a cor carmim presente na imagem corporativa da ZOME. Temos um novo logo, muito mais vibrante, repleto de cor. Frente 6 - a mais importante. A partir de dezembro, o Lincoln não estará fisicamente connosco. O Lincoln prestar-nos-á serviços pontuais em regime de “freelancer/outsourcing”. Teremos pela frente, a frente de atenuar a saudade que iremos sentir da presença dele.

DIA 246 20-11-2020 SORTE QUE DÁ TRABALHO Há dois dias aconteceu-me algo caricato. Acredito que já tenha acontecido a um de vocês. - Bom dia RV, como está? No âmbito da visita de hoje de manhã ao seu apartamento, gostava de lhe feedback. Apesar de eu ter sentido um gaguejo do outro lado da chamada (parecia que não me estava a reconhecer), dei por mim lançado na transmissão da mensagem. De repente... - Cláudio deve-se ter enganado no número... Movo o telemóvel do ouvido para baixo, leio o nome com quem estava a falar, e imediatamente cai-me a ficha… troquei o RM pelo RV. - Peço imensa desculpa RV, enganei-me no apelido. Lembro-me muito bem de si. - Sem problema, Cláudio. - Já agora, já vendeu o apartamento? A conversa fluiu. - Sabe de uma coisa, tenho-o seguido nas redes sociais. Como sabe, estou ligado ao Marketing, o seu não está nada mal. - A estrutura da minha equipa é pequena, trabalhamos com os recursos e o conhecimento que temos. Comparando com o sua, não deixa de ser muito amador o nosso trabalho. A conversa fluiu. - Ainda bem que se enganou, brevemente vou comprar um apartamento. Mal tome a decisão posso falar consigo?

DIA 245 19-11-2020 A NOSSA SOFIA No âmbito da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, gostava de vos apresentar a mulher mais importante das nossas vidas... a nossa Sofia. O meu nome é Sofia Rangel e gosto mesmo muito de desafios. Ser Assistente Administrativa é um dos da minha vida. Sou formada em Comércio Internacional e sei o quão importante é escutar atentamente as pessoas, desta forma compreendemos melhor as suas necessidades, motivações e sonhos. A minha primeira missão: libertar a equipa de determinadas tarefas para que se torne mais produtiva. A minha segunda: dotá-la de um toque feminino, o meu.

DIA 244 18-11-2020 NOVIDADE T1 NA TRINDADE, PORTO Existe um perfil de clientes que me proporciona uma dualidade de sensações. A primeira sensação, diz respeito à extrema confiança que depositam no meu trabalho. Sinto que este perfil de cliente precisa de ajuda, mais que tudo, de orientação profissional. Se cai nas mãos erradas, está tramado. Por outro lado, agora no que diz respeito à outra sensação, assumir tal responsabilidade \"mete- me medo\". E se algo correr mal, não estarás tu a assumir demasiada responsabilidade, pedindo ao teu cliente que confie em ti e se deixe ir? Entre o deve e o haver, assumo o risco da responsabilidade e do amparo, aliás não tenho alternativa e assim faz muito sentido. Siga para a frente... Para mais informações sobre o imóvel:

DIA 243 17-11-2020 A VACA DO MEU TIO - PARTE 2 (continuação do dia de ontem) No âmbito do se ser Consultor Imobiliário, existem vários níveis de faturação. Há os que faturam pouco, há os que faturam muito. Salvo raras exceções, os que mais faturam são aqueles que já têm uma equipa formada. Um exemplo: há um Consultor Imobiliário da ZOME, que tem uma equipa com cerca de 20 elementos. Outro exemplo: a minha equipa é constituída por 3… já vai faturando alguma coisa. No processo de criação de equipa, dou por mim a investir (muito) do meu tempo na formação da mesma. A consequência desta dedicação é inevitável, a curto prazo um “desleixo” nas tarefas de prospeção para angariar, a mais importante de todas. Sinto uma redução nas angariações e isto não pode acontecer. Um desabafo: dou por mim a questionar o que aconteceria se optasse por não criar equipa. Questiono se não seria mais positivo, mas chego sempre à mesma conclusão: não sei. Como não sei, sigo com a ideia de a formar. Quem sabe, um dia não estarei a gozar a minha reforma de cocktail na mão, numa praia cheia de palmeiras, a colher os dividendos e a agradecer-lhes a eles, aos elementos da minha equipa, e a outros eles, os nossos clientes… Para quem leu o texto de ontem, a segunda frase: \"um passo de cada vez, mas sempre para a frente\".

DIA 242 16-11-2020 A VACA DO MEU TIO - PARTE 1 Desde que as descobri, existem duas frases que me vão acompanhando ao longo da vida. A primeira: \"o ignorante muitas vezes é o mais feliz\". Sendo politicamente incorreto ver verdade nesta frase, a mesma não deixa de fazer algum sentido. Há cerca de uma dúzia de anos, estava em Loumão, a aldeia do meu pai (freguesia de Queirã, concelho de Vouzela, distrito de Viseu). Um parêntesis, a aldeia do meu pai ainda tem vacas, e tenho bem presente a Amarela, a vaca do meu tio que para mim sempre fora beje. Domingo de Páscoa, almoço na casa dos meus primos. Família reunida à mesa. Homens sentados. Mulheres comiam à pressa, apesar de dia santo, a lida não perdoa. Já o bagaço a fazer efeito, o irmão do meu primo (por afinidade), diz-me assim: \"Cláudio eu gosto é disto, do convívio. Preciso de pouco para ser feliz.\" Olho em meu redor, observo a casa 100% dos meus primos (não partilhada com o banco) erguida com o próprio suor, por sua vez, constato o sorriso latente nas faces. (continua amanhã)

DIA 241 15-11-2020 E SE? Pretende vender casa? Três questões para refletir: E se você pudesse ter mais acompanhamento no processo de venda do seu imóvel? E se você pudesse ter mais objetividade na seleção dos compradores para visitarem a sua casa? E se você pudesse ter mais credibilidade na relação com o seu Consultor Imobiliário?

DIA 240 14-11-2020 NOVIDADE T3 EM LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS Para quem investe em ser Consultor Imobiliário, há algo que, algures no tempo, se tornará inevitável. Após 40 meses de profissão, acabo de me estrear numa figura, isto é, ter um cliente comprador que se transforma em vendedor do mesmo imóvel. - Cláudio já não estás na outra imobiliária? - Não. Optei por acompanhar as pessoas que decidiram criar a ZOME, uma marca nova, apenas com ano e meio, mas com muitos, muitos anos de conhecimento de mercado, por sua vez, com as ferramentas tecnológicas mais avançadas, as certas para bem promover o teu apartamento. - Muito bem, confias nas pessoas. - Isso. - Eu também, é por isso que quero que sejas tu a promover-me o apartamento, é em ti que confio enquanto pessoa, é em ti que confio enquanto profissional, aliás, desde o primeiro momento que te conheci. Para mais informações sobre o apartamento: https://www.zome.pt/ZMPT542407

DIA 239 13-11-2020 URTIGAS Era uma vez, um casal que queria vender um imóvel. Tratava-se de um imóvel com um grande e lindo jardim. Nesse jardim havia flores coloridas, garridas, resplandecentes… assim como o sorriso dos seus donos, um belo e lindo casal. Os passarinhos construíam os seus ninhos nas árvores verdejantes do jardim… piavam todas as manhãs, tão felizes que eram. O imóvel que estava à venda, era o segundo imóvel que o feliz casal tinha à venda. Repletos de orgulho, com os peitinhos cheios, contaram-me a história de venda do primeiro imóvel. - Sabe Sr. Cláudio, a exclusividade não nos leva a lado nenhum, não funciona. Tivemos um apartamento à venda há 2 anos. Estava em exclusivo com outra imobiliária. Só nos fizeram uma visita. Obviamente não renovamos o contrato, e acabamos por estar 6 meses agarrados à imobiliária. (eu continuava a admirar o jardim) - Repare, no âmbito da única visita, a pessoa que o visitou, e que foi por intermédio do outro Consultor, depois veio ter connosco, e fizemos o negócio diretamente com ele. (nesse instante começo a sentir comichão no pé, dou conta que já me penetrara na carne, que me atingira o Músculo Flexor Curto dos Dedos, opto por coçar e contamino a mão também... consto que afinal o lindo jardim é um jardim de urtigas) - Com a vossa licença, se não se importarem gostaria de me retirar…

DIA 238 12-11-2020 O GULOSO Gostava de vos contar uma história. Após um ano de promoção, encontrámos o promitente-comprador para um imóvel que estávamos a promover. Neste momento temos o contrato-promessa assinado e aguardamos a escritura. A promoção deste imóvel proporcionou-me recordações que guardarei na memória com especial carinho. Uma das recordações que gostava de partilhar, tem a ver com o facto do diálogo com o nosso cliente ter sido sempre muito cúmplice. Definimos o caminho da promoção sempre juntos. Algures nas conversas que tivemos, dei conta que ele me tratava por tu, mas o contrário não acontecera. Um desabafo: talvez por defeito profissional não me saía, mas na verdade eu queria que saísse... nem que seja no dia da escritura, vou conseguir. Outra recordação que gostava de partilhar, tem a ver com o facto de, já depois da promessa da venda da casa dele, o nosso cliente ter-me feito uma surpresa: - Cláudio, quero que me marques uma visita a uma casa que te vou enviar o link, tem tudo aquilo que nós queremos. Entusiasmado tanto quanto eles, por sua vez, já a contar com um negócio aparentemente caído do céu, ligo ao colega que promovia a casa. - Bom dia, o meu nome é Cláudio Silva, e ligo-lhe no âmbito da casa “tal”, a mesma está disponível para visitas? - Está sim. - Sou seu colega na ZOME, e tenho um cliente comprador que me passou o link da casa que você promove, está qualificadíssimo para comprar, e gostaria de fazer uma visita. Podemos agendar? - Eu não partilho. (sobre a \"batalha\" que se seguiu não interessa escrever) Há ações que têm de ser feitas: - O guloso do colega da outra imobiliária não partilha os imóveis, para vocês não perderem a oportunidade de compra, sugiro que lhe liguem diretamente e agendem a visita diretamente com o caramelo. Se nesse processo precisarem de uma ajuda de amigo, por exemplo, ver se a documentação do imóvel está em conformidade, ou se precisarem de um parecer em relação ao contrato-promessa, não hesitem em ligar. (dias depois) - Então, sempre vão avançar com a compra da casa? - Já Cláudio, temos o negócio fechado, vamos para contrato-promessa, nunca vi a minha mulher tão excitada com uma casa, mas sabes uma coisa, serás sempre tu que recomendaremos e a quem recorreremos. Hoje dás, amanhã colhes em dobro.

DIA 237 11-11-2020 WATERDROP No âmbito da Física, a queda de uma gota de água sobre um espelho de água, origina ondas mecânicas e bidimensionais. A propagação de energia, neste caso gerada por essas ondas, reflete-se na nossa imagem corporativa e na nossa identidade. Procuramos e promovemos os nossos imóveis junto da nossa rede de contactos, da rede de consultores ZOME e de outras redes imobiliárias. Deste modo, proporcionamos aos nossos clientes resultados mais rápidos, mais precisos e mais positivos.

DIA 236 10-11-2020 VENDIDO T2 EM S. FÉLIX DA MARINHA Em abril demos início à promoção de um apartamento na freguesia de S. Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia. Apesar de termos tido 25 visitas, apesar de contarmos com 32 transações em 2020, o que é certo é que para este imóvel não conseguimos encontrar o comprador. No seu direito, o nosso cliente optou por não renovar o Contrato de Mediação. Acima de tudo, prevalecerá a minha gratidão pela confiança que depositou no meu trabalho. Nestes casos de frustração, há que levantar a cabeça e siga para a frente. Angariações levam a angariações. Em setembro, algures numa dessas visitas, um vizinho do nosso cliente, pergunta-nos se estaria interessado em promover o apartamento deles. Semana e meia depois, estava reservado e ontem foi a escritura. Tenho duas histórias para contar nos próximos dias. A primeira conta a história de um colega que fora duplamente traído pelos seus dois clientes; a segunda conta a história de um guloso.

DIA 235 9-11-2020 4 MODELOS DE PROMOÇÃO Admito que possam existir mais modelos de promoção de um imóvel, mas na verdade, até hoje, apenas descobri 4. - O primeiro, designo-o de “O exclusivo”. Este modelo diz respeito à promoção realizada apenas pelo vendedor, sozinho, sem apoio profissional. É na minha opinião, uma forma de promoção sensata. - O segundo, “O aberto”. O vendedor promove o seu imóvel juntamente com uma, ou mais imobiliárias. Outra forma de promoção com razoabilidade. - O terceiro, “O mais aberto”. O vendedor delega toda a promoção a uma imobiliária ou a um consultor, de forma a que seja esta/e a partilhar o imóvel com todas as imobiliárias. Este é o modelo que defendo e sugiro. - O quarto, “O guloso”. O vendedor também delega toda a promoção a uma pessoa, mas a partilha do imóvel não existe.

DIA 234 8-11-2020 CLÁUSULA AVALIAÇÃO BANCÁRIA Para se comprar um imóvel através de financiamento bancário, existe a necessidade do comprador ter algum capital próprio. Esta necessidade existe porque, por um lado, é necessário cobrir a restante % que o Banco não financia (normalmente o Banco financia entre 80% e 90%); por outro, é necessário pagar as despesas associadas (impostos IMT e IS, custo da escritura e despesas relativas ao processo bancário). Acontece que, em determinados casos, os compradores têm o capital necessário no limite. Exemplo: só têm os 10%, mais o valor das despesas. Um parêntesis: o financiamento é concedido mediante 3 pressupostos, a \"saúde financeira\" do comprador (taxa de esforço), o valor da escritura, e o valor da avaliação bancária. Enquanto Consultores Imobiliários que orientam os compradores, assim que passem para a elaboração de uma proposta de compra de um imóvel, têm o dever de salvaguardar o seu cliente, com a condição de que a avaliação será no mínimo igual ao valor da escritura. Caso o vendedor aceite a proposta da forma como lhe foi apresentada, esta condição deverá ser redigida em contrato-promessa. Caso o vendedor aceite o valor, mas não a cláusula, o imóvel mantém-se no mercado, contudo facultamos a documentação do imóvel ao interessado. Consequentemente, o interessado requer a avaliação bancária. Saído o resultado da mesma, ou desiste, ou avança para o contrato-promessa.

DIA 233 7-11-2020 CRM CRM significa \"Customer Relationship Management\" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Em traços gerais, é um programa informático para empresas que por um lado, armazena informações de clientes e potenciais clientes (nome, número de telefone, etc.), por outro realiza tarefas simples de forma automatizada. A ZOME disponibiliza a cada um dos seus Consultores Imobiliários um CRM. Entre muitos atributos que estão ao nosso alcance, destaco a possibilidade de enviar ao nosso cliente vendedor, a quem lhe estamos a promover o seu imóvel, a lista de pessoas que até à data manifestaram interesse no seu imóvel.

DIA 232 6-11-2020 PROCURO CASAS DE ARQUITETO O “banner” é uma ferramenta online, normalmente uma imagem, que figura num determinado site. A sua principal função é captar a atenção de um usuário, atraindo-o para que clique nela através de um link. Se assim acontecer, é aberto um outro site, aquele que se pretende divulgar. No ramo imobiliário, há várias formas de conseguir clientes, uma delas é através de investimento em Marketing. O “banner” é isto mesmo, um investimento. Há um nicho de clientes que conheço, os arquitetos. Como a maior parte das pessoas, também eles têm um lar; de igual modo, durante a sua vida, também têm necessidades de mudança. São humanos. Para vocês colegas arquitetos: - Porque assinam ou assinaram casas de arquiteto, e que, até por acaso sabem que o vosso cliente a quer vender; - Porque vivem numa casa, sim a vossa, e que até ponderam vender; - Já agora, porque conhecem alguém que o queira fazer. Remeto-vos a minha manifestação de interesse. Contactem-me. Para quem gosta de arquitetura: https://espacodearquitetura.com/

DIA 231 5-11-2020 JOELHOS PELOS COTOVELOS No âmbito do texto de há 2 dias, continuamos a editar os vídeos que mais adiante enviaremos a potenciais clientes. Recordo que estamos a realizar pequenos vídeos com conteúdos imobiliários que queremos passar cá para fora, conteúdos estes, muito úteis para quem quer vender um imóvel. Enquanto “profissionais” de media, trabalhamos com os recursos e o saber que temos na equipa. Nesta competência, há amadorismo por certo, mas para quem nunca tinha manuseado um software de edição de vídeo, o Lincoln (Assistente de Marketing da equipa), está a sair-se muito, muito, muito bem. Gostávamos de ter os vídeos prontos no final da próxima semana, mas como muitas vezes “metemos os pés pelas mãos”, ou melhor os joelhos pelos cotovelos temos de ter alguma paciência. Em suma, muito em breve teremos novidades.

DIA 230 4-11-2020 BREVEMENTE: T3 EM LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS Há dois anos uma colega estava de escala. Para quem não sabe, estar de escala, consiste em ter um consultor da ZOME pronto para dar seguimento a um potencial cliente que nos contacte, ou que nos visite. Tenho uma história para vos contar: há 2 anos, focado no meu trabalho, de repente, aflita, a minha colega que estava de escala pede-me ajuda. - Cláudio falas espanhol não falas? - Sim. Porquê? - Porque tenho um cliente que me apareceu agora mesmo na escala e preciso que me ajudes. (…) - ¿Buenos días cómo puedo ayudarte? (…) Durante um trimestre, eu e a minha “partner” acompanhamos um cliente comprador. Acabou por comprar um dos que apartamentos que lhe apresentámos. Estávamos em finais de 2018. Daí até ao hoje, pontualmente recebia uma mensagem de cortesia. Perguntando-me se estava bem, perguntando-lhe se estava bem, a resposta era sempre a mesma: - Estoy tranquilo Cláudio. Há uma semana recebo uma mensagem deste cliente, solicitando-me uma reunião a qual aconteceu ontem. Reunimo-nos e porque pretende fazer um investimento diferente, quer que lhe arranjemos um comprador para o apartamento que comprou. Estares de escala significa habilitares-te a fazer negócios. São negócios muito pontuais, mas que só acontecem se lá estiveres… no meu caso, não estava, mas a relação positiva e criada com uma colega assim o permitiu. Obrigado a ela pela confiança, agora cabe-me a mim retribuir.

DIA 229 3-11-2020 23 VÍDEOS - A PREPARAÇÃO No final da semana anterior, eu e o Lincoln, Assistente de Marketing da equipa Cláudio Silva, demos início à realização de 23 pequenos vídeos, cada um com uma duração entre 1 e 3 minutos. O objetivo desta iniciativa é muito simples, disponibilizar dicas e respostas às dúvidas mais comuns que um vendedor de um imóvel possa ter.

DIA 228 2-11-2020 A ASSADEIRA Adoro rifas. Se for daquelas que sai sempre prémio ainda melhor. No sábado, um colega que representava os visitantes/interessados, realizou uma visita a uma angariação por mim promovida. No final da visita, gosto de pedir um parecer aos visitantes… normalmente conversamos um pouco. - Que vos pareceu o imóvel? - Gostamos, mas queremos ver mais. Aliás, até temos duas visitas agendadas para de tarde. A conversa desenrolou-se… - Já agora, as duas visitas que têm para de tarde, são aqui com o meu colega? - Não, são com duas imobiliárias diferentes. - Gostava de vos deixar uma sugestão que me parece ir mais de encontro aos vossos interesses. Permitem? - Claro. - A partir de amanhã, porque não passam a enviar aqui ao meu colega, os links dos imóveis que estão nas outras imobiliárias e que gostariam de saber mais informação? E se fosse ele a marcar-vos as visitas? A fazer uma primeira triagem? A perceber se realmente o imóvel está mesmo no mercado? A validar se tem a documentação em ordem? Sabia que numa conversa entre colegas, muitas vezes conseguimos perceber qual a margem de negociação que existe? E se for ele a representar-vos e a acompanhar-vos em todo este processo. - Parece-nos muito bem. Nem sequer sabíamos que o podíamos fazer. Quanto ao meu colega, veremos se lhe vai sair algum prémio na rifa. Quanto a mim, na última vez que joguei saiu-me uma assadeira.

DIA 227 1-11-2020 RESERVADO T2 EM LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS Há dois meses, por parte de um potencial comprador, recebemos um pedido de informação para um imóvel que estivéramos a promover. Passei a pasta ao Moisés Teixeira, Especialista de Compradores da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários. Feita uma pré-qualificação do interessado (ao telefone), chegaram ambos à conclusão de que havia muitas dúvidas quanto à obtenção do crédito à habitação. Será que o banco emprestaria o valor necessário para a compra? Qual a % de financiamento? Qual a prestação mensal? Para o esclarecimento das dúvidas, por sua vez para melhor conhecermos o potencial comprador, sobretudo o que o move, e quais as características do “imóvel ideal”, foi marcada uma reunião na ZOME. Durante a reunião foi feita uma análise completa do perfil do interessado. Estava presente o Hugo Costa, que faz parte do Staff da ZOME. O Hugo tem como principal tarefa fazer a ponte com os bancos com quem temos protocolos, de igual modo, o objetivo de conseguir o financiamento bancário para os nossos clientes. Dois dias depois, já tínhamos várias simulações bancárias. Decidido o orçamento, com um sinal “na mão”, com as características bem definidas do imóvel a encontrar, partimos para a procura, seleção e visitas. Nos entretantos, o imóvel que nos trouxe o potencial comprador, já não era tão interessante assim… Fruto de um processo passo a passo, cada um no momento certo, há 2 dias reservámos um apartamento em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos. Parabéns ao Moisés Teixeira, que muito bem conduziu este processo.

DIA 226 31-10-2020 VENDIDO TERRENO EM GUIFÕES, MATOSINHOS - PARTE 3 (na continuação do texto de ontem) Passados 15 dias... ao telemóvel... - (...) liguei porque gostava que soubesse que as minhas filhas adoraram uma limonada que eu lhes fiz. Essa limonada foi feita com o sumo dos limões que o Sr. me deu, recorda-se? - Olhe que são biológicos. - Eu sei, o Sr. disse-me. - Tudo o que tenho no terreno não tem produto, neste momento estou a plantar grelos. - Vamos fazer um acordo? Se eu lhe arranjar um comprador para o terreno, dá-me 1kg de grelos? - Até lhe dou um saco cheio. - Posso passar aí e conversarmos de novo, desta vez com mais calma? No dia seguinte o Sr. vendedor ainda tentou o preço, mas revelou-se mais compreensível e aceitou a minha sugestão. Com o contrato de mediação imobiliária assinado, demos início à promoção. Poucas semanas depois um contrato-promessa fora assinado, há 3 dias a escritura. Absorvo vários factos com esta história, nomeadamente evidenciar que no fim da escritura várias pessoas sorriam. Os compradores cuja relação sempre foi muito cordial; os filhos do Sr. vendedor que reconheceram o valor da relação mantida com o pai; por fim, a mais importante, ver o meu amigo descontraído e com os olhos a sorrir. A ele, o meu profundo agradecimento.

DIA 225 30-10-2020 VENDIDO TERRENO EM GUIFÕES, MATOSINHOS – PARTE 2 (na continuação do texto de ontem) - Sim, é possível. No dia marcado, eu lá estava a ver o terreno. Percebido o imóvel, para que o pudesse promover, havia agora que convencer o Sr. vendedor a confiar no meu trabalho. Surpreendentemente, ouço estas palavras: - Ok, eu entrego-lhe o terreno para promover, e aceito tirar a minha placa de venda, mas em troca você tem de conseguir para mim o valor que eu quero. - Agradeço, mas para esse valor as probabilidades de alguém lhe comprar o terreno são reduzidíssimas. Já reparou que é por essa razão que ainda não vendeu? - Já lhe estou a baixar o valor que está a ser pedido. - Para já não me está a baixar o valor, está sim a baixar o valor a si, para seu benefício. Ainda não chega, tem de ir pelo menos para este valor. (escrevo esse valor numa folha branca que sempre me apoia) - Já lhe disse, ou é assim ou não promove. Dando por mim a partir pedra durante 1h, ouço de seguida algo que não gostei. Naquele instante disse para mim mesmo: o que estou aqui a fazer? Da forma como ele quer, se viesse a promover, só virei a perder o meu tempo. - Obrigado pelo seu tempo, mas dessa forma não nos vamos ajudar um ao outro. Já no carro, respiro fundo e penso para mim mesmo, \"é mesmo cabeça dura\"... mal nós sabíamos que algures no tempo iríamos ser amigos... (continua e amanhã)

DIA 224 29-10-2020 VENDIDO TERRENO EM GUIFÕES, MATOSINHOS – PARTE 1 Existe um perfil de cliente que, assim que o conhecemos, num primeiro impacto, não se revela uma pessoa fácil. Grosso modo, o perfil tem duas características: a primeira, o género que é sempre masculino; a segunda, a idade madura, normalmente superior aos 60 anos. Entretanto vendido, há meio ano promovemos um apartamento na freguesia de Guifões, concelho de Matosinhos. Algures durante essa promoção, alguém viu a nossa placa de venda e ligou-nos a pedir informações. Devidamente esclarecida a pessoa, por sua vez qualificada por nós, concordámos que a eventual visita não fazia sentido. Um parêntesis: sempre que nos liga uma pessoa interessada num dos imóveis que promovemos, há uma pergunta que não pode faltar. - Já agora, tem ou conhece alguém que tem um imóvel para vender? - Eu tenho. - O que é? - Um terreno para a construção de uma moradia. - Já está à venda há muito tempo, ou quer colocar à venda? - Já o estou a vender há 2 anos. - Seria possível eu ver esse terreno e conversarmos um pouco? (continua amanhã)

DIA 223 28-10-2020 AJUSTE DE PREÇO: T0+1 NA BAIXA DO PORTO Uma das tarefas que os Consultores Imobiliários devem executar, é a de fazer ver aos seus clientes vendedores que o imóvel que promovem não está a ter (boas) manifestações de interesse (muitas vezes nem as más tem). Grosso modo, a não ser que exista um problema grave associado ao imóvel, a não venda deve-se ao preço alto que se está a pedir pelo apartamento. Pode parecer o contrário, mas muitas vezes, esta atuação revela-se defensora do objetivo dos nossos clientes. Há um ditado que diz, mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar. Esse pássaro permite-te voar. Ontem foi dia de sugerir um ajuste de preço a três dos nossos clientes vendedores. Um dos nossos clientes concordou e aguardamos a posição dos outros dois. Para detalhes adicionais sobre o imóvel que ajustámos o preço: https://www.zome.pt/pt/ZMPT538315

DIA 222 27-10-2020 É AQUI QUE EU QUERO ESTAR Enquanto Consultor Imobiliário, de vez em quando recebo um tipo de mensagem. Foi o caso da recebida ontem. Cito-a, alterando-a em dois pontos. Por um lado, eliminei a identificação da fonte, por outro corrigi os erros ortográficos. “Cláudio Silva como está? O meu nome é X, sou responsável pelo departamento de RH da X. Pertencemos a um grupo de X imobiliárias, que já formou mais de XXXXXXXXXXXXXXXXX profissionais. Temos uma equipa altamente motivada e feliz. Oferecemos tudo o que é necessário para o seu crescimento pessoal e profissional. Temos as melhores condições para o seu negócio crescer ainda mais. Gostava de a/o convidar para lhe apresentar o nosso projeto, sem qualquer compromisso. Aceita o convite?” Como não sou de ferro, não fui capaz de eliminar o “a/”. Mil desculpas pelo problema técnico da tecla X. Se é sem compromisso o que lá vou fazer? Agora o lado sério: cada um tem a sua liberdade, mas confesso que me causa algum descontentamento ver colegas, que não deixam de ser bons profissionais, a saltar de imobiliárias para imobiliárias. Conheço um caso, que em muito pouco tempo já está na quarta. Pior de tudo, se eu constatasse que a sua mudança resulta em upgrade! Infelizmente não é caso único. Não posso prometer o dia de amanhã, mas o de hoje tenho-o ao meu alcance. Gosto muito desta casa e esta casa gosta muito de mim. Siga para a frente.

DIA 221 26-10-2020 NÃO É O QUE PARECE Entre a angariação de um imóvel para promoveres, ou a venda de um imóvel por ti angariado, o que preferes? Colocada assim a pergunta, a resposta é imediata, isto é, a segunda hipótese (é apenas esta hipótese que garante a 100% o retorno financeiro). Acontece que, lá no fundo, lá no fundo, sou de opinião que não é bem assim. No que tem vindo a ser prática na minha equipa, até prova em contrário, dou mais importância às angariações, do que às vendas. Porquê? Muito simples. Porque tendo angariações as vendas surgem naturalmente… e não é que elas têm acontecido de forma muito regular? Não ter angariações, significa que a única forma de obter comissões, passa por ter os compradores para os imóveis dos colegas. Posto isto, toca a executar procedimentos para angariar, o que tenho feito desde os primórdios no imobiliário.

DIA 220 25-10-2020 JULHO 2019 CUBA Tenho um amigo que há uns anos tinha uma técnica infalível para \"engatar gajas\" (desculpem o termo, mas uso as palavras dele). Ele gostava de ir passear com a sua miúda, não uma das tais, mas a sua filha que naquela altura ainda andava na creche. Ele contava-me que bastava colocar-lhe um vestidinho todo janota, e os olhos delas caíam todos nela (e nele). De peito cheio, dizia-me: \"melhor que a minha filhinha, só a minha filhinha e um cachorro\". Os anos passaram, a filha cresceu, e acabou por nunca ter um cão. Os filhos quando são pequenos, são facilitadores na socialização dos pais. De férias em Cuba, uma das minhas filhas diz-me assim: - Papá já arranjei uma amiga. - Quem é? - É aquela menina ali, que está com os pais. Claro está que a partir desse momento, também eu arranjara novos amigos. Guardo com especial carinho o momento da véspera de voltarmos para Portugal. Duas horas na água a 30 graus. Guiados pelas 3 meninas (as minhas e a deles), conversámos e brincámos como elas. No aeroporto aquando do check-in: - Já agora, têm aqui o meu cartão de visita, se porventura um dia quiserem vender um imóvel, ou conhecerem alguém que o queira fazer, teria muito gosto em ajudar. - Quem sabe não falaremos... Ontem, vi um apartamento único para o mercado do concelho da Maia. Estou confiante que teremos novidades breve. Por vezes, sem darmos conta, temos uma oportunidade fantástica à nossa frente, ou a agarramos, ou ela voa.

DIA 219 24-10-2020 RESERVADA CASA EM VALADARES, VILA NOVA DE GAIA Cada cliente é um cliente. Enquanto profissionais do ramo imobiliário, temos o privilégio de contactar com imensas pessoas. No meu caso, ao longo destes 3 anos, fui percebendo que o que é importante por exemplo para um cliente, pode não ser importante para outro. Quanto aos perfis, eles são díspares, desde o \"bronco\", que como um bode, marra, marra, e marra, e não sai dali, até ao \"apático\", que acata tudo. Há dois dias reservámos uma casa. Para sempre ficará a sensação de que ambos os clientes, tanto o vendedor como o comprador, têm um perfil equilibrado, com sensatez, e flexibilidade na postura. Prefiro assim. Desabafo à parte, mais um negócio concretizado, em que ambas as partes saíram a ganhar, isto é win-win (neste caso, nós também, daí win-win-win). Um especial agradecimento ao Moisés Teixeira, que faz parte da equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, e que bem conduziu a negociação junto da parte compradora. Um agradecimento maior, pelos primeiros sinais de robustez que a sua postura profissional vai revelando. Estamos no bom caminho... a minha equipa... e a ZOME.

DIA 218 23-10-2020 PÃO QUENTE Há dois dias, tivemos uma reunião de apresentação de um Estudo de Mercado. A reunião aconteceu na pastelaria dos proprietários do apartamento que quiçá viremos a promover. Sentamo-nos em redor de uma das mesas disponíveis. A clientela às 19h era reduzida. Estava tudo calmo. Para além da nossa mesa, havia apenas outra ocupada. Uma Super Bock e uma tosta mista matavam a sede e fome a um cliente. Cinco minutos após o início da reunião, entra um rapaz. A proprietária pede licença para sair da conversa e trinta segundos depois, o rapaz, aparentemente cliente habitual, sai com um daqueles sacos de papel castanho claro cheio de pão. De novo todos na mesa. - Nem tinha reparado, também vendem pão, certo? Já agora, quanto custa um pão?\" - 10 cêntimos. - Obrigado. O que aconteceria se vendessem o pão a 20 cêntimos cada? - Ninguém comprava, iam comprar ao café da outra rua. - Pois bem, imaginem que o vosso apartamento é um pão. O que acontecerá se vocês continuarem a anunciar o vosso apartamento pelo valor que têm em mente, quando na verdade vos estou a provar que o valor de venda dos apartamentos semelhantes é 25% abaixo?

DIA 217 22-10-2020 O FERRARI DO NOSSO CLIENTE Há precisamente um ano, tivemos uma reunião de apresentação de serviços numa casa localizada no concelho de Vila Nova de Gaia. A casa estava (e está) num elevado estado de degradação, só uma intervenção total se apresentava (e apresenta) como solução. Estamos a promover essa casa desde aí. Durante os meses anteriores a essa reunião, promovemos 3 casas similares a essa, isto é, casas a precisar de obras profundas. Numa casa, durante 9 meses de promoção só tivemos uma visita. No seu direito, o nosso cliente optou por não renovar o contrato de mediação. Resumindo, “não vendemos”. Noutra casa, fruto da localização muito central, tivemos cerca de vinte visitas. Apesar desse facto, o que levou a propostas apresentadas ao vendedor, as mesmas não iam de encontro à sua expectativa. Palavras dele: “eu tenho um Ferrari”. Bem tentei, mas de nada valeram as minhas palavras: “olhe que o seu Ferrari precisa de conserto, não o levará aonde você quer”. Próximo do final do contrato de mediação, o vendedor optou por não o renovar. Frustrado, acabei por investir dinheiro e tempo para nada; restou-me a resignação, no fundo tive a minha oportunidade e não a agarrei. Três meses depois ligou-me a informar que queria que lhe promovêssemos outro imóvel. Duas semanas depois, tinha um contrato-promessa assinado nas suas mãos. Quanto ao “Ferrari”, acho que o reboque ainda não passou por lá. Quanto à terceira casa, porque a casa era interessante, por sua vez porque o preço estava ajustado, o comprador certo surgiu em duas semanas. Voltando à casa que estamos a promover, hoje está previsto um dia muito importante. Até amanhã.

DIA 216 21-10-2020 A TUA MARCA Algures no tempo, uma pessoa que sabe muito disto, disse-me algo assim: \"A tua imagem é a tua marca, tens que a saber vender para teres bons resultados no imobiliário\". Sou profissional na promoção de imóveis e neste âmbito sinto uma grande confiança. Em paralelo, sinto também que posso não ter a competência certa para promover a minha marca pessoal, e que neste teor, o amadorismo pode atingir-me o tutano dos ossos. Porque não a tenho, às vezes questiono se o que passa cá para fora, não é uma imagem a tender alguma arrogância. Há quem diga que são feitios, mas não é fácil a fronteira. Desabafo à parte, e porque este texto é um Diário, ontem apreciei o dia. Por um lado, porque dei um passo em frente tendo em vista uma possível angariação num território que me diz muito (vivi 28 anos em Braga), por sua vez porque depois de jantar recebi esta mensagem: \"Cláudio mais uma vez obrigado por tudo, mesmo com o imóvel já vendido preocupou-se connosco e hoje esteve presente confirmando que correria tudo bem. Isso é designado um bom profissional. A transição correu perfeitamente bem. Abraço\"

DIA 215 20-10-2020 IMÓVEIS VENDIDOS/RESERVADOS E NÃO VENDIDOS No âmbito dos 83 imóveis que até hoje promovemos a venda (ou ainda a promover), nomeadamente no que diz respeito aos vendidos (escriturados) e reservados (com contrato- promessa assinado), por sua vez, nos que, tendo a minha equipa todas as condições de trabalho, após cumprido todo o tempo do contrato de mediação, não conseguimos o comprador, este é o balanço da equipa. Imóveis/angariações 1 a 25: Vendidos/Reservados: 48% Não vendidos: 52% Imóveis/angariações 26 a 50: Vendidos/Reservados: 70% Não vendidos: 30% Imóveis/angariações 51 a 75: Vendidos/Reservados: 79% Não vendidos: 21% Imóveis/angariações 76 a 83: Vendidos/Reservados: 100% Não vendidos: 0%

DIA 214 19-10-2020 O SOL E AS MÃOS Caro amigo JP, Antes de mais como estás, e a tua família? Escrevo-te porque preciso da tua ajuda. Como sabes sou Arquiteto, mas há 3 anos decidi aceitar um convite para ser também Consultor Imobiliário na ZOME REAL ESTATE. Adoro a disciplina da Arquitetura, e de certa forma irá prevalecer alguma frustração por me ter desfocado da mesma, mas teve de ser. Apesar da competência criativa ter sido muito positiva, a apetência comercial era medíocre. Clarificando, ter-me desfocado, prendeu-se apenas por questões económicas. Sabes uma coisa? \"No hoje\", uso todo o conhecimento que adquiri ao longo de 16 anos de prática, em prol do meu serviço (ajudo pessoas a vender ou a comprar casa), e não é que resulta? No âmbito do imobiliário, com muita formação, com as pessoas certas ao meu lado, com uma apetência comercial forte, mas sobretudo com muito foco, os resultados são soberbos. Hoje tenho uma perspetiva diferente, apesar de muito pequeno, tenho o Grande Sol ao alcance das minhas mãos. Para teres uma ideia, ao todo realizei 74 transações, e desde há um ano a minha equipa (Cláudio Silva Consultores Imobiliários) conta com 2 colaboradores. Devo aos meus clientes a confiança que me depositaram, de certa forma, foram também eles que criaram estes postos de trabalho. No seguimento do meu crescimento, gostaria de contar com a tua ajuda. Tenho como objetivo, criar mais dois postos de trabalho. Ajudas-me a alcançá-lo? Como? Sugiro que pares 30 segundos, e penses nesta questão: Quem é que tu conheces que neste momento queira comprar ou vender uma casa ou um apartamento? É apenas esta a ajuda que te peço (não necessariamente na Área Metropolitana do Porto). Assim sendo, se conheceres alguém nestas circunstâncias, contacta-me, ou pede sff a essa pessoa autorização para me passares o contacto, eu próprio contactá-la-ei? Já agora, em que é que eu te posso ajudar? Grande abraço, Cláudio

DIA 213 18-10-2020 À QUARTA SERÁ DE VEZ Por vezes há negócios que estão alinhados para serem feitos, contudo por uma ou por outra razão, acabam por não se concretizar. Vejamos este exemplo: estamos a promover um imóvel cuja expectativa da assinatura de um contrato-promessa é muita, aliás esteve para ocorrer por 3 vezes, acontece que, acabou sempre por nunca acontecer. A primeira, há cerca de um mês. As partes não se entenderam por uma diferença de 1000€. A corda esticou. Se fosse hoje... A segunda, há semana e meia. Desta vez declarou-se o fecho, mas a parte compradora afinal não tinha o sinal disponível. Aqui entre nós... alguma vez teve? A terceira, há dias. Outro fecho entre as partes, desta vez a parte compradora deixou de atender o telefone. Em suma, tanto a expectativa do nosso cliente vendedor, como a nossa, saem goradas. Há quem lhe chame ossos do ofício. O que fazer? Siga para a frente e à quarta será de vez.

DIA 212 17-10-2020 VENDIDA CASA EM GUIFÕES, MATOSINHOS Enquanto Arquiteto com 16 anos de prática, fui cultivando e viciando o gosto pelo minimalismo. Aprecio o simples, e acredito que a simplicidade da vida é que a torna mais maravilhosa. Já agora, deixo-vos o nome de um arquiteto que admiro: http://www.johnpawson.com/. Tendo a promoção iniciado há 4 meses, há dois dias realizámos a escritura de compra e venda de uma casa. No momento que conheci o imóvel, nomeadamente o seu aspeto exterior, o meu primeiro pensamento não foi muito favorável. \"No hoje\" o meu foco é mais comercial (finalmente já dou uns toques), por sua vez, com uma responsabilidade diferente na vida dos meus clientes, logo na das pessoas. Conseguimos o propósito de duas famílias. Conseguimos mais uma comissão para a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários e para a ZOME. Está feito e siga para o próximo, mas confesso... vacilei no momento da angariação.

DIA 211 16-10-2020 TU ÉS SPECIAL Sempre que reservamos ou escrituramos um imóvel, no dia seguinte, o texto do nosso Diário faz menção a isso mesmo. A letras maiúsculas surge o título do dia: RESERVADO T3 BLA BLA, VENDIDA CASA BLA BLA. Apresentado o resultado, passa cá para fora a mensagem de que a minha equipa vende muitos imóveis, para muitos, \"O Cláudio vende tudo\". Vanglória à parte, certo é que numa boa parte das pessoas, o cérebro delas retém a mensagem. Ontem tivemos uma escritura e ontem também, escrevi o dia de hoje, aliás acho que o meu assistente já tem o “post” nas redes sociais agendado para as 13h de hoje. Por motivo superior, o texto de hoje, foi adiado para amanhã. A Teresa Espírito Santo faz parte do Staff da ZOME. Internamente tem um título British todo catita, Business Coach. Enquanto profissional, a TES tem como principal tarefa orientar parte dos Consultores Imobiliários da ZOME a percorrer um caminho de sucesso. Há 3 anos, calhei- lhe na rifa. Porque o fazes para além do que te compete, porque sem dares conta, te sai desde o coração, porque estás no meu, estou-te profundamente grato Teresa. Os meus Parabéns e que tenhas um dia feliz.

DIA 210 15-10-2020 O CHICO-ESPERTO \"Acredito que você se depara com alguns clientes difíceis, tendo sido inteligente de sua parte a sua postura calma, da minha parte você é 100% de confiança.\" Algures no tempo, enviada por um cliente comprador, receciono esta mensagem. Nos contratos-promessa que a ZOME redije, existe uma cláusula que permite ao promitente- comprador uma visita ao imóvel na véspera da escritura. No âmbito da venda de um apartamento, há muito, muito tempo atrás, aquando dessa visita, constatamos (eu e o promitente-comprador) que o recheio da casa ainda se encontrava no imóvel. \"Tem a mudança prevista para a tarde!? Sabe que amanhã o apartamento tem que estar vazio, não sabe!?\" \"Sr. Cláudio, a moradia que eu vou comprar só está disponível daqui a duas semanas.\" \"Não estava tudo tratado, e que não me preocupasse!? Teríamos adiado a escritura duas semanas.\" \"Precisamos do dinheiro.\" \"Conversando teríamos encontrado uma solução...\" Enquanto profissional, felizmente, tenho tido a sorte de me calharem poucos \"chicos-espertos\". Neste caso, felizmente, a parte compradora, percebeu o que se estava a passar. Para não percorrer outros caminhos, juntos, encontramos uma solução. \"Da vossa parte sempre o senti. Obrigado pelas palavras. Enquanto profissional, um dos papéis que devemos ter passa por relativizar. Apesar de tudo, não consigo ser indiferente, intervenho na vida das pessoas, na sua por exemplo. Felizmente no seu caso, você está salvaguardado pois só tem que sair do apartamento que tem arrendado daqui a um mês, mas imagine se não estivesse?” A propósito, para quem gosta de um bom novelo: https://rosarios4.com/montra/chico-esperto/ Hoje temos uma escritura.

DIA 209 14-10-2020 RESERVADO T3 EM PEDROUÇOS, MAIA Com cerca de mês e meio de casa, em setembro de 2017 consegui o meu primeiro imóvel para promover. Recordo-me muito, muito bem. Contrato de mediação assinado, solto tal feito aos 4 ventos e dois dias depois, dirijo-me a uma loja chinesa para comprar uma marreta. Cheio de força, com força, cravei duas estacas na terra. Desde a estrada principal surge então uma lona 2x1 metros bem esticada com a cara e o contacto de um cromo de braços cruzados e blazer azul marinho. Orgulhoso, fiquei a admirar tal feito. Esse terreno industrial em Ovar, para o qual não consegui comprador, foi a primeira de 83 angariacões que até hoje tive o privilégio de promover. Os imóveis que promovo têm uma história para contar. Ao quarto mês e meio de promoção, ontem reservamos o nosso imóvel 74. O contrato- promessa está assinado e no que lhe diz respeito, para os rookies, um dia para os netos, vou ter uma história extraordinária para contar.

DIA 208 13-10-2020 À CARA DO COMPRADOR De forma simples, passo a explicar as duas missões mais comuns que, enquanto profissionais da mediação imobiliária temos em mãos. A primeira, a da representação do nosso cliente vendedor (ou arrendatário). Neste caso, estamos incumbidos de lhe arranjar um comprador (ou inquilino) para o seu imóvel, quer no menor tempo possível, quer no pagamento do valor anunciado... A propósito: \"Sr. Cláudio, até vendemos os móveis se o comprador quiser, mas é à parte, não estão incluídos e foram muito caros.\" A segunda, a do acompanhamento do cliente comprador (ou inquilino). Este cliente oferece-nos a oportunidade de lhe propor o imóvel pretendido, que o consigamos abaixo do seu orçamento, com todos os atributos obrigatórios solicitados, já agora, com um atributo preferencial incluído... dois quiçá... Em traços gerais, um imóvel mesmo à cara do comprador.

DIA 207 12-10-2020 MASTER’S DEGREE IN COLLECTIVE HOUSING No que diz respeito à Arquitetura, em 2007 realizei um curso designado por \"Master's Degree in Collective Housing\". Apresentado pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique, o programa é focado no estudo da habitação contemporânea. Ao dia de hoje, este curso é avaliado por arquitetos e especialistas, como um dos melhores estudos mundiais de pós-graduação em arquitetura. Foi, é e será uma experiência de conhecimento extraordinária. Enquanto Consultor Imobiliário da ZOME, acredito que a obtenção desse conhecimento me beneficia em prol do exercício da profissão. Já agora, se me beneficia a mim, não beneficiará (in)diretamente os meus clientes? Para saberes mais sobre o “Master’s”: https://www.mchmaster.com/

DIA 206 11-10-2020 RESERVADA CASA EM VALBOM, GONDOMAR Há pouco mais de 3 meses, demos início à promoção de uma casa na freguesia de Valbom, concelho de Gondomar. Ao todo realizámos cerca de 10 visitas e ontem formalizámos o contrato-promessa. Profundo agradecimento ao nosso contacto, passou-nos a referência dos seus amigos que queriam vender a casa; ao Pedro Renato Ferreira, nosso colega da ZOME, por nos ter arranjado o comprador; aos nossos clientes vendedores que apostaram na ZOME e na minha competência (sem me conhecerem). Profundo agradecimento também ao Lincoln e ao Moisés, os meus dois assistentes. Com maior ou menor contributo, ajudam a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários a crescer. Também eles estão de parabéns.

DIA 205 10-10-2020 MEDALHA DE LATA O primeiro atleta a cortar a meta, ganha a medalha de ouro, o segundo a de prata, o terceiro a de bronze. Assim que um potencial comprador nos liga a pedir uma visita a um dos imóveis que promovemos, existem perguntas que devemos fazer, por sua vez, as respostas também têm que acontecer. Parte disto, faz parte da qualificação do cliente comprador. Uma das respostas que precisamos para conceder a visita, é a da existência de um sinal disponível para, caso o interessado opte por avançar no processo, lhes possamos reservar o imóvel. \"Sim Sr. Cláudio, para o valor do anúncio, apenas vou recorrer a uma pequena parte de financiamento, tenho dinheiro para sinalizar caso goste do imóvel.\" Terminada a visita foi feita uma proposta de compra. A proposta foi aceite pelos vendedores, finalmente iam dar o passo que tanto queriam. No dia seguinte, depois de problemas técnicos no telemóvel do\" comprador\" (coitado como o compreendo), à quarta tentativa de contacto, desta vez desde o telemóvel do meu assistente: \"Sr. Cláudio o dinheiro só o tenho disponível daqui a 3 meses.\" Se identificamos um cliente comprador que tem capacidade financeira comprovada, que está muito motivado para comprar, e que sintamos que o imóvel que ele pretende existe no mercado, esse cliente é ouro. Há também os pratas e os bronzes. De vez em quando, há também os latas.

DIA 204 9-10-2020 385% Os últimos 3 dias foram intensos. Propostas atrás de propostas, quer submetidas a imóveis que estamos a promover (da equipa Cláudio Silva), quer a imóveis cuja representação é de outros Consultores Imobiliários (aos quais levamos os “nossos compradores”). A expectativa é alta, mas só quando estiver formalizado o negócio é que se pode abrir o champanhe. Neste momento sinto a necessidade de escrever que propostas temos e um ponto de situação sobre as mesmas, caso contrário começo a sentir-me perdido (mas claro, a sensação de perca é muito boa). Proposta 1 – Angariação 55: considerável diferença entre o que a parte vendedora pretende, e o que a parte compradora oferece. Feeling: 20% de hipóteses de se concretizar o negócio. Proposta 2 – Angariação 74: ontem conseguimos que as partes se entendessem quanto ao valor do negócio, aguardamos a assinatura do contrato-promessa que ocorrerá eventualmente amanhã, contudo falta a parte compradora visitar o imóvel uma segunda vez. 90%. Proposta 3 – Angariação 77: o negócio estava fechado entre as partes, acontece que ao contrário do que a parte compradora nos tinha referido, o sinal acordado para o contrato- promessa, apenas estará disponível dentro de 3 meses. Neste momento estamos a encontrar uma solução, mas a motivação da parte compradora não é muita. 10%. Proposta 4 – Angariação 81: ontem foi declarado o fecho do negócio pela parte compradora, aguardamos a assinatura do contrato-promessa agendada para as próximas horas. 95%. Proposta 5 – Angariação 82: aguardamos a renovação de uma proposta submetida por parte da parte compradora. 80%. Proposta 6 – Comprador 1: proposta que aguarda uma avaliação bancária favorável ao negócio/comprador. 60%. Proposta 7 – Comprador 2: proposta desde um investidor e que aguarda a aceitação pela parte vendedora, mesmo assim, caso esta parte a aceite nos próximos dias, o investidor pode não avançar pois existem outros imóveis de seu interesse. 30%. Em suma, temos 385% de hipóteses de fecharmos as 7 propostas. É ou não é uma profissão maravilhosa?

DIA 203 8-10-2020 O MEU NÚMERO PREFERIDO É O 7 Desde há 2 meses, salvo duas transações concretizadas, a equipa Cláudio Silva Consultores Imobiliários, tem vindo a sentir dificuldades em obter cadência de resultados. Duas transações nesses 60 dias, representam muito pouco do que ambicionamos obter (de janeiro a julho de 2020, conseguimos 24 transações - ver gráfico do dia 199). Apesar disso, e como referido em textos anteriores, o balanço sugiro-o anual. Porquê? Porque tenho validado que não vale muito a pena me preocupar. Há altos e baixos. Se mantivermos o foco, é meio caminho para que os resultados apareçam naturalmente. Quando fui miúdo, se não dissesse que era do Benfica, os meus dois tios mais novos não me levavam à pesca com eles. Embora “à força” fui aprendendo a ser simpatizante desse grande clube. Gosto do Glorioso, mas apesar desse amor, tenho um maior. Acredito que um dia ainda vou ver o meu Braga campeão nacional de futebol sénior masculino. Há 35 anos, o meu ídolo do Benfica era o Nené. Ele usava o 7 no dorsal. Coisa de miúdos (e graúdos), mas foi a partir daí que identifiquei o meu número preferido, o 7. Já agora, qual é o teu? O outubro entrou com força, e às vezes tudo acontece ao mesmo tempo. Estamos a dar seguimento a 7 propostas, para 7 imóveis… está quase… mas falta o quase. Siga para a frente.

DIA 202 7-10-2020 SUBTIL ADRENALINA Há a sensação maravilhosa proporcionada por esta profissão. Designo-a de subtil adrenalina. Gostaria de deixar dois desabafos: O primeiro, referindo-me ao facto dos compromissos cancelados em cima da hora. Bem cedo (e cedo), habituei-me a confirmar junto do potencial cliente, o compromisso agendado para o dia. Desta forma garanto que a minha \"viagem\" não acontece em vão. Aqui entre nós... não queiram saber a quantidade de pessoas que necessitam de uma reativação dos neurónios. Com o tempo aprendi a salvaguardar o meu tempo, mais importante, a relativizar. O segundo, relacionado com o termos pouco ao acordar, e o termos muito ao deitar. Estar nesta profissão habilita-nos a, de um momento para o outro, fechar negócios inesperados. Quem me diz a mim que não receberei um pedido de visita daqui a pouco; que farei a respetiva visita imediatamente depois; por fim, que o visitante opte por comprar o imóvel? Ontem, por parte de um potencial cliente, tivemos o “esquecimento” do nosso compromisso. Libertada agenda, precisamente nesse intervalo de tempo, realizámos um outro compromisso. Visita concluída por parte do nosso cliente comprador/investidor, surge uma proposta de compra de um imóvel representado por um nosso colega. Tudo foi leve como uma pena. A ver se fechamos isto…


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook