Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore PQO Recertificação - Apostila 2017

PQO Recertificação - Apostila 2017

Published by FK Partners, 2017-10-18 10:33:55

Description: PQO Recertificação - Apostila 2017

Keywords: fkp123

Search

Read the Text Version

PQO – Capítulo 10Finalidade da Garantia 43 Deve ser identificada no momento do registro da requisição de depósito ou transferência da garantia, no sistema de administração de garantias, da Câmara:  Garantia de operações;  Saldo operacional;  Garantia mínima não operacional (relacionada a concessão do acesso6);  Fundo de Liquidação; e  Limites de emissão. 47 _________________________ ©2017 FK Partners Todos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Finalidade da Garantia 48 44 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Finalidade da Garantia 49 45 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Finalidade da Garantia 50 46 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Periodicidade das chamadas degarantia Chamadas com periodicidade diária 51  Chamadas de margem dos comitentes, PNPs e PLs, atualizada também em caso de tratamento de falha de entrega na janela de entrega de ativos a Camara;  Chamada de garantias para composição de garantia mínima não operacional requerida dos participantes, em decorrência de variação negativa dos preços dos ativos depositados para esta finalidade; e.  Chamada de garantias para composição das contribuições ao Fundo de Liquidação, em decorrência de variação negativa dos preços dos ativos depositados para essa finalidade. _________________________ 47 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Periodicidade das chamadas degarantia Chamadas com periodicidade intradiárias  O depósito de garantias destinado a finalidade saldo operacional do PNP ou PL, requerido pela Camara no âmbito do monitoramento de risco intradiário, deve ocorrer conforme prazos específicos definidos pela BM&FBOVESPA em cada situação. Chamadas sem periodicidade definida  A qualquer momento do dia, em decorrência do aumento da exposição de risco da Câmara, identificado por meio do monitoramento de risco intradiário. 52 _________________________ 48 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 1010.8 Cálculo de Risco (CORE) 53 49 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Metodologia 50 CORE (Closeout Risk Evaluation) foi desenvolvida para a apuração de medidas de risco inerentes a atividade de contraparte central da BM&FBOVESPA em ambiente multimercados e multiativos. Representa detalhadamente o processo de encerramento, avaliando perdas e ganhos potencialmente incorridos ao longo do período. 54 _________________________ ©2017 FK Partners Todos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Objetivos Oferecer não somente medidas de risco, mas também uma 55 regra prática para o encerramento de contratos e ativos que seja consistente com tais medidas de risco; Reconhecer as diferentes condições de liquidez de cada contrato e ativo; Distinguir apropriadamente o risco de mercado dos riscos de descasamentos de fluxo de caixa ao longo do processo de encerramento; Controlar os riscos de liquidez decorrentes de fluxos de pagamentos de valores principais de ativos; Analisar o processo de encerramento do portfólio de forma conjunta com a liquidação das correspondentes garantias; _________________________ 51 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Aplicação As definições dos valores requeridos de garantia para as finalidades garantia de operações e saldo operacional baseiam-se na metodologia CORE. Podem se distinguir por estarem ou não alocadas e/ou por sua modalidade de colateralização (pelo comitente, pelo PNP ou PL) 56 52 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Módulos É aplicada em três módulos de cálculo distintos: 57  CORE0: modulo de calculo de risco de operações alocadas e sob a modalidade de colateralização pelo comitente;  CORE1: modulo de calculo de risco de operações não alocadas; e  CORE2: modulo de calculo de risco de operações alocadas e sob a modalidade de colateralização pelo PNP ou PL. Há diferenças em relação à sequência de cálculo, às possibilidades de compensação entre posições e à apuração final do risco _________________________ 53 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 103 Etapas 58 54 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 101. Definição da estratégia deencerramento Podem fazer parte do processo de encerramento os 59 seguintes procedimentos:  a liquidação de obrigações pendentes;  a utilização de direitos pendentes, incluindo-se tanto aqueles sobre ativos que constituem garantia quanto aqueles oriundos de liquidação de posições pertencentes ao portfólio;  a liquidação antecipada de contratos objeto de posições, quando prevista em contrato ou regulamento;  a utilização de ativo que constitui garantia no cumprimento de obrigações de entrega do mesmo ativo; e  a execução de “operações de encerramento”. _________________________ 55 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10 2 Parâmetros 56 Restringem as “operações de encerramento” e ajudam a garantir a viabilidade da estratégia em condições adversas:  o prazo mínimo para execução indica a data futura a partir da qual pode ser realizada a operação de encerramento;  o limite de liquidez diária indica, para cada instrumento objeto de operações de encerramento, sua quantidade máxima acumulada passível de execução, por dia. 60 _________________________ ©2017 FK Partners Todos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Período projetado para análisedo encerramento 61 57 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10 gpara diferentes conjuntos deposições 62 58 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10 gpara diferentes conjuntos deposições 63 59 _________________________ ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Estratégias de geração decenários Os cenários de risco, respeitadas as premissas definidas Comitê Técnico de Risco de Mercado da BM&FBOVESPA, são construídos adotando-se como estratégias de geração: (i) simulação histórica (ii) modelos quantitativos e (iii) cenários prospectivos. 64 _________________________ 60 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Medidas de Risco Perda permanente perda final incorrida com a execução da estratégia de encerramento em um dado cenário de risco. Perda transitória montante de recursos adicionais necessários para realizar o fluxo de pagamentos associados aos instrumentos nas datas de liquidação esperadas. Perda agregada mede o risco total do processo de encerramento doportfólio e correspondentes garantias, agregando as perdaspermanente e transitória 65 _________________________ 61 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Modelo Core0 Cálculo de risco de posições alocadas e sob amodalidade de colateralização pelo comitente provê: A estratégia de encerramento das posições do comitente por ele colateralizadas (suas posições registradas sob a modalidade de colateralização pelo comitente) e correspondentes garantias; e O pior saldo de garantias do comitente, ou seja, o déficit ouexcesso de garantias avaliado no cenário que gera a piorperda agregada (considerando-se o recurso de liquidez, osprocedimentos de subcarteira e o critério de margemmínima de opções) decorrente do encerramento das 66posições e garantias de acordo com a estratégiamencionada acima. _________________________ 62 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Modelo Core1 Cálculo de risco de operações não alocadas provê: A estratégia de encerramento do conjunto das operações não alocadas e não indicadas para conta máster; Para cada conta máster sob o PNP ou PL, a estratégia de encerramento do conjunto das operações não alocadas e indicadas para esta conta máster; e O cálculo do risco do conjunto de todas as operaçõesnão alocadas, sem considerar garantias. 67 _________________________ 63 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.

PQO – Capítulo 10Modelo Core2 Cálculo de risco de posições alocadas ecolateralizadas pelo PNP ou PL provê: Para cada comitente, a estratégia de encerramento das posições para ele alocadas; O risco do conjunto de tais posições, sem considerar as garantias; O valor das garantias; e O pior saldo de garantias do PNP ou PL (o déficit ouexcesso de garantias, considerando-se o recurso deliquidez, e o procedimento de subcarteira 1) decorrenteda estratégia de encerramento das posições e 68garantias. _________________________ 64 ©2017 FK PartnersTodos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio.
























































Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook